A Globo estreia nesta terça-feira (12), no Jornal da Globo, o novo cenário dos telejornais de rede produzidos em São Paulo. Com a promessa de inovações tecnológicas que vão revolucionar a experiência dos telespectadores, o espaço está em construção desde janeiro. O Hora 1 e o Jornal Hoje apresentam a novidade na quarta-feira (13).
De acordo com o site F5, da Folha de S.Paulo, entre as novidades que serão utilizadas para passar as notícias ao público estão a realidade aumentada e a inteligência artificial, que proporcionarão uma imersão e uma linguagem renovada para os noticiosos da Globo. No caso da inteligência artificial, ela vai ajudar na apresentação de dados e outras informações.
Embora compartilhem o mesmo espaço, os três jornalísticos da Globo terão cenários diferentes, e as novas ferramentas contribuirão para reforçar a identidade e a marca de cada um. Os telejornais de rede da capital paulista deixam para trás a tradicional tela comum e adotam uma mega tela de LED em formato curvo, ocupando todo o espaço atrás dos âncoras Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete.
Além disso, segundo a reportagem, será implementado um ambiente completamente interativo, onde elementos virtuais poderão surgir em qualquer parte do cenário, previamente planejado pelos produtores e editores. Os apresentadores dos jornais terão à disposição toda a extensão do novo telão para interagir com repórteres enquanto mostram gráficos, mapas ou outros elementos na hora de passar a notícia.