Pesquisar
Close this search box.

INOVAÇÕES

Novo cenário do Jornal da Globo terá realidade aumentada e inteligência artificial

As tecnologias proporcionarão uma imersão e uma linguagem renovada para os telejornais da emissora

Renata Lo Prete durante apresentação do Jornal da Globo em cenário temporário
Renata Lo Prete no Jornal da Globo. telejornais ganham realidade aumentada e inteligência artificial - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

A Globo estreia nesta terça-feira (12), no Jornal da Globo, o novo cenário dos telejornais de rede produzidos em São Paulo. Com a promessa de inovações tecnológicas que vão revolucionar a experiência dos telespectadores, o espaço está em construção desde janeiro. O Hora 1 e o Jornal Hoje apresentam a novidade na quarta-feira (13).

De acordo com o site F5, da Folha de S.Paulo, entre as novidades que serão utilizadas para passar as notícias ao público estão a realidade aumentada e a inteligência artificial, que proporcionarão uma imersão e uma linguagem renovada para os noticiosos da Globo. No caso da inteligência artificial, ela vai ajudar na apresentação de dados e outras informações.

Embora compartilhem o mesmo espaço, os três jornalísticos da Globo terão cenários diferentes, e as novas ferramentas contribuirão para reforçar a identidade e a marca de cada um. Os telejornais de rede da capital paulista deixam para trás a tradicional tela comum e adotam uma mega tela de LED em formato curvo, ocupando todo o espaço atrás dos âncoras Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete.

Além disso, segundo a reportagem, será implementado um ambiente completamente interativo, onde elementos virtuais poderão surgir em qualquer parte do cenário, previamente planejado pelos produtores e editores. Os apresentadores dos jornais terão à disposição toda a extensão do novo telão para interagir com repórteres enquanto mostram gráficos, mapas ou outros elementos na hora de passar a notícia.

Picture of Túlio Medeiros

Túlio Medeiros

Túlio Medeiros é editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.