DE VOLTA DIA 10

Nuno Leal Maia relembra desafios de interpretar Assunção em História de Amor

Ator destaca importância do personagem na carreira e relembra momentos marcantes da novela de Manoel Carlos

Nuno Leal Maia em cadeira de rodas como o personagem Assunção na novela História de Amor
Nuno Leal Maia como Assunção na novela História de Amor - Foto: Globo/Arley Alves
Compartilhe:

Nuno Leal Maia considera Assunção, de História de Amor, um dos personagens mais importantes de sua trajetória na TV. A novela, escrita por Manoel Carlos e exibida originalmente em 1995, retorna em 10 de fevereiro no Edição Especial, faixa de reprises da TV Globo. Na trama, Assunção, pai de Joyce (Carla Marins) e ex-marido de Helena (Regina Duarte), tem a vida transformada após um acidente de carro.

Em entrevista divulgada pela Comunicação da Globo, o ator destaca que o personagem permitiu um trabalho mais aprofundado de composição. “O Assunção trouxe uma consolidação dramática aos meus personagens, me permitindo compor, o que na época ainda me faltava na TV. Foi uma fase muito gostosa, que só me traz ótimas recordações”, afirma.

Após o acidente, Assunção encontra no esporte um novo propósito e protagoniza cenas ao lado de Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé (1940-2022), que fez participação especial na novela História de Amor. Para Nuno Leal Maia, a oportunidade de interagir com cadeirantes durante o período das gravações foi marcante. “O Assunção foi acolhido e abraçado por todos. Era muito bacana passar uma energia positiva para todos os cadeirantes que viraram repentinamente fãs do personagem”, diz.

A volta da novela História de Amor

O ator comemora o retorno de História de Amor à TV aberta. “Fiquei muito feliz quando soube, porque foi uma novela marcante não só para mim, como para muita gente que trabalhou e também para o público em geral. Uma novela de um grande autor, com um elenco muito gabaritado. Acredito que será um enorme prazer rever História de Amor para todos no Brasil”, destaca.

Para Nuno Leal Maia, a composição de Assunção foi um desafio contínuo ao longo das gravações da novela História de Amor. “A preparação foi ocorrendo no decorrer das gravações, e com o apoio da direção eu ia me adaptando ao Assunção. Foi sem dúvida, como todos os trabalhos anteriores em telenovelas, um desafio ir trabalhando um personagem no decorrer das gravações. Mas o Assunção possuía muito material dramático enviado pelo Manoel Carlos, o que me ajudou bastante”, conta.

Bastidores e cenas marcantes da trama

Os bastidores da novela História de Amor deixaram boas lembranças para o ator Nuno Leal Maia. “Eram super agradáveis e estimulantes, com todos contribuindo ao máximo para que o produto final resultasse no mais bacana possível”, recorda. Entre os momentos mais desafiadores, ele cita a sequência do acidente que transforma a vida de Assunção.

“Acredito que a mais desafiadora sequência foi a do acidente com o carro caindo no canal em frente ao antigo Teatro Fênix, no Jardim Botânico”, relembra. Já entre as cenas mais emocionantes, destaca uma homenagem ao personagem. “O momento onde o Assunção é homenageado no Estádio de Remo da Lagoa foi muito especial”, finaliza o ator.

Com direção artística de Paulo Ubiratan, direção-geral de Ricardo Waddington e direção de Roberto Naar e Alexandre Avancini, História de Amor estreia em 10 de fevereiro no Edição Especial, após o Jornal Hoje, como substituta da reprise de Cabocla (2004).

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.