Luis Ricardo, conhecido por interpretar o palhaço Bozo no SBT entre 1980 e 1990, é o convidado do programa Sensacional, da RedeTV!, que vai ao ar nesta segunda-feira (14), às 22h40. Em entrevista a Daniela Albuquerque, ele relembra o sucesso do personagem infantil e conta curiosidades sobre os bastidores da emissora de Silvio Santos (1930-2024).
O que aconteceu?
- Luis Ricardo participa do programa Sensacional nesta segunda-feira (14)
- Ele fala sobre o impacto do Bozo no SBT entre 1980 e 1990
- Volume de ligações foi tão alto que sobrecarregou a central telefônica
- Silvio Santos o escolheu após teste improvisado com pratos de circo
- Revela rotina intensa de gravações sob olhar atento do apresentador
- Silvio ligava todos os dias com críticas e sugestões técnicas
- Luis dormia no estúdio durante os intervalos entre os desenhos
- Atuou como substituto oficial de Silvio Santos e em diversos programas
Segundo o apresentador, o sucesso foi tão grande no lançamento do Bozo que a Telesp (1973-1998), então empresa de telefonia fixa em São Paulo na época, não conseguiu lidar com o volume de ligações recebidas. “Quando o Silvio lançou o Bozo, a Telesp não tinha estrutura para receber tantas ligações e ‘pegou fogo’ na central”, afirma Luis Ricardo, descrevendo o impacto do programa entre o público infantil.
Luis conta que foi escolhido por Silvio Santos após um teste improvisado nos estúdios. “Ele disse: ‘Coloca aquele moço do circo para rodar pratos como se fosse o Bozo’. Gravamos a primeira cena e foi acontecendo organicamente”, relata. O artista destaca que, mesmo com o tempo, mantém uma separação clara entre sua identidade e a do personagem: “Até hoje, o Bozo não é o Luis Ricardo. É um personagem”.
Luis Ricardo detalha rotina das gravações no SBT
Durante a entrevista, ele também aborda sua rotina de gravações no SBT, marcada por cobranças diárias do dono da emissora. “Eu chegava às 6h, entrava 7h30 e às 7h45 ele já estava ligando. A maquiagem ficava no andar de cima, era o único lugar com ramal, então eu chamava o desenho e já subia para ele não ficar esperando”, relata.
Luis Ricardo destaca ainda o perfeccionismo de Silvio Santos nos bastidores. “Problema de postura, problema de voz… Foi ele quem descobriu uma alergia que me deixava rouco muito rápido”, relembra. Ele também compartilha momentos descontraídos das gravações: “Dormia no estúdio na hora dos desenhos. Tirava o nariz e ficava dormindo”.
Com mais de 40 anos de carreira, Luis Ricardo também foi substituto oficial de Silvio Santos em diversos programas do SBT, como o Sorteio da Tele Sena. Ele ainda participou de atrações como Show de Calouros (1977-1996), Viva a Noite (1982-1992) e Qual é a Música?, e atuou como dublador e apresentador ao longo das décadas.