Octávio Frioli Florisbal, ex-diretor-geral da Globo, morreu na noite desta terça-feira (13), em São Paulo, aos 84 anos. Formado em comunicação e marketing pela ESPM, o executivo teve uma carreira de mais de três décadas na emissora, onde exerceu cargos de grande responsabilidade, contribuindo para a modernização da área de marketing e comercialização.
Nascido em São Paulo, em 20 de maio de 1940, Octávio Florisbal se mudou para o Rio de Janeiro aos 15 anos, com o objetivo de estudar no Colégio Pedro II e no Colégio Naval. Antes de ingressar na Globo, trabalhou em agências de publicidade, como J. Walter Thompson, Norton Publicidade e Lintas Internacional, onde acumulou vasta experiência no setor.
Em 1982, Octávio Florisbal foi contratado para estruturar o departamento de marketing da Globo, com a missão de estabelecer uma comunicação eficaz entre as áreas Comercial, de Programação, Criação, Produção e Jornalismo. Após oito anos à frente da Central Globo de Marketing, ele foi convidado, em 1991, a assumir o cargo de superintendente comercial, em um momento de crise econômica no país. Sua gestão ficou marcada pela profissionalização do modelo de comercialização dos espaços publicitários da emissora.
Em 2002, Octávio Florisbal assumiu interinamente a direção-geral da Globo, após o afastamento de Marluce Dias por motivos de saúde. Dois anos depois, foi efetivado no cargo, que ocupou até dezembro de 2012, quando foi sucedido por Carlos Henrique Schroder. Após deixar a direção, o executivo integrou o Conselho de Administração do Grupo Globo até 2017.
Ao longo de sua carreira, Florisbal foi reconhecido por sua dedicação e inovação. Ele foi agraciado com o prêmio de Personalidade do Ano pela Associação Brasileira de Propaganda em 2009. Nos últimos anos, já viúvo, se dedicou ao Instituto Helena Florisbal, fundado em homenagem à sua mulher, que oferece assistência social a crianças em vulnerabilidade social, especialmente aquelas com deficiências físicas e mentais.