O Carnaval do Rio de Janeiro trará uma grande novidade em 2025. Pela primeira vez em 40 anos, os desfiles do Grupo Especial 2025 do Rio de Janeiro será distribuída em três noites na Marquês de Sapucaí. A mudança busca equilibrar melhor as apresentações e oferecer uma melhor experiência para o público. A partir deste ano, quatro escolas de samba desfilarão a cada noite, sempre a partir das 22h.
Além disso, o evento contará com uma atração inédita. Após a última escola de cada noite, rodas de samba se apresentarão até as 6h, estendendo a festa no Sambódromo. Outra alteração importante envolve o tempo de desfile. Agora, cada escola terá entre 70 e 80 minutos para cruzar a avenida, um acréscimo de até 10 minutos em relação ao regulamento anterior, que previa entre 60 e 70 minutos.
Ordem dos desfiles do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro
Para 2025, a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro foi organizada em três noites, com quatro escolas se apresentando em cada dia. A programação oficial é a seguinte:
Domingo, 2/3/2025
- 22h -Unidos de Padre Miguel
- 23h30 – Imperatriz Leopoldinense
- 00h50 – Viradouro
- 02h00 – Mangueira
Segunda-feira, 3/3/2025
- 22h – Unidos da Tijuca
- 23h30 – Beija-Flor
- 00h50 – Salgueiro
- 02h10 – Vila Isabel
Terça-feira, 4/3/2025
- 22h – Mocidade
- 23h30 – Paraíso do Tuiuti
- 00h50 – Grande Rio
- 02h10 – Portela
A transmissão dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro
A transmissão dos desfiles do Grupo Especial 2025 do Rio de Janeiro será feita ao vivo pela TV Globo nos dias 2, 3 e 4 de março. Alex Escobar, Mariana Gross, Karine Alves e Milton Cunha comandam a cobertura, com Pretinho da Serrinha nos comentários musicais.
Mariana Gross apresentará o aquecimento antes da entrada das agremiações, interagindo com repórteres distribuídos pela Sapucaí. Karine Alves e Alex Escobar acompanharão os desfiles na cabine de transmissão. Já Pedro Bassan, Lilia Teles, Hélter Duarte, Mônica Teixeira e Mariana Bispo estarão na avenida, trazendo detalhes das apresentações.
Entretanto, a transmissão nacional terá uma particularidade no primeiro dia. No domingo (2), a cerimônia do Oscar será exibida pela TV Globo para todo o Brasil, exceto o Rio de Janeiro. Nesse sentido, o estado acompanhará os desfiles desde as 19h55.
Já para o restante do país, os desfiles começam apenas após o Oscar, por volta da meia-noite. No final da transmissão, a emissora exibirá um compacto das primeiras escolas. Além disso, no Rio de Janeiro, a TV Globo transmitirá um resumo da premiação do Oscar depois do último desfile.
Neste domingo (2), a transmissão dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro estará disponível no Globoplay. Já o sinal da TV Globo com a cobertura do Oscar, com apresentação de Maria Beltrão, será disponibilizado no G1 e no Gshow.