NO JAPÃO

Passaia explica como começou a carreira na Record aos 17 anos

Em entrevista, âncora do Balanço Geral SP também falou da paixão pelo jornalismo ainda criança

Eleandro Passaia sorrindo com os braços cruzados no estúdio do Balanço Geral SP
Eleandro Passaia no estúdio do Balanço Geral SP; apresentador falou do começo da carreira como repórter da Record Japão - Foto: Record/Felipe Marques
Compartilhe:

Eleandro Passaia voltou à Record no dia 20 de janeiro para comandar o Balanço Geral SP e, desde então, tem conquistado números expressivos de audiência no jornalístico vespertino. Com uma trajetória que passou por diferentes estados e até pelo Japão, o apresentador vive o melhor momento da carreira.

Em entrevista ao site NaTelinha, Passaia fala da infância no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul e conta como sua paixão pelo jornalismo começou cedo. “Eu trocava os desenhos pelos telejornais. Eu gostava demais. Desde os 3 anos de idade, eu falava que queria ser igual àqueles caras da TV”, afirma.

O comunicador lembra com emoção os primeiros contatos com nomes que o inspiraram. “O primeiro que me inspirou foi Cid Moreira. Depois, eu assistia ao Celso Freitas, que inclusive hoje está aqui na Record. E eu não o conhecia, então, na primeira vez em que eu estive aqui, já conversei com o Celso e foi uma emoção bem grande para mim”, conta.

A carreira de Eleandro Passaia começou no interior, mas ele logo se aventurou fora do país. Ele conta que um amigo comentou sobre a falta de profissionais na mídia brasileira no Japão no começo dos anos 2000. “O que eu fiz? Acabei trancando a faculdade e fui pra lá,”, diz.

Eleandro Passaia vendia reportagens para emissoras

Com espírito empreendedor, montou uma produtora e vendia reportagens para a TV. “Essa experiência foi importante porque acabei sendo convidado para trabalhar numa TV que seria inaugurada no Japão, justamente a Record! […] A Record acabou se tornando parte da minha história, desde o início, quando eu tinha 17 anos”, explica. Nesse sentido, o período no exterior lhe trouxe aprendizados valiosos.

“Um professor no Japão me disse: ‘No Ocidente, vocês aprendem muito sobre os direitos de vocês. Aqui, a gente ensina para as crianças sobre os deveres. Porque quando você olha para os seus deveres, você tem os dois. E quando você olha apenas os seus direitos, você fica sem nenhum’. Então, voltei com muitos aprendizados e me qualificando melhor como profissional”, diz Eleandro Passaia.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.