Eleandro Passaia voltou à Record no dia 20 de janeiro para comandar o Balanço Geral SP e, desde então, tem conquistado números expressivos de audiência no jornalístico vespertino. Com uma trajetória que passou por diferentes estados e até pelo Japão, o apresentador vive o melhor momento da carreira.
Em entrevista ao site NaTelinha, Passaia fala da infância no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul e conta como sua paixão pelo jornalismo começou cedo. “Eu trocava os desenhos pelos telejornais. Eu gostava demais. Desde os 3 anos de idade, eu falava que queria ser igual àqueles caras da TV”, afirma.
O comunicador lembra com emoção os primeiros contatos com nomes que o inspiraram. “O primeiro que me inspirou foi Cid Moreira. Depois, eu assistia ao Celso Freitas, que inclusive hoje está aqui na Record. E eu não o conhecia, então, na primeira vez em que eu estive aqui, já conversei com o Celso e foi uma emoção bem grande para mim”, conta.
A carreira de Eleandro Passaia começou no interior, mas ele logo se aventurou fora do país. Ele conta que um amigo comentou sobre a falta de profissionais na mídia brasileira no Japão no começo dos anos 2000. “O que eu fiz? Acabei trancando a faculdade e fui pra lá,”, diz.
Eleandro Passaia vendia reportagens para emissoras
Com espírito empreendedor, montou uma produtora e vendia reportagens para a TV. “Essa experiência foi importante porque acabei sendo convidado para trabalhar numa TV que seria inaugurada no Japão, justamente a Record! […] A Record acabou se tornando parte da minha história, desde o início, quando eu tinha 17 anos”, explica. Nesse sentido, o período no exterior lhe trouxe aprendizados valiosos.
“Um professor no Japão me disse: ‘No Ocidente, vocês aprendem muito sobre os direitos de vocês. Aqui, a gente ensina para as crianças sobre os deveres. Porque quando você olha para os seus deveres, você tem os dois. E quando você olha apenas os seus direitos, você fica sem nenhum’. Então, voltei com muitos aprendizados e me qualificando melhor como profissional”, diz Eleandro Passaia.