Pesquisar
Close this search box.

ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS

Plano Real: Globo exibe documentário e série de reportagens sobre a moeda

GloboNews e TV Globo mostram conteúdos sobre os bastidores e os impactos do plano que controlou a inflação no Brasil

Pedro Malan e Míriam Leitão durante entrevista para documentário sobre o Plano Real
Pedro Malan e Míriam Leitão em documentário da GloboNews sobre os 30 anos do Plano Real - Foto: Globo/Divulgação
Compartilhe:

No início dos anos 1990, a inflação mensal no Brasil ultrapassava os 80%. A estabilidade monetária foi alcançada após a implementação do Plano Real, que completa 30 anos no dia 1º de julho. A GloboNews exibirá um documentário inédito, Tempos Reais, conduzido por Míriam Leitão, que vai ao ar neste sábado (29), às 23h.

O documentário sobre o Plano Real contará a história pela perspectiva dos economistas responsáveis por derrotar a hiperinflação e dos brasileiros que enfrentaram os altos preços. Segundo Míriam Leitão, o desafio foi entrevistar os economistas cruciais para o Plano, mas também mostrar o impacto na vida das pessoas.

A produção do canal de notícias da Globo inclui entrevistas com os economistas Pedro Malan, Armínio Fraga, André Lara Resende, Pérsio Arida, Gustavo Franco, Edmar Bacha, José Roberto Mendonça de Barros, Gustavo Loyola, Chico Lopes e Rubens Ricúpero. Além disso, conta com histórias de pessoas cujas vidas foram transformadas pelo Plano Real, como o fazendeiro Zé Garrote. Especializado em criação e abate de frangos, ele teve que vender seu patrimônio três vezes para pagar dívidas.

O empresário se recuperou durante a implementação do plano, se beneficiando de juros subsidiados e prazos estendidos para pagamento. Garrote aproveitou a valorização da moeda para importar tecnologia e expandir seus negócios. Atualmente, Garrote exporta 500 mil frangos diariamente para 78 países e 700 cidades brasileiras.

Jornal Hoje exibe série de reportagens sobre o Plano Real

O Jornal Hoje, da TV Globo, também está preparando uma série de cinco reportagens, conduzidas por Claudia Bomtempo e Renata Ribeiro, que serão exibidas a partir do dia 1º de julho. A primeira reportagem abordará o período que antecedeu o Plano Real, seus impactos na sociedade e no sistema financeiro, e a persistente preocupação com a inflação.

A segunda reportagem analisará a economia de Buenos Aires e a desconfiança na moeda local. A terceira reportagem mostrará que o Plano Real foi baseado no plano Larida, desenvolvido na PUC-Rio em 1984, e como Fernando Henrique Cardoso, então Ministro da Fazenda, teve carta branca para seguir com a iniciativa.

No quarto episódio da série sobre Plano Real, economistas discutem que o Real reduziu a pobreza, mas ainda há desafios para o crescimento econômico do Brasil, como combater a desigualdade e a criminalidade, além de melhorar a educação. A última reportagem abordará as mudanças pós-Plano, como a modernização do sistema financeiro e a inclusão bancária.

Claudia Bomtempo enfatiza a necessidade de controle fiscal contínuo para manter a estabilidade. ”A mensagem que fica é que ninguém quer voltar para a época de hiperinflação. E que a estabilidade precisa ser cuidada com medidas de controle fiscal sempre, controle das contas públicas. Todos precisamos estar de olho e cobrar dos governos a vigilância constante da inflação”, diz a repórter da Globo.

Picture of Túlio Medeiros

Túlio Medeiros

Túlio Medeiros é editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.