PROJETO RESGATE

Presença de Anita estreia no Globoplay

Minissérie de Manoel Carlos protagonizada por Mel Lisboa chega ao catálogo nesta segunda-feira (21); Fera Ferida, Torre de Babel e Sinal de Alerta também ganham espaço na plataforma

Anita (Mel Lisboa), Fernando (José Mayer) e Lúcia Helena (Helena Ranaldi) juntos em cena da minissérie Presença de Anita exibida pela TV Globo
Anita (Mel Lisboa), Fernando (José Mayer) e Lúcia Helena (Helena Ranaldi); Presença de Anita estreia no Globoplay - Foto: Divulgação/Globo
Compartilhe:

O Globoplay estreia nesta segunda-feira (21) a minissérie Presença de Anita (2001), pelo projeto Resgate. A trama de Manoel Carlos, baseada na obra de Mário Donato (1915-1992), é protagonizada por Mel Lisboa, José Mayer e Helena Ranaldi. A história começa com a viagem de uma família ao interior de São Paulo, durante o fim de ano, mas a rotina do local muda com a chegada de uma jovem misteriosa chamada Anita.

O que aconteceu?

  • Globoplay estreia Presença de Anita nesta segunda (21) no projeto Resgate
  • Trama de Manoel Carlos foi exibida originalmente em 2001 pela TV Globo
  • Mel Lisboa interpreta Anita, jovem que abala a rotina de cidade do interior
  • José Mayer vive escritor em crise que se envolve com a personagem-título
  • Fera Ferida entra no catálogo no dia 28 com elenco liderado por Edson Celulari
  • Torre de Babel será publicada no formato original no projeto Originalidade
  • Sinal de Alerta, dos anos 1970, é destaque do projeto Fragmentos

Anita (Mel Lisboa) desperta fascínio em Fernando (José Mayer), um escritor em crise criativa, que vê na jovem a inspiração para seu novo romance. A mulher dele, Lúcia Helena (Helena Ranaldi), tenta salvar o casamento em meio ao envolvimento do marido com a personagem. Já Zezinho, vivido por Leonardo Miggiorin, também é afetado pela presença da jovem. A trama ficou marcada pela atmosfera sensual e enigmática.

Além de Presença de Anita, a partir de segunda (28), o Globoplay também adiciona ao catálogo a novela Fera Ferida (1993), com autoria de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. Inspirada no universo de Lima Barreto (1881-1922), a trama mistura realismo fantástico e vingança. Edson Celulari interpreta Feliciano Júnior, que retorna à cidade natal para se vingar das figuras que prejudicaram sua família.

Outros títulos importantes também entraram para o acervo do Globoplay ao longo de julho. Um deles é Torre de Babel (1998), no projeto Originalidade, com a publicação a trama no formato original. A novela de Silvio de Abreu tem elenco com Tony Ramos, Glória Menezes, Tarcísio Meira (1935-2021), Adriana Esteves e Claudia Raia, e traz uma trama policial ambientada em São Paulo, com mistérios e tensões familiares.

Completando o pacote de lançamentos de julho, o projeto Fragmentos resgata a novela Sinal de Alerta (1978), marcada pela temática ambiental. Escrita por Dias Gomes (1922-1999) e Walter George Durst (1922-1997), a trama tem Paulo Gracindo como Tião Borges, dono de uma fábrica que entra em conflito com a ex-mulher, Talita, vivida por Yoná Magalhães (1935-2015), jornalista engajada em campanhas ecológicas. O elenco conta ainda com Ruth de Souza (1921-2019) e Milton Gonçalves (1933-2022).

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.