O Profissão Repórter desta terça-feira (23) acompanha a vida de moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, após dois incêndios que atingiram a maior favela sobre palafitas do Brasil neste ano. Mais de mil pessoas ficaram sem casa, e o programa da TV Globo mostra os desafios para recomeçar em meio aos escombros, com histórias de perda, resistência e esperança de quem insiste em permanecer na comunidade.
A equipe de Caco Barcellos passou dois meses registrando o impacto das tragédias. No início de agosto, cerca de 100 casas foram destruídas no Caminho São Sebastião. Entre os atingidos, está Richard, de 9 anos, que perdeu tudo ao lado do pai. Alessandra Santos resistiu na única casa que restou em pé. Sem banheiro ou cozinha, ela tenta reconstruir o lar. “Aqui é tudo que eu tenho. Vou conseguir, tenho fé”, afirma.
Menos de um mês depois, em 28 de agosto, outro incêndio consumiu mais 90 moradias. Entre os atingidos estão Alan e Aline, que viviam de aluguel com quatro filhos e perderam quase tudo, restando apenas o apoio da mãe de Alan. O pedreiro Moisés também viu a casa construída ao longo de sete anos desaparecer. Ele conseguiu salvar apenas uma televisão e uma caixa de som antes de buscar abrigo improvisado.
O Dique da Vila Gilda é a maior favela de palafitas da América Latina. A ocupação começou nos anos 1960 após obras no Rio dos Bugres. Desde então, o local convive com a falta de saneamento básico, esgoto lançado na maré, lixo acumulado e redes de energia precárias. Moradores usam ligações improvisadas para ter água. Uma pesquisa apontou ainda que o rio que corta a comunidade é o mais poluído do Brasil em microplásticos.
Entre os relatos exibidos pelo jornalístico de Caco Barcellos está o de Dona Sônia, que chegou em 1973 e enfrentou as dificuldades de criar raízes em meio à carência. A nova geração também ganha destaque, como Thaís Helena, que viveu 15 anos no Dique da Vila Gilda e hoje é mestre em serviço social, com pesquisas sobre precariedade habitacional e questão étnico-racial. O Profissão Repórter vai ao ar às 23h05, logo depois de Estrela da Casa.