Pesquisar
Close this search box.

ROTINA DE DESAFIOS

Profissão Repórter acompanha mulheres que largaram suas vidas para cuidar de familiares

Elas enfrentam a difícil decisão de abrir mão de suas carreiras e estudos para se dedicarem integralmente aos cuidados com parentes

Imagem com trecho do programa Profissão Repórter
Profissão Repórter acompanha vida de mulheres que se dedicam aos cuidados de familiares - Foto: Divulgação/Globo
Compartilhe:

O Profissão Repórter desta terça-feira (9), na Globo, mostra a realidade de mulheres que se veem obrigadas a ajustar suas rotinas em prol dos cuidados com familiares enfermos. Seja por conta de pais, irmãos ou filhos, essas mulheres enfrentam a difícil decisão de abrir mão de suas carreiras e estudos para se dedicarem integralmente aos cuidados dos parentes.

Um exemplo é o de Eliane Reco, cujo pai, Seu Osvaldo, após ser vítima de um sequestro relâmpago seguido de um acidente de carro em São Paulo, ficou à beira da morte por 25 dias. Desde então, Eliane assumiu a responsabilidade pelos cuidados do pai, que agora enfrenta o Alzheimer. Ela se mudou com o filho adolescente para a casa dos pais e passou a cuidar não só do pai, mas também de um irmão com paralisia cerebral.

O repórter Thiago Jock mostra a árdua rotina dessas mulheres, que além de deixarem suas ocupações fora de casa, precisam lidar com uma variedade de tarefas domésticas e cuidados médicos. Maria do Carmo Nunes é um exemplo, tendo deixado seu emprego como diarista para cuidar de seu filho e marido, ambos com necessidades especiais de saúde.

Alexandre Ernesto Silva, professor de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rey, ao realizar uma pesquisa sobre cuidados paliativos, fundou uma ONG na Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, para oferecer suporte às mulheres que desempenham esse papel na comunidade. No Profissão Repórter, os jornalistas Chico Bahia e Alex Gomes conheceram de perto os voluntários locais e as famílias que eles atendem, ressaltando a importância do apoio mútuo dentro da comunidade.

Bárbara de Melo, há seis anos, se dedica integralmente aos cuidados de sua mãe, que enfrenta uma série de problemas de saúde. Essa experiência a levou a fundar o Instituto Jacintas, uma organização que oferece apoio psicológico e rodas de conversa para mulheres cuidadoras. Além disso, Bárbara está engajada na luta pelos direitos dessas mulheres, tendo proposto o projeto de lei Lei das Marias, visando garantir políticas públicas para quem está nessa situação vulnerável.

O Profissão Repórter vai ao ar depois do Big Brother Brasil 24, na Globo.

Picture of Redação

Redação

O Portal da TV é produzido por uma equipe de jornalistas profissionais apaixonados pelo universo televisivo. Nossa missão é simples, mas crucial: levar informação com responsabilidade e precisão aos nossos leitores. Acreditamos na importância de um jornalismo ético e imparcial.