O Profissão Repórter desta terça-feira (28) investiga o mercado de sucesso nas redes sociais. O programa comandado por Caco Barcellos na TV Globo revela como a promessa de prosperidade digital movimenta milhões. As equipes mostram quem consegue transformar influência em negócio e quem ainda tenta crescer neste ambiente competitivo, abordando “coaches”, pequenos empreendedores e criadores de conteúdo.
Os repórteres Chico Bahia e Talita Marchiori apresentam o contraste desse universo. Eles mostram influenciadores como Lívia Brasil, que exibe uma vida de luxo nas redes. Em contrapartida, a pesquisadora Rosana Pinheiro Machado aponta que 25 milhões de pessoas buscam ganhar dinheiro na internet. No entanto, muitas delas acabam enfrentando dívidas e frustrações ao tentar replicar o sucesso.
Pequenos negócios usam a internet para crescer
O repórter Everton Lucas mostra como a internet se tornou essencial para pequenos empreendedores. É o caso de Neli e Zé Iris, fundadores da Neli Doces na zona oeste de São Paulo. O casal deixou os antigos empregos para abrir a confeitaria e usa as redes sociais para divulgar e vender seus produtos. Segundo o Sebrae, sete em cada dez pequenos empresários do país já adotam essa prática.
Em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, o repórter André Neves Sampaio acompanha o trabalho de Matheus Cauã. O jovem, de 22 anos, ensina moradores de comunidades a utilizar as redes sociais. O objetivo é que eles possam divulgar seus serviços e buscar a independência financeira através das plataformas digitais.
O crescimento do mercado de afiliados
A repórter Danielle Zampollo foca no crescimento do mercado de afiliados, que já soma mais de 5 milhões de brasileiros. Essas pessoas ganham comissões ao promover produtos de grandes empresas de e-commerce. A reportagem acompanha o casal Fernanda Padula e Júnior Invernizzi, que transformou a divulgação de itens domésticos em um negócio rentável, faturando cerca de R$ 15 mil por mês.
O Profissão Repórter vai ao ar logo após o humorístico Aberto ao Público.


