A TV Globo exibe nesta terça-feira (11) um episódio especial do Profissão Repórter com a estreia do quadro Mochilão. A equipe liderada por Caco Barcellos viaja até a Índia para documentar o Kumbh Mela, o maior festival religioso do mundo. O evento, realizado na cidade de Prayagraj, no norte do país, atrai mais de 400 milhões de peregrinos em busca de purificação espiritual nas águas sagradas do Rio Ganges.
Caco Barcellos explica a proposta do novo quadro: “A equipe do Profissão quer ir a lugares de difícil acesso e de logística desafiadora. Para isso, usamos um mochilão que nos dá ainda mais agilidade para cumprir as missões de um jornalista profissional em campo”. A equipe conta com os repórteres Thiago Jock e Danielle Zampollo, que acompanharam a jornada desde a capital Nova Déli até o local da celebração.
A chegada da equipe do Profissão Repórter no Kumbh Mela não foi simples. O festival ocorre a cada 12 anos, mas esta edição é ainda mais especial, pois acontece sob o raro alinhamento entre o Sol, a Lua e Júpiter, fenômeno registrado apenas a cada 144 anos. O percurso até Prayagraj exigiu mais de 72 horas de viagem para percorrer os cerca de 600 quilômetros entre a capital e a cidade-sede. Durante o trajeto, a equipe registrou cenas típicas da vida indiana, como encantadores de serpentes, acidentes de trânsito e um casamento tradicional.
Profissão Repórter encontra brasileiros no Kumbh Mela
Já no festival, os jornalistas do Profissão Repórter encontraram um grupo de 11 brasileiros que participava do Kumbh Mela. Renata Rocha, uma das peregrinas, compartilhou sua experiência: “A gente veio fazer essa viagem, cada um com a sua intenção. Todo mundo aqui em busca de paz”. Ela participa do Kumbh Mela pela terceira vez e destacou a importância da experiência: “Cada pessoa que vem aqui, vem atrás de alguma transformação ou para agradecer alguma coisa. Vem para viver uma nova experiência”.
Para os hindus, o mergulho no Rio Ganges representa a purificação dos pecados e a libertação do ciclo de reencarnações. Muitos levam consigo um pouco da água e da areia do rio, valorizando ainda mais esta edição especial do festival. “Essa água não tem preço. Vamos guardá-la enquanto pudermos”, afirmou um dos devotos do Kumbh Mela.
Além do festival, a equipe do Profissão Repórter visitou Varanasi, cidade mais sagrada do hinduísmo, conhecida pelos funerais e cremações à beira do Ganges. Cerca de 120 pessoas são cremadas diariamente no local, onde também vivem centenas de sadhus, homens considerados santos, que cobrem o corpo com cinzas de cremação e dedicam a vida à busca espiritual e ao desapego material.
O Profissão Repórter desta terça-feira (11) vai ao ar logo depois do Big Brother Brasil, na TV Globo.