EDUCAÇÃO

Profissão Repórter revela desafios de superdotados no Brasil

Programa mostra como o diagnóstico de altas habilidades impacta a vida de crianças e suas famílias

A repórter Danielle Zampollo entrevista a advogada Adelita Carvalho e seus três filhos superdotados em um ambiente externo de casa
Danielle Zampollo com a advogada Adelita Carvalho e seus três filhos superdotados no Profissão Repórter - Foto: Divulgação/Globo
Compartilhe:

O Profissão Repórter desta terça-feira (25) investiga as dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes superdotados no Brasil. Com habilidades acima da média, eles lidam com desafios na educação e no convívio social. O jornalístico da TV Globo acompanha casos de estudantes que buscam apoio em instituições especializadas e mostra o impacto desse cenário em suas famílias.

Os repórteres Irion Martins e Chico Bahia visitaram o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS), em São Luís (MA), uma das raras iniciativas públicas voltadas para esse público no país. Entre os alunos atendidos está Emanoel Raonny, que se distrai facilmente após entender rapidamente as propostas da escola. Nesse sentido, a atenção dos professores levou ao encaminhamento do jovem para o Núcleo, onde ele tem acesso a atividades como robótica, xadrez, literatura e artes visuais.

Outro estudante beneficiado é João Gabriel, de 15 anos, apaixonado por desenho. “Quando entrei na sala de desenho e vi todo o material disponível, meus olhos brilharam”, contou. Apesar do talento, João divide seu tempo entre os estudos e o trabalho em uma barraca de coco na praia para ajudar em casa. “Se não fosse o Núcleo, não teria muita perspectiva. Mas quando eu desenho, eu posso sonhar”, afirmou.

Além disso, a reportagem acompanhou Brayan Moreira, 13, e Maria Fernanda Cardenas, 12, que buscam uma das 60 vagas no Alpha Lumen. A instituição é uma escola sem fins lucrativos em São José dos Campos (SP), voltada para estudantes superdotados. Após passarem pela etapa online, eles se preparam para uma prova presencial, dinâmica em grupo e entrevista com investidores que podem garantir suas bolsas de estudo.

Além das dificuldades escolares, a superdotação impacta a rotina familiar. A repórter Danielle Zampollo acompanhou a advogada Adelita Carvalho, que, junto com seus três filhos, foi diagnosticada com altas habilidades. As crianças mais novas estudam em casa por dificuldades de adaptação escolar, enquanto o mais velho, que desde pequeno constrói drones e navios, já cursa engenharia.

O Profissão Repórter desta terça (25) vai ao ar logo após o Big Brother Brasil.

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.