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Quanto vale um ponto de audiência da TV em 2025?

Atualização reflete as estimativas populacionais do IBGE, que definem os cálculos anuais da Kantar Ibope Media

Imagem com alguém apontando um controle remoto para uma TV conectada
Kantar Ibope Media atualiza estimativas de cada ponto de audiência para 2025 - Foto: Kaboompics
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A Kantar Ibope Media atualizará a partir de 1º de janeiro de 2025 os valores de cada ponto de audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão) e nas praças regionais. A nova estimativa indica que, na audiência nacional da TV, um ponto passará a representar 270.631 domicílios e 692.281 indivíduos, substituindo as atuais 253.273 residências e 658.194 telespectadores.

Na Grande São Paulo, maior mercado publicitário do país, o valor de um ponto também será reajustado. A nova equivalência será de 77.488 domicílios e 199.313 telespectadores, representando um aumento de 5,7% em relação aos 72.279 lares atuais. A atualização reflete as estimativas populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que determinam os cálculos anuais da Kantar Ibope.

Esses ajustes anuais são realizados para que o valor de cada ponto represente 1% do universo pesquisado em cada região. Esse processo garante que as métricas acompanhem as variações demográficas e econômicas do país. Assim, o impacto de um ponto de audiência se torna diretamente proporcional ao crescimento da população, interferindo na análise de audiência de programas e eventos televisivos.

O impacto na audiência da TV

O reajuste no valor do ponto influencia diretamente na interpretação dos números de audiência. Por exemplo, uma transmissão de futebol que alcance 30 pontos em 2025 terá um público maior do que uma partida exibida há uma década que registrava 40 pontos. Essa diferença ocorre devido ao aumento no número de telespectadores representados por cada ponto.

Nos últimos anos, o crescimento do valor de um ponto apresentou oscilações. De 2022 para 2023, houve uma tendência de queda, com reduções na representatividade. Na Grande São Paulo, em janeiro de 2023, cada ponto equivalia a 253.273 domicílios, uma redução de 14.810 lares em comparação com 2022. Essa diminuição continuou na passagem de 2023 para 2024, refletindo variações nos dados populacionais e econômicos do país.

Historicamente, os maiores crescimentos no valor do ponto ocorreram entre 2013 e 2014, quando a alta foi de 5,2%, enquanto os períodos de menor variação foram entre 2016 e 2017 e de 2018 para 2019, com crescimento de apenas 1,6%. Dessa forma, o atual reajuste, com alta superior a 5% em várias regiões, retoma patamares mais elevados de crescimento.

Saiba quanto vale cada ponto de audiência da TV em 2025:

Quanto vale o ponto de audiência da TV em 2025?

REGIÃO DOMICÍLIOS INDIVÍDUOS
15 Regiões Metropolitanas (PNT) 270.631 692.281
Grande São Paulo 77.488 199.313
Grande Campinas 8.497 21.982
Grande Rio de Janeiro 48.836 120.893
Grande Belo Horizonte 21.482 54.854
Grande Vitória 7.203 18.142
Grande Porto Alegre 15.584 37.647
Grande Curitiba 12.352 31.671
Grande Florianópolis 5.182 12.734
Grande Goiânia 9.639 24.639
Distrito Federal 9.994 26.385
Grande Salvador 13.231 31.896
Grande Fortaleza 13.232 35.119
Grande Recife 13.768 35.202
Grande Belém 7.412 21.687
Manaus 6.729 20.117

Fonte: Kantar Ibope Media

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Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

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