A Kantar Ibope Media atualizará a partir de 1º de janeiro de 2025 os valores de cada ponto de audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão) e nas praças regionais. A nova estimativa indica que, na audiência nacional da TV, um ponto passará a representar 270.631 domicílios e 692.281 indivíduos, substituindo as atuais 253.273 residências e 658.194 telespectadores.
Na Grande São Paulo, maior mercado publicitário do país, o valor de um ponto também será reajustado. A nova equivalência será de 77.488 domicílios e 199.313 telespectadores, representando um aumento de 5,7% em relação aos 72.279 lares atuais. A atualização reflete as estimativas populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que determinam os cálculos anuais da Kantar Ibope.
Esses ajustes anuais são realizados para que o valor de cada ponto represente 1% do universo pesquisado em cada região. Esse processo garante que as métricas acompanhem as variações demográficas e econômicas do país. Assim, o impacto de um ponto de audiência se torna diretamente proporcional ao crescimento da população, interferindo na análise de audiência de programas e eventos televisivos.
O impacto na audiência da TV
O reajuste no valor do ponto influencia diretamente na interpretação dos números de audiência. Por exemplo, uma transmissão de futebol que alcance 30 pontos em 2025 terá um público maior do que uma partida exibida há uma década que registrava 40 pontos. Essa diferença ocorre devido ao aumento no número de telespectadores representados por cada ponto.
Nos últimos anos, o crescimento do valor de um ponto apresentou oscilações. De 2022 para 2023, houve uma tendência de queda, com reduções na representatividade. Na Grande São Paulo, em janeiro de 2023, cada ponto equivalia a 253.273 domicílios, uma redução de 14.810 lares em comparação com 2022. Essa diminuição continuou na passagem de 2023 para 2024, refletindo variações nos dados populacionais e econômicos do país.
Historicamente, os maiores crescimentos no valor do ponto ocorreram entre 2013 e 2014, quando a alta foi de 5,2%, enquanto os períodos de menor variação foram entre 2016 e 2017 e de 2018 para 2019, com crescimento de apenas 1,6%. Dessa forma, o atual reajuste, com alta superior a 5% em várias regiões, retoma patamares mais elevados de crescimento.
Saiba quanto vale cada ponto de audiência da TV em 2025:
Quanto vale o ponto de audiência da TV em 2025?
REGIÃO | DOMICÍLIOS | INDIVÍDUOS |
15 Regiões Metropolitanas (PNT) | 270.631 | 692.281 |
Grande São Paulo | 77.488 | 199.313 |
Grande Campinas | 8.497 | 21.982 |
Grande Rio de Janeiro | 48.836 | 120.893 |
Grande Belo Horizonte | 21.482 | 54.854 |
Grande Vitória | 7.203 | 18.142 |
Grande Porto Alegre | 15.584 | 37.647 |
Grande Curitiba | 12.352 | 31.671 |
Grande Florianópolis | 5.182 | 12.734 |
Grande Goiânia | 9.639 | 24.639 |
Distrito Federal | 9.994 | 26.385 |
Grande Salvador | 13.231 | 31.896 |
Grande Fortaleza | 13.232 | 35.119 |
Grande Recife | 13.768 | 35.202 |
Grande Belém | 7.412 | 21.687 |
Manaus | 6.729 | 20.117 |
Fonte: Kantar Ibope Media