Os telejornais locais da TV Globo em São Paulo estreiam nesta segunda-feira (3) a segunda edição do projeto Que tempo é esse?. A série de reportagens especiais será exibida no Bom Dia SP, SP1 e SP2 até o dia 7 de novembro. O projeto analisa os desafios que as mudanças climáticas impõem à vida na Grande São Paulo, poucos dias antes do início da COP 30, em Belém.
Os repórteres Philipe Guedes e Bruna Vieira percorrem a região metropolitana para mostrar o avanço da poluição e a intensificação do aquecimento global. A série aborda a crise hídrica, que expõe os moradores a extremos, como secas prolongadas e inundações violentas. O projeto também investiga como esses fatores afetam diretamente a população que vive em moradias precárias.
A série também foca em iniciativas locais que surgem como resposta ao problema. “Nós fomos atrás de iniciativas individuais e coletivas dos próprios moradores para trazermos um debate do que pode ser feito a partir daqui”, afirma Bruna Vieira. “Como isso afeta a nossa saúde, como as temperaturas altas, as ondas de calor, estão impactando também a nossa vida; a questão da poluição do ar urbana. É um retrato de São Paulo nesse mundo em transformação”, diz a repórter.
O projeto destaca ainda os impactos na saúde e revela caminhos urgentes para enfrentar os desafios ambientais. Philipe Guedes destaca que a responsabilidade é compartilhada. “Há ações simples que todos podem adotar, desde reciclar o lixo, separar e colocar para coleta seletiva, além, claro, de cobrar medidas mais amplas das autoridades”, diz o repórter. O projeto reforça o compromisso do Jornalismo da TV Globo com temas que impactam o cotidiano.


