Pesquisar
Close this search box.
TELEVISÃO

Record desliga transmissão do sinal analógico na antena parabólica

Encerramento da programação da emissora no satélite Star One D2 está previsto para ocorrer neste sábado (30)

Antena parabólica apontada para o satélite com céu azul, sem nuvens, ao fundo
Record será a primeira grande emissora a desligar o sinal nas antenas parabólicas - Foto: Reprodução
Compartilhe:

A Record desligará nas próximas horas o sinal da transmissão analógica nas antenas parabólicas. O encerramento da programação da emissora no satélite Star One D2, da Embratel, está previsto para ocorrer na madrugada de sexta (29) para sábado (30), por volta das 3h. O canal paulista será o primeiro das principais emissoras comerciais a deixar de contar com o sinal analógico de TV via satélite.

A informação do desligamento do sinal analógico da Record no satélite foi divulgada pela página oficial da emissora nas redes sociais e por fabricantes de receptores como Elsys e Aquário. Para continuar acompanhando as atrações da Record, o telespectador deverá fazer a migração de tecnologia para banda Ku através do sistema SAT HD Regional, que disponibiliza sinais em alta definição sem custo de assinatura.

Segundo comunicado da Aquário, a Band também prevê o desligamento do sinal analógico até o fim de junho deste ano. “A partir de 30/03, o sinal da Record será desligado da banda C (analógico), passando a operar exclusivamente na banda Ku. Além disso, a Bandeirantes terá seu sinal analógico desativado até o final de junho”, avisa a empresa fabricante de eletrônicos.

“A partir de 30/03, a Record desligará a transmissão do sinal analógico (banda C) para as suas programações. Siga acompanhando seus programas favoritos da emissora através da banda Ku”, alerta a Elsys. Por meio do sistema SAT HD Regional, o telespectador terá acesso ao sinal regional da Record nas localidades que já contam com filiais e afiliadas adicionadas no satélite. O sinal nacional é disponibilizado para as demais regiões.

Quando Globo e SBT vão desligar o sinal analógico na antena parabólica?

A Globo e o SBT ainda não informaram quando os sinais analógicos serão desligados. Com a iniciativa da Record e da Band de encerrar o sinal analógico via satélite no primeiro semestre de 2024, a expectativa é de que as outras emissoras também decidam pelo fim da transmissão obsoleta nos próximos meses. Nos bastidores, a decisão é comemorada por setores porque isso deve aquecer a venda de receptores e antenas para banda Ku.

Por que a transmissão analógica da parabólica será encerrada?

As transmissões domésticas em banda C serão encerradas no Brasil porque a tecnologia 5G utiliza a mesma faixa da radiofrequência e pode causar interferências. Por determinação da Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da principal faixa do leilão do 5G, criaram a Siga Antenado, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, para apoiar a população de baixa renda na substituição da antena parabólica antiga (telada) pela nova parabólica digital.

A troca dos equipamentos é feita de forma totalmente gratuita para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham uma parabólica telada instalada e funcionando. O agendamento deve ser feito no site da Siga Antenado. O telespectador que não for inscrito no CadÚnico pode adquirir um kit com receptor e antena em lojas especializadas ou no varejo.

Veja o momento em que o sinal analógico da Record é desligado no satélite Star One D2:

 

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.
error: Conteúdo protegido!

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.