Um dos programas mais tradicionais da TV por assinatura, o Redação SporTV está completando 20 anos. Para comemorar a data, o esportivo preparou uma série de reportagens especiais que serão exibidas ao longo da próxima semana. O jornalístico vai ao ar de segunda a sexta e é comandado nos últimos seis anos pelo jornalista Marcelo Barreto, um dos idealizadores da atração.
A comemoração começa na segunda-feira (10), quando o programa do canal pago da Globo revisita capas históricas de jornais do país exibidas desde a estreia. Na terça-feira (11), além de novas capas marcantes, o Redação SporTV destaca grandes nomes do jornalismo brasileiro e internacional que já passaram pela bancada do programa.
Na quarta-feira (12), data exata do aniversário de 20 anos do Redação SporTV, uma reportagem especial relembra os apresentadores que já comandaram a atração desde 2004. Entre eles, o jornalista André Rizek, que esteve à frente do programa entre 2010 e 2018, será um dos convidados de Marcelo Barreto nesse dia. Luis Roberto, o primeiro apresentador, também participa, relembrando a edição de estreia.
As celebrações continuam na quinta-feira (13), com um olhar sobre os esportistas que já participaram do programa. Na sexta-feira (14), o Redação SporTV recorda outros convidados ilustres, como o escritor Ferreira Gullar (1930-2016), o cartunista Ziraldo (1932-2024), o publicitário Washington Olivetto e o personagem Zé do Caixão, interpretado por José Mojica Marins (1936-2020).
Dados mostram que o Redação SporTV é um companheiro matinal indispensável para os amantes do esporte. Exibido de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, o programa lidera a audiência entre os canais esportivos da TV por assinatura em 92% das exibições. Em 2024, mais de 7,6 milhões de pessoas diferentes assistiram ao programa, que também alcançou o topo do ranking de todos os canais da TV paga em 24 dias do ano.
Desde sua estreia em 2004, o Redação SporTV já foi transmitido de diversas redações de jornais, como O Globo, Zero Hora e O Estado de S. Paulo, além da Rádio Gaúcha e da revista Placar. Desde 2015, o programa é ancorado na redação do SporTV, no Rio de Janeiro, com debates diários sobre os acontecimentos esportivos e interagindo com o público.