O canal RFTV, que pertence ao Grupo Record, estreia no dia 4 de março duas novas superproduções da teledramaturgia nacional. A novela Reis (2022) vai ao ar na faixa das 19h30, para contar a história da nação de Israel, desde o profeta Samuel, exemplo de fidelidade e obediência a Deus, até a queda de Jerusalém pelos exércitos da Babilônia. Em seguida, a emissora também vai promover a estreia de Jesus (2018), outro grande sucesso originalmente exibido e produzido pela Record na TV aberta.
Reis é uma novela escrita por Paula Richard e mostra ao público passagens pouco conhecidas da vida do filho de Deus e histórias dos personagens que conviveram com Jesus. “Tanto Reis quanto Jesus, dois grandes sucessos da Record, reforçam nosso empenho em trazer cada vez mais conteúdos voltados à família. Pela grande audiência, estas novelas também representam oportunidades para o mercado publicitário”, diz Francisco Costa, diretor executivo da RFTV.
A novela Reis reúne um grande elenco com a missão de mostrar a trajetória do juiz e profeta Samuel na condução do povo de Israel. Na novela de Raphaela Castro, o público verá Davi, rei aclamado por sua fidelidade a Deus, seu filho Salomão, até a tomada de Jerusalém pelas fileiras da Babilônia. A história, repleta de ensinamentos, transita pelos livros de Salmos, Provérbios e Eclesiastes.
Samuel, um dos principais personagens de Reis, é interpretado por Rafael Gevú. O ator José Rubens Chachá dá vida ao sumo sacerdote Eli, pai adotivo e Samuel. Para interpretar Obede, que se tornaria pai de Jessé e avô de Davi, a superprodução escala Alex Morenno. Com 24 capítulos, a primeira temporada de Reis que estreia no dia 4 de março tem o título A decepção e retrata o afastamento do povo de Israel em relação a Deus.
Novela Jesus estreia na programação da RFTV, emissora do Grupo Record
Exibida depois de Reis, a novela Jesus conta a história do filho de Deus por meio dos personagens que o acompanharam em sua peregrinação. “É através de Maria, de José, dos apóstolos e de tantos outros personagens bíblicos que veremos Jesus”, explica Costa. No argumento da autora Paula Richard, a história começa antes de Jesus nascer. Nesta fase, Herodes ordena a morte de todos os primogênitos, como forma de impedir o nascimento do Messias.
A trama retrata o ambiente de conflitos em Jerusalém, a disputa por poderes e o sofrimento do povo. Na megaprodução, Jesus é vivido por Dudu Azevedo. Outras atuações destacadas são de Iano Salomão (João Batista de Jerusalém), Day Mesquita (Maria Madalena), Pedro Gontijo (Simão Pedro), Nicola Siri (Pôncio Pilatos), Guilherme Winter (Judas Iscariotes), André Gonçalves (Barrabás), Mayana Moura (Satanás), entre outras.
O cenário principal escolhido para as gravações de Jesus foi Uarzazate, no Marrocos, conhecida como a “Hollywood do deserto”, por servir de locação para filmes como Gladiador (2000) e a série Game of Thrones (2011). Locações em Jerusalém também foram selecionadas. “A exibição destas duas megaproduções é uma grata oportunidade para a RFTV, pois acreditamos que fazemos chegar às casas das famílias produtos de altíssima qualidade”, conclui Francisco Costa.