Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.
Segunda-feira, 16 de setembro
Capítulo 19
Justino dá mais uma semana para Felício. Luis fala sobre o uso capião para Felício e o tranquiliza, enquanto Boanerges se irrita. Zuca e Tobias se estranham. Mariquinha e Neco conversam com Justino para abrir mãos das terras, que não concorda. Zuca chega na fazenda e troca olhares com Luís.
Neco incentiva os caboclos a terem aula com Belinha. Luís avisa Boanerges que eles vão precisar de gente para testemunhar que Felício já mora ali há tempos. Tina leva fora de Tomé. Boanerges chama testemunhas para Felício. Belinha fica decepcionada ao saber que apenas quatro pessoas se inscreveram para suas aulas. Neco e Belinha se beijam.
Terça-feira, 17 de setembro
Capítulo 20
Boanerges pede que Macário, Chico Bento e o Vigário testemunhem a favor de Felício. Belinha volta para casa alegre e apaixonada. Emerenciana estranha o comportamento de Ritinha e Belinha. Diz que as duas estão mentindo. Xexéu descobre que Boanerges vai ajudar Felício a tentar ganhar as terras com uma ação de usucapião. Emerenciana desconfia que Belinha está se encontrando com Neco. Belinha confessa a Zuca que está apaixonada por Neco.
Neco conversa com Mariquinha sobre sua paixão por Belinha, Justino ouve. Justino garante que prefere vê-lo morto a casado com Belinha. Tobias conversa com Generosa sobre as medidas judiciais que estão tomando. Mariquinha critica a atitude de Justino em expulsar Felício, deixando-o furioso. Neco encontra com Belinha nos redores da fazenda. Xexéu revela o plano de Boanerges a Justino.
Quarta-feira, 18 de setembro
Capítulo 21
Zaqueu acaba contando a Tobias que Belinha e Neco se encontraram na venda. Luís vê Zuca cavalgando em sua direção. Zuca confessa a Luís que tem pensado muito nele, deixando-o perturbadíssimo. Neco garante a Belinha que vai dar um jeito de se casar com ela. Tobias e Tomé avisam que irão buscar o gado de Boanerges e tranquilizam Felício.
Neco discute com Justino sobre as terras de Felício. Justino briga e bate em Neco, clima de tensão entre a família. Zuca fica triste ao saber que Luís recebeu uma carta de uma mulher. Boanerges descobre que Neco e Belinha se encontraram. Capangas de Justino vão rumo as terras de Felício para tomá-la.
Quinta-feira, 19 de setembro
Capítulo 22
Emerenciana avisa Belinha que vai impedi-la de sair com Ritinha. Joaquim fica assustado ao saber que Pequetita tem outro pretendente. Joaquim garante que quer que ela se case com seu filho. Luís não dá bola para a carta de Pequetita. Justino se arrepende de ter batido em Neco, mas não quer dar o braço a torcer.
Boanerges pergunta a Belinha se ela está namorando Neco. Generosa tem um pressentimento ruim. Os capangas exigem que Felício e sua família arrumem suas coisas e saiam das terras. Belinha garante a Boanerges que não está namorando Neco. Emerenciana percebe uma troca de olhares entre Luís e Zuca. Os capangas vandalizam o sítio de Felício.
Sexta-feira, 20 de setembro
Capítulo 23
Justino avisa seus capangas que vai esperar pela reação de Boanerges. Luís conta para Boanerges da carta que recebeu de Pequetita. Neco teme por sua relação com Belinha. Boanerges comenta com Luís que quer que Belinha se case com o filho de Macário.
Belinha afirma para Ritinha que vai ter que esquecer Neco. Boanerges fica furioso ao ver Felício expulso. Justino garante aos caboclos que não fez nenhuma injustiça com Felício, e se oferece para pagar o dobro do que Boanerges paga para quem quiser trabalhar para ele. Boanerges decide atacar Justino.
Sábado, 21 de setembro
Capítulo 24
Emerenciana e Luís pedem que Boanerges espere pela decisão da justiça, e ele concorda, a contragosto. Justino chega nas terras de Felício a espreita de Boanerges e decide ir embora. Emerenciana tenta acalmar Generosa e Tina.
Felício diz que vai seguir o que Luís disser. Boanerges se revolta com Justino. Neco e Mariquinha não se conformam com as atitudes de Justino. Luís garante a Zuca que já teria feito uma loucura se não soubesse que ela é noiva de Tobias. Emerenciana nota a aproximação de Luís.
A sinopse da novela Cabocla
A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, A história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.
Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.
Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.
Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.
Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luís Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.
A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.