EDIÇÃO ESPECIAL

Resumo Cabocla: Capítulos de 18 a 23 de novembro

Baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto e escrita por Edmara e Edilene Barbosa, Cabocla é exibida de segunda a sábado, depois do Jornal Hoje, na TV Globo

Atualizado em 21/11/2024 às 14h57
Patricia Pillar como Emerenciana em Cabocla
Emerenciana (Patricia Pillar) em cena de Cabocla; saiba o resumo da semana da novela da TV Globo - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.

Segunda-feira, 18 de novembro
Capítulo 70
Felício começa a melhorar e andar, para alegria da família, mas continua sem querer falar. Bina conta para Zuca que Luís deve ser tuberculoso, deixando-a desesperada. Pequetita conta para Joaquim que Pepa diz estar esperando um filho de Luís. Emerenciana começa a sentir as dores do parto e se irrita por Boanerges não estar em casa.

Nastácio chama Generosa para ajudar no parto da criança. Quando chega na fazenda, Boanerges toma um susto ao saber que seu filho está nascendo e o brinda. Emerenciana percebe que seu marido quer que a criança seja um menino e fica magoada. Generosa diz para Boanerges que nasceu um menino e ele vibra radiante. Generosa, então, diz que o menino não está vivo, deixando o coronel em estado de choque.

Terça-feira, 19 de novembro
Capítulo 71
Boanerges não consegue ir ao quarto de Emerenciana e pede para ficar sozinho. Belinha e Luís tentam consolar Emerenciana, que está arrasada. Bina deixa que Zuca vá passar alguns dias na casa de Boanerges, para consolar Emerenciana. Boanerges carrega o pequeno caixão do filho pela cidade e todo o povo comparece ao enterro.

Justino sente pena de seu inimigo político, e diz a Mariquinha e Neco que eles deveriam ir até a casa de Boanerges para dar seus pêsames à família. Neco sugere a Justino que ele se torne aliado de Boanerges. Emerenciana recebe Neco e Mariquinha, e diz a Neco que ele tem sua bênção para se casar com Belinha.

Dr. Teles garante a Boanerges que Emerenciana não corre risco nenhum. Emerenciana fala para o marido que eles foram castigados por Deus, e ele percebe que a mulher o culpa pela morte da criança. Tobias pergunta a Tina por que ela não gosta de sua noiva, e Tina diz a Tobias que Zuca gosta de Luís. O peão fica arrasado.

Quarta-feira, 20 de novembro
Capítulo 72
Emerenciana percebe que Boanerges está tão triste quanto ela e os dois se abraçam. Justino diz a Neco que prefere vê-lo morto do que casado com Belinha. Tobias chega furioso à casa de Boanerges e exige que chamem Luís. Tobias e Luís saem juntos a cavalo.

Tobias cobra explicações e Luís diz ao peão que se apaixonou por Zuca antes de saber que ela era noiva. Tobias morre de raiva, e empunha a arma na cara do advogado. Nastácio avisa Boanerges das intenções de Tobias e ele sai atrás de seu funcionário. Zuca se desespera ao saber que Tobias descobriu tudo e reza para que o peão não faça nada com Luís.

Quinta-feira, 21 de novembro
Capítulo 73
Tobias não tem coragem de matar Luís. O peão diz a Boanerges que Zuca morreu para ele. Boanerges recrimina Luís e Zuca pela confusão. O advogado fala para Boanerges que está disposto a se casar com Zuca. Boanerges fica feliz com a declaração. Joaquim revela para Edmundo que Pepa talvez esteja grávida de Luís.

Pepa chega à fazenda de Boanerges e agarra Luís na frente de Zuca, que fica arrasada. Boanerges pergunta se Pepa vai querer se hospedar na fazenda, para desespero do advogado. Boanerges diz a Emerenciana que foi bom que Pepa tenha chegado para abrir os olhos de Zuca em relação a Luís. Emerenciana concorda, mas avisa que não quer Pepa durante muito tempo em sua casa.

Tobias fica sabendo da chegada de Pepa e diz a Tomé que isso prova que Luís não vale nada. Zuca diz a Bina que não vai querer voltar para Tobias, mesmo que Luís não fique com ela. Luís pede desculpas e tenta conversar com Zuca. Ela se recusa a ouvi-lo.

Sexta-feira, 22 de novembro
Capítulo 74
Boanerges volta a reunir seus aliados políticos para combater Neco. Emerenciana deixa que Belinha mande um bilhete para Neco. Chico diz a Zuca que Luís está a sua espera. Zuca consegue fugir de Bina e vai ao encontro do advogado. Ele explica que nunca teve nenhum compromisso com Pepa e garante que é apaixonado por ela.

Zuca diz que não quer vê-lo enquanto a espanhola estiver na fazenda de Boanerges. Zé avisa que Luís recebeu uma carta do pai. Bina lê a correspondência, fica pasma, e manda Chico entregar para Luís.  Luís lê a carta de Joaquim e fica furioso. Bina conta para Zuca que Pepa está grávida de Luís.

Sábado, 23 de novembro
Capítulo 75
A cabocla chora desesperadamente. Boanerges avisa a espanhola que ela vai ter que ir embora da fazenda. Pepa agradece a hospitalidade e dá um beijo no rosto de Boanerges. Maria e Ritinha veem o momento e ficam pasmas. Emerenciana se preocupada ao ver que Luís voltou para a fazenda à noite.

O advogado mostra a carta para Boanerges e garante que Pepa está mentindo. Luís se surpreende ao saber que Pepa foi atrás de Justino. A espanhola joga charme para Justino. Neco decide tentar ver Belinha e vai até a sua casa, mas vê Boanerges se aproximando, de longe.

A sinopse da novela Cabocla

A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).

Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.

Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.

Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.

Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.

Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela Cabocla foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luís Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.

Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.

A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Redação
Redação
O Portal da TV é produzido por uma equipe de jornalistas profissionais apaixonados pelo universo televisivo. Nossa missão é simples, mas crucial: levar informação com responsabilidade e precisão aos nossos leitores. Acreditamos na importância de um jornalismo ético e imparcial.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.