Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.
Segunda-feira, 21 de outubro
Capítulo 49
Edmundo avisa a Joaquim que Pepa tem perguntado por Luís. Boanerges fala que está fazendo o certo para Belinha. Mariquinha dá o dinheiro a Neco. Neco avisa a irmã que vai pegar o mesmo trem que Belinha, uma estação mais à frente. Belinha conta a Zuca o que houve.
Luís tenta convencer Boanerges a deixar Belinha se casar com Neco. Justino proíbe Neco de ir atrás e Belinha. Justino avisa a Neco que vai deserdá-lo se ele for para o Rio atrás de Belinha. Emerenciana repreende os caboclos que foram atrás de Boanerges para adiantamento. Tomé garante a Generosa que vai procurar Rosa, deixando-a satisfeita.
Justino coloca seus capangas para impedir que ele saia. Zuca afirma para Luís que está pensando em desmanchar seu noivado. Luís diz a Zuca que se sente culpado por causa de Tobias, mas confessa que está apaixonado por ela. Chico manda Luís ter cuidado com Tobias.
Mariquinha pede que Tobias lhe diga para onde Boanerges está mandando Belinha, mas ele garante que não sabe e Tomé sugere a Tobias que eles ajudem Neco a escapar da casa de Justino e ir atrás de Belinha. Tobias afirma que não poderia fazer isso com Boanerges. Vigário conversa com Emerenciana. Neco garante a Mariquinha que vai atrás de Belinha. Mariquinha pede que Justino mande seus capangas não serem violentos com Neco. Justino bola um plano.
Terça-feira, 22 de outubro
Capítulo 50
Boanerges fala das eleições com Zé da Estação sobre Justino, Belinha se retira. Justino afirma para Neco que vai deixá-lo ir atrás de Belinha e se oferece para levá-lo na estação. Justino leva Neco a estação. Joaquim fica sabendo que Belinha vai ao Rio.
Pepa liga para a casa de Joaquim atrás de Luís, mas ele se recusa a falar com ela. Joaquim avisa a Pequetita que Belinha está chegando no Rio. Belinha conversa com Sina Bina. Zuca diz a Luís que vai desmanchar seu noivado com Tobias, deixando-o atônito. Justino deixa Neco na estação do trem com suas malas.
Mariquinha fica feliz com a atitude de Justino. Belinha fica inconformada e chora. Luís teme pela reação de Tobias. Zuca fica brava ao perceber o medo de Luís. Justino avisa Boanerges que Neco está esperando Belinha na outra estação. Boanerges acusa Belinha de estar de combinação com Neco, mas ela garante que não sabia de nada.
Mariquinha pergunta o que Justino conversou com Boanerges e ele garante que estava defendendo Neco. Boanerges decide que Belinha não vai mais para o Rio de Janeiro. Mariquinha fica chateada com Justino. Emerenciana fica sabendo que Belinha não vai mais para o Rio de Janeiro.
Quarta-feira, 23 de outubro
Capítulo 51
Emerenciana fica sabendo que Boanerges quer fazer segredo de para onde vai levar Belinha. Boanerges pergunta ao Vigário sobre a vida no convento. Neco volta a pé para casa. Zuca diz que se Belinha tiver coragem de fugir com Neco ela ajuda. Belinha diz que não tem coragem de fugir. Bina e Zé se perguntam para onde Boanerges vai levar Belinha. Boanerges diz que não contara para onde vai levar Belinha.
Neco vai de carroça até Pau d’Alho. Tina reza para que Tomé não vá embora. Felício avisa à Generosa que não quer mais Rosa em sua casa. Tomé ouve tudo. Tomé fica chateado, mas não diz nada. Tobias vai atrás de Boanerges e Emerenciana pede que ele cuide de tudo na fazenda. Neco chega em Pau d’Alho. Neco chega ao hotel de Zé da Estação e pede um quarto, sem saber que Belinha e Boanerges estão lá.
Boanerges exige que Zé se recuse a dar um quarto a Neco. Chico diz a Neco que o hotel está cheio, mas ele adivinha por que Zé não quer que ele fique lá. Neco entra no hotel mesmo assim. Belinha pede para conversar com Neco, mas Boanerges a impede. Zuca leva Bina para o quarto e Luis leva Neco para venda.
Luís revela a Neco que foi Justino quem contou seu plano a Boanerges. Neco pensa em fugir com Belinha, mas Luís o convence a não tentar nada por enquanto. Boanerges pede a chave do quarto de Belinha. Luis avisa a Belinha que conseguiu acalmar Neco. Boanerges reclama da situação com Zé da Estação. Belinha vê Luís e Zuca juntos.
Quinta-feira, 24 de outubro
Capítulo 52
Luís confessa a Belinha que está apaixonado por Zuca. Boanerges tranca o quarto de Belinha. Ela chora encarcerada. Emerenciana começa a passar mal. Nastácio chama Generosa para que ela cuide de Emerenciana. Ritinha pede que Tomé vá chamar um médico.
Maria conta para Tobias que Emerenciana está perdendo o filho. Maria pensa em mandar alguém chamar Boanerges, mas Emerenciana não quer. Luís avisa para Neco que Boanerges já levou Belinha. Chico comenta com Zé de Belinha. O médico recomenda que Emerenciana repouse. Generosa pergunta sobre a gestação do bebê.
O médico avisa que Emerenciana precisará passar o tempo de repouso durante todo o resto da gestação. Chico conta para Macário e o vigário que Felício ganhou a ação contra Justino. O coronel fica furioso e planeja se vingar, mas Xexéu o aconselha a mostrar humildade para ganhar a aprovação do povo.
Justino chega a fazenda de Felício. Justino diz a Felício que ele ganhou a causa, fingindo estar contente. Mariquinha conta para Tobias que eles ganharam as terras. Neco chega em casa. Tobias fica com medo de Justino fazer algo com Felício. Justino tenta aparecer as custas de Felício. Tobias chega.
Sexta-feira, 25 de outubro
Capítulo 53
Tobias percebe que Justino está tentando levar vantagem na situação e afirma que não deve nada para ele. Luís fica apavorado ao saber que Emerenciana passou mal. Mariquinha conta para Neco que Felício ganhou as Terras. Tobias conta para Luís que eles ganharam a ação. Luís fica chateado quando Tobias fala de seu casamento com Zuca.
Neco avisa a Mariquinha que vai atrás de Belinha. Justino bebe com Xexeu para comemorar. Zuca diz a Bina que vai desmanchar seu noivado com Tobias. Zuca revela sua decisão para o pai. Tobias conta a Emerenciana que ganhou a ação. Emerenciana diz que Tobias pode ir a Pau d’Alho avisar a Zuca. Neco avisa a Justino que já sabe o que ele fez.
Zuca garante aos pais que não vai voltar atrás, deixando-os preocupados. Felício conta para Tomé que ele vai perder a chance de ser feliz se sair atrás de Rosa. Luis conversa com Chico e Macário sobre as terras de Felício. Emerenciana divide suas dores com Vigário que solta uma informação bombástica. O Vigário afirma que não sabe para onde estão levando Belinha.
Tomé pede que Tina o esqueça e ela garante que só sente pena dele. Tobias conta a Zuca que ganhou a ação e comemora que agora eles podem se casar. Zuca revela a Tobias que não o ama mais e não quer se casar com ele. Tobias pergunta a Zuca se ela tem outro e a cabocla garante que não. Tobias quer saber com quem Zuca está, ele avisa a Zé da Estação que não vai deixar Zuca ficar com nenhum homem.
Sábado, 26 de outubro
O capítulo da novela não será exibido em razão da transmissão da rodada do Campeonato Brasileiro.
A sinopse da novela Cabocla
A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.
Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.
Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.
Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.
Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luís Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.
A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.