Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.
Segunda-feira, 23 de dezembro
Capítulo 99
Luís fica apavorado com a ideia de deixar Zuca, mas Edmundo avisa que será muito pior se ele não viajar. Chico exige que Zé pague o que lhe deve e diz que vai procurar emprego na fazenda de Boanerges. Zé concorda, mas fica furioso com Chico. Belinha diz a Justino que Boanerges pediu sua permissão para ir visitar Neco.
Terça-feira, 24 de dezembro
Capítulo 100
Boanerges garante a Justino que Luís vai voltar em breve para esclarecer tudo. Emerenciana e Boanerges retornam, ela e Pepa combinam um reencontro na fazenda de Boanerges. Chico caminha em direção a fazenda. Chico Bento conta para Boanerges que o delegado está pretendendo intimar Luís a depor. Tobias fica furioso ao achar que pode ter sido Luís.
Quarta-feira, 25 de dezembro
Capítulo 101
Boanerges diz que Neco precisa levar Justino até lá se quiser conversar sobre isso. Neco garante a Belinha que vai dar um jeito de Justino ir até a casa de Boanerges. Joaquim pede que Edmundo vá com Luís para a Suíça, mas ele fala que não pode abandonar seus outros pacientes. Edmundo sugere que Joaquim deixe que Zuca viaje com Luís. Zuca se preocupa com a saúde de Luís.
Quinta-feira, 26 de dezembro
Capítulo 102
Boanerges aceita o pedido de Neco. Justino fala que Neco vai voltar a ser candidato. Boanerges fica furioso e diz que não vai deixar que Neco se case com Belinha nessas condições. Neco e Justino vão embora. Boanerges diz a Emerenciana que Belinha jamais se casará com Neco. Belinha diz a Emerenciana que está pensando em fugir com Neco. Neco fica completamente indignando.
Sexta-feira, 27 de dezembro
Capítulo 103
Tobias sugere que Tomé trabalhe para Neco enquanto ele está se recuperando e ele aceita. Tina se preocupa com Tomé. Zé aconselha Zuca a esquecer Luís e seguir em frente. Zuca diz que está com vergonha de si mesma. Boanerges conta aos aliados o que houve, ele lê o telegrama de Joaquim dizendo que Luís foi para a Suíça e fica muito preocupado.
Sábado, 28 de dezembro
Capítulo 104
Boanerges visita Tobias e garante que não foi o responsável pela tocaia. Neco e Boanerges trocam provocações na venda de Zaqueu. Boanerges descobre que Luís está prestando depoimento na delegacia. Zé diz a Justino e Macário que Boanerges recebeu o telegrama do deputado. Chico, Nastácio e Zaqueu riem de Ritinha e ela fica chateada.
A sinopse da novela Cabocla
A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.
Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.
Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.
Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.
Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela Cabocla foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luiz Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.
A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.