Pesquisar
Close this search box.
EDIÇÃO ESPECIAL

Resumo Cabocla: Capítulos de 23 a 28 de setembro

Baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto e escrita por Edmara e Edilene Barbosa, Cabocla é exibida de segunda a sábado, depois do Jornal Hoje, na TV Globo

Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) em cena romântica da novela Cabocla com um rio ao fundo
Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) em cena de Cabocla; saiba o resumo da semana da novela da TV Globo - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.

Segunda-feira, 23 de setembro
Capítulo 25
Emerenciana e Luís pedem que Boanerges espere pela decisão da Justiça. Boanerges concorda, a contragosto. Ritinha e Belinha conversam sobre a situação de Felício. Felício diz que vai seguir o que Luís disser. Boanerges se revolta com Justino. Neco e Mariquinha não se conformam com as atitudes de Justino. Luís garante a Zuca que já teria feito uma loucura se não soubesse que ela é noiva de Tobias.

Emerenciana nota a aproximação de Luís. Tobias e Tomé levam a boiada. Justino a mesa, Mariquinha e Neco continuam sem falar com ele. Boanerges na estrada com Felício e Luís para cidade de Zona da Mata. Tina conta a história de Rosa para Zuca que teme que seu amor por Luís vá ter o mesmo fim. Tobias e Tomé com os bois.  Mariquinha é mal recebida pelos caboclos na escola.

Mariquinha fica chocada ao descobrir que os pais de seus alunos os proibiram de ir à escola, pois estão com raiva de Justino. Zaqueu defende Mariquinha para os caboclos. Boanerges conta ao Vigário e aos outros que Justino expulsou Felício. Justino fica furioso e decide tomar satisfações com os caboclos. Justino pergunta aos caboclos quem está fazendo essa desfeita com Mariquinha.

Justino conta que enfrentou os caboclos, Neco e Mariquinha se estressam com o pai. Felício avisa que Boanerges foi até a venda de Zaqueu com Luís. Luís aconselha Boanerges a pedir que os caboclos levem seus filhos de volta para a escola. Tobias retorna. Tobias fica furioso ao saber que Justino expulsou sua família e se prepara para se vingar.

Terça-feira, 24 de setembro
Capítulo 26
Tobias fica furioso ao saber que Justino expulsou sua família e se prepara para se vingar Zuca consegue convencê-lo a esperar mais um pouco. Zuza e Tobias conversam sobre o ocorrido, Tobias diz que se perder Zuca ele morre. Boanerges reitera sobre seu pedido das crianças voltarem a estudar. Boanerges retorna e encontra com Tobias. Neco pede que Tomé leve um recado a Belinha.

Boanerges, a família de Felício e Zuca conversam sobre o ocorrido na sala. Tobias afirma que será grato a Luís pelo resto da vida. Zuca incentiva Belinha a lutar por Neco. Neco decide conversar com Boanerges sobre Belinha. Zuca vai até o quarto de Luís e se declara. Tobias afirma para Tomé que só não mata Justino por causa de Zuca. Luís se declara para Zuca e resolve roubá-la de Tobias. Zuca retorna para o quarto, Belinha a vê.

Generosa se oferece para ajudar na casa. Todos tomam café da manhã. Justino afirma que irá para a escola com Mariquinha. Boanerges pede que Tobias e Tomé venham com ele até a escola. Belinha teme que haja briga e pensa numa maneira de avisar Neco. Maria nota o romance entre Zuca e Luís. Justino vê que todas as crianças estão na escola, mas um dos alunos afirma que eles só foram porque Boanerges mandou.

Quarta-feira, 25 de setembro
Capítulo 27
Justino fica furioso ao saber que as crianças só voltaram para a escola por causa de Boanerges.  Boanerges manda que Neco se afaste de Belinha.  Neco afirma que ama Belinha e que eles estão apaixonados. Todos ficam impressionados com a coragem de Neco. Boanerges insiste que Belinha está comprometida com outro homem.

Boanerges chega explosivo. Belinha garante que ama Neco. Zuca faz jogo de sedução com Luís. Boanerges avisa a Belinha que ela vai se casar com o filho de Macário, o que a deixa desesperada.  Belinha revela que também é apaixonada por Neco. Luis e Zuca passeiam a cavalo e conversam. Tobias e Tomé comentam da briga, reiteração da briga de Neco e Boanerges. Tobias vai atrás de Zuca. Boanerges avisa que o filho de Macário quando se formar irá retornar para o noivado com Belinha. Belinha sofre.

Zuca e Luis conversam sobre Pequetita. Pequetita fica chateada com a falta de notícias de Luís, mas Joaquim garante que ele vai lhe escrever. Zuca e Tobias se encontram. Zuca é arisca com ele. Zaqueu conversa com Neco sobre seu embate com Boanerges. Emerenciana se preocupa com Luís. Belinha sofre por Neco. Xexéu aconselha Justino a contratar um advogado.

Quinta-feira, 26 de setembro
Capítulo 28
Mariquinha repreende Neco por ter enfrentado Boanerges. Luís se sente mal. Xexéu tenta descobrir se Luís tem experiência como advogado. Emerenciana estranha o interesse dele e desconfia. Bina tem um mau pressentimento em relação à Zuca. Luís retorna a fazenda.

Emerenciana alerta Boanerges de Xéxeu. Zuca fica preocupada, quando Luís fica tempo demais no sol e começa a passar mal. Boanerges e Emerenciana mandam Luís descansar. Luís garante a Zuca que está bem. Emerenciana vê Zuca saindo do quarto de Luís.

Tina diz a Tomé que quer ir embora, Tomé a convence de ficar. Boanerges manda que Ritinha e Nastácio não ajudem mais Belinha a se encontrar com Neco. Justino não consegue um advogado para defendê-lo. Luís ouve Tobias falando de Zuca e se sente culpado.  

Sexta-feira, 27 de setembro
Capítulo 29
Edmundo janta com Joaquim e Pequetita. Ela diz que não está tão certa em relação ao casamento com Luís. Neco deixa um bilhete para Belinha num local combinado. Luís afirma para Boanerges que é um erro obrigar Belinha a se casar com alguém que ela não ama. Boanerges fica contrariado.

Belinha recebe a carta e se emociona por Neco. Luís avisa que a família de Felício já pode voltar para suas terras. Zuca abraça Luís agradecida. Emerenciana vê e manda Luís se afastar de Zuca. Tobias comemora a retomada das terras. Justino fica furioso ao saber que vai ter que deixar Felício ocupar as terras. Edmundo diz para Joaquim que Pequetita seria a mulher ideal para ele e não para Luís.

Maria fala com Zuca para se atentar em relação a Luís. Belinha escreve carta pra Neco. Emerenciana encontra a carta que Neco mandou para Belinha e resolve ler a que ela ia mandar em resposta. Boanerges ri de Justino. Emerenciana pega a carta de resposta de Belinha para Neco.

Sábado, 28 de setembro
Capítulo 30
Emerenciana avisa que vai entregar as duas cartas a Boanerges. Justino diz para o Vigário que vai acatar a decisão do juiz por enquanto. Vigário vai à casa de Boanerges contar a reação de Justino. Felício agradece a Boanerges. Generosa agradece a Emerenciana. A família retorna para casa. Luís e Nastácio comentam de capitão Macário e o noivado de Belinha.

Belinha diz que não irá ficar assim. Nastácio conta para Luis que Neco e Belinha se beijaram.  Macário garante a Boanerges que ficaria muito feliz se seu filho Gustavo se casasse com Belinha. O Vigário diz a Emerenciana que só abençoará o casamento de Belinha se ele for por amor. Belinha revela ao Vigário que gosta de Neco, o que o deixa pasmo.

A sinopse da novela Cabocla

A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, A história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).

Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.

Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.

Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.

Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.

Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela Cabocla foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luís Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.

Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.

A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Redação
Redação
O Portal da TV é produzido por uma equipe de jornalistas profissionais apaixonados pelo universo televisivo. Nossa missão é simples, mas crucial: levar informação com responsabilidade e precisão aos nossos leitores. Acreditamos na importância de um jornalismo ético e imparcial.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.