Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.
Segunda-feira, 28 de outubro
Capítulo 54
Tobias quer saber com quem Zuca está, ele avisa a Zé da Estação que não vai deixar Zuca ficar com nenhum homem. Bina manda Zuca tomar cuidado com Tobias. Luis conta pra Emerenciana como está Belinha e especulam de pra onde ela foi Tomé vê Tobias bêbado e manda que Luís se prepare para o pior. Luís fica assustado e Ritinha ouve tudo. Boanerges chega com Belinha na casa de Joaquim.
Justino afirma para Neco que ele só ficará com Belinha se a moça enfrentar o pai. Boanerges diz a Joaquim que prefere Belinha no convento que casada com Neco e que não deixará ela no Rio com Joaquim. Belinha teme que seu pai queira interná-la num convento. Zé da Estação avisa Bina que Tobias não pode saber que Zuca está apaixonada por Luís. Tobias conta para Tomé que Zuca terminou com ele. Pequetita pede que Boanerges dê uma chance a Belinha e Neco. Boanerges fica furioso e acaba ofendendo-a.
Justino sugere a Mariquinha que dê aula para os adultos no lugar de Belinha até ela voltar. Mariquinha avisa que irá dar aulas aos adultos também. Neco avisa a Zaqueu que ele pode vender fiado para os empregados de Boanerges, por ordem de Justino. Pequetita fica indignada com Boanerges ter levado Belinha as escondidas. Ela diz a Joaquim que acha que Boanerges levou Belinha pro convento Neco discursa para os caboclos que eles precisam entender sobre política.
Ritinha e Nastácio contam a Emerenciana que Neco liberou os vales, abriu aulas para os caboclos e que Zuca e Luís estão apaixonados. Tobias fala para Luís que vai matar o homem por quem Zuca está apaixonada e pede que ele o defenda no tribunal. Luís fica incomodado ao ver o quanto Tobias está magoado. Emerenciana pede que Luís explique para Zuca que eles dois não podem ficar juntos, porque são diferentes demais.
Terça-feira, 29 de outubro
Capítulo 55
Tobias diz estar interessado nas aulas de Mariquinha. Bina avisa pra Zuca que ela vai voltar pra fazenda ajudar Emerenciana. Nastácio conversa com Zé sobre Tobias. Tobias diz a Mariquinha que seu noivado com Zuca acabou e dá um beijo nela. Mariquinha percebe que Tobias está só querendo se consolar e vai embora muito perturbada.
Tobias se arrepende do que fez. Zuca chega a casa de Emerenciana. Emerenciana diz para Zuca que ela vai se magoar se gostar de Luís. O advogado vê Zuca chorando, mas ela se recusa a falar com ele. Justino indaga Mariquinha de onde ela estava. Mariquinha desconversa. Zaqueu avisa a Neco que Tobias pode estar usando Mariquinha para se vingar de Justino.
Neco estranha o comportamento de Mariquinha. Tobias conta a Tomé que beijou Mariquinha. Ela confessa a Neco o que aconteceu e ele fica cego de ódio. Neco não conta a Justino que Tobias beijou Mariquinha. Tomé manda Tobias se afastar de Mariquinha. Emerenciana pede que Luís deixe Zuca em paz. Boanerges retorna de trem. Luís se declara para a cabocla.
Quarta-feira, 30 de outubro
Capítulo 56
Sina Bina reclama de estar trabalhando sem Zuca e se preocupa com ela na fazenda. Boanerges volta de viagem e descobre que Emerenciana passou mal em sua ausência .Mariquinha pensa em Tobias. Neco aconselha Mariquinha a se fazer de difícil para Tobias. Luís diz que quer conversar com Tobias, mas Zuca pede que ele espere. Ritinha vê Luís e Zuca se beijando. Os caboclos se animam com o início das aulas.
Ritinha manda Zuca tomar cuidado com Luís. Emerenciana descobre que os empregados estão na aula de Mariquinha. Mariquinha começa a dar aulas para os adultos. Tobias ouve Neco insultando Boanerges e o desafia para uma briga. Neco se recusa a brigar com Tobias. Zé confessa a Boanerges que teme que Zuca esteja gostando de outro. Tobias afirma para Tomé que vai seguir Zuca. Tomé revela as intenções de Tobias para Luís.
Neco conversa com os caboclos, que gostam cada vez mais dele. Tina dá um beijo no rosto de Tomé, deixando-o perturbado. Tobias tenta conversar com Zuca, mas ela se recusa. Boanerges chega e avisa que quer conversar com Tobias e Zuca. Boanerges se recusa a contar para Emerenciana onde Belinha está. Boanerges afirma que Belinha está em segurança. Ritinha aconselha Zuca a confessar logo para Boanerges que gosta de Luís. O coronel pede para conversar com Zuca.
Quinta-feira, 31 de outubro
Capítulo 57
Zuca afirma para Boanerges que não gosta mais de Tobias. Maria e Emerenciana comentam sobre o fato de Boanerges estar conversando com Zuca e Tobias. O coronel quer saber o que está acontecendo. Ritinha fica curiosa de saber o que estão conversando. Boanerges pergunta se ela está apaixonada por outro homem. Zuca garante que não.
Os empregados de Boanerges compram fiado na venda de Zaqueu utilizando a conta de Justino. Xexeu conversa com Justino que Neco está indo muito bem com os eleitores e isso pode o ajudar a vencer. Boanerges Zuca de volta para a casa de seus pais, deixando-a furiosa. Luís e Zuca se beijam. Justino vai até a escola levar materiais pras crianças que comemoram.
Justino não enfrenta Boanerges, que estranha. Zuca diz para Bina que nunca mais vai voltar na casa de Boanerges. O coronel convida Tomé para trabalhar para ele de novo. Neco conta para Mariquinha que pretende ganhar o respeito de Boanerges. Emerenciana garante ao marido que ele não vai conseguir separar Belinha e Neco.
Sexta-feira, 1º de novembro
Capítulo 58
Mariquinha diz para Tobias que Zuca não merece o sofrimento dele.Boanerges avisa Zaqueu que seus empregados não precisam da garantia de Justino para comprar fiado. Luís confessa a Boanerges que está apaixonado por Zuca.Luís diz a Boanerges que não vai desistir de Zuca. Neco garante ao pai que sua estratégia está dando certo. Tomé diz que não vai voltar a trabalhar com Boanerges no momento.
Neco afirma para Luís que está querendo conscientizar o povo de seus direitos. Luís aconselha Boanerges a se aliar a Neco, mas ele se recusa. Tina diz que Rosa deve estar morta, deixando Generosa desesperada. Zé garante a Bina que vai tomar satisfações com Luís quando o vir. Boanerges leva Felício e Tobias para pegar a escritura. Neco descobre que está bem-quisto pelos caboclos.
Justino pega a escritura com Xexéu e avisa que ele mesmo vai dá-la a Felício. Edmundo revela a Joaquim que Pequetita apaixonou-se por ele. Boanerges comemora com Felício, Macário, Chico e Vigário a vitória das terras. Justino aparece na casa de Boanerges ao lado de Xexéu.
Justino entrega a escritura a Felício e o parabeniza. Macário avisa a Boanerges que Justino e Neco estão ganhando poder. Pequetita conta para Joaquim que encontrou o homem de seus sonhos, mas ele não o ama. Joaquim fica perturbado, mas não fala nada. Tomé se despede. Tomé promete a Tina que volta. Tina o beija.
Sábado, 2 de novembro
Capítulo 59
Emerenciana diz para Boanerges que teme que Zuca tenha feito alguma besteira com Luís. Zuca espera por Luís. O advogado garante a Boanerges que não desrespeitou Zuca. Tomé e Tobias encontram Neco no caminho. Boanerges ouve Neco dizendo aos caboclos que ele e Justino transformaram as eleições numa briga pessoal e que isso é ruim para o povo.
O coronel fica furioso, mas acha melhor não interferir na conversa. Emerenciana se preocupa ao ver a raiva de Boanerges. Justino fica furioso ao saber que Neco também estava falando mal dele. Os caboclos falam de Neco. Pequetita aparece com Belinha na casa de Joaquim e avisa que a tirou do convento. Belinha chega na casa de Joaquim.
A sinopse da novela Cabocla
A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.
Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.
Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.
Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.
Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela Cabocla foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luís Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.
A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.