Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.
Segunda-feira, 30 de dezembro
Capítulo 105
Depois de ser inocentado, Coronel Boanerges afirma que a justiça foi feita. Ao perceber que o mesmo estava se aproveitando da situação para fazer comício, Justino fica irritado. Generosa abençoa o casamento de Tina com Tomé.
Pepa compra vestidos e sapatos novos para Mariquinha, para ajudá-la a conquistar Tobias. Luís avisa Tobias que ele está sendo acusado de assassinato e se oferece para ajudá-lo em seu depoimento, mas Tobias diz não saber se um dia deixará de odiá-lo.
Terça-feira, 31 de dezembro
Capítulo 106
Felício não conta para Luís quem foi o culpado, mas lhe autoriza a pedir para o delegado abrir um inquérito. Zuca se recusa a casar com Luís com o vestido que ia usar para casar-se com Tobias. Generosa torce para que Rosa não volte nunca mais, para espanto de Felício.
Joaquim recebe uma carta de Luís pedindo desculpas a ele. Joaquim se emociona e manda uma carta também pedindo desculpas. Luís confessa para o Coronel que Felício lhe disse quem é o culpado e que ele contou para o delegado, mas avisa que não pode revelar mais nada por enquanto.
Quarta-feira, 1º de janeiro
Capítulo 107
Tomé conta para Tobias que Felício acusou Xexéu. Justino diz a Mariquinha que acha que Boanerges tentou incriminar Xexéu. Ritinha fica furiosa com Zaqueu, Chico e Nastácio, que a ignoram. O delegado solta Xexéu por falta de provas. Tomé e Tobias se demitem e Neco manda Tobias ficar longe de Mariquinha.
Quinta-feira, 2 de janeiro
Capítulo 108
Felício explica ao delegado que os homens estavam com o rosto coberto. Zuca manda um recado de Belinha sem ela saber, mas Neco diz que não vai. Chico começa a sentir uma dor muito forte.
Tobias tenta dar um beijo em Mariquinha, que fica com raiva dele e lhe dá um tapa, deixando-o pasmo. Belinha fala pra Zuca que Luís deve ir para o Rio de Janeiro em algum momento. Neco visita Belinha.
Sexta-feira, 3 de janeiro
Capítulo 109
Tomé e Tobias conseguem segurar Neco e Boanerges e impedi-los de brigar. Macário sugere a Justino que Mariquinha se case com seu filho para consolidar a aliança.
Tobias pede Mariquinha em casamento. Boanerges manda que o delegado pare de investigar os atentados contra Neco e Felício.
Sábado, 4 de janeiro
Capítulo 110
Boanerges pede que Macário oficialize seu pedido de casamento. Belinha garante a Emerenciana que cansou de esperar por Neco. Nastácio conta para Neco que Belinha vai se casar.
Neco fica desesperado e pede que Nastácio marque um encontro entre ele e Belinha. Tomé se assusta ao saber que Mariquinha brigou com Justino para poder se casar com Tobias. Felício abençoa Mariquinha.
A sinopse da novela Cabocla
A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.
Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.
Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.
Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.
Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela Cabocla foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luiz Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.
A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.