Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.
Segunda-feira, 9 de dezembro
Capítulo 88
Emerenciana discursa para os caboclos a favor de Boanerges e diz que o pior sentimento do mundo é a ingratidão. O coronel fica preocupado ao saber que Luís piorou, e Dr. Teles diz que o advogado precisa se cuidar.
Zé diz a Macário que João Amorim é o fazendeiro que mais defende Neco e eles decidem tentar trazê-lo para o lado de Boanerges. Justino percebe que Pepa está preocupada com Luís e pergunta o que ela sente por ele. A espanhola diz que gosta de Luís, mas nunca o amou, e Justino a pede em casamento.
Justino provoca Boanerges dizendo que Neco vai ganhar as eleições. Zuca pede que Boanerges a deixe ir para a fazenda cuidar de Luís. Boanerges pede a Zé e Bina que deixem Zuca ir para a fazenda.
Terça-feira, 10 de dezembro
Capítulo 89
Bina e Zé permitem que Zuca vá para a casa de Boanerges ajudar a cuidar de Luís. Emerenciana manda Zuca ter cuidado com a doença de Luís.
Emerenciana confessa para Boanerges que deu uma bronca nos caboclos que estavam falando mal dele. O coronel descobre que o discurso de sua mulher trouxe muita gente para o seu lado. Justino conta aos filhos que vai se casar com Pepa.
Neco sugere ao coronel que passe todos os bens para ele e sua irmã e pergunte a Pepa se ela quer se casar assim mesmo. Dr. Teles examina Luís e recomenda ao advogado que se mantenha distante de Zuca para que ela não pegue sua doença, e a cabocla se revolta.
Quarta-feira, 11 de dezembro
Capítulo 90
Justino diz a Pepa que passou todos os seus bens para os nomes dos filhos, e a espanhola diz que o ama e quer se casar com ele. O coronel garante à espanhola que os filhos dele não vão separá-los, e convida Zé e Bina para serem padrinhos de seu casamento.
Zé teme que Boanerges não vá gostar de saber da novidade. Neco discursa para o povo sem os aparatos de um comício e fala mal dos fazendeiros para a multidão, deixando Boanerges furioso.
Tobias manda Neco tomar cuidado com os fazendeiros, mas ele não se preocupa. Zuca sugere a Belinha que ela fique ao lado de Neco e contra Boanerges. Macário propõe que matem Neco.
Quinta-feira, 12 de dezembro
Capítulo 91
Boanerges deixa claro para Macário que não quer vencer Neco através da violência. Belinha fica magoada ao saber que Neco provocou seu pai em público.
Zaqueu conta para Tobias que Zuca está na fazenda de Boanerges cuidando de Luís e o peão fica com ciúmes. Os aliados de Boanerges sugerem que ele ataque Pepa para atingir Neco, deixando Luís furioso com a ideia.
Zé diz a Justino que algumas pessoas estão pensando em impedir Pepa de se casar de noiva. O coronel, então, vai até a casa de Boanerges e avisa que vai se vingar se alguém tentar atrapalhar a cerimônia.
O carro que iria levar a noiva para a igreja enguiça no meio do caminho, e Macário se diverte ao ver Justino esperando por Pepa. A espanhola, desesperada, decide tentar chegar a pé na igreja.
Sexta-feira, 13 de dezembro
Capítulo 92
Justino está prestes a desistir de casar quando Pepa aparece na igreja, e o coronel exige que o motorista conte o que fez. Tobias avisa Tomé que o coronel vai querer se vingar de Macário, e Boanerges diz a Emerenciana que vai ter que ficar ao lado de Macário se Justino quiser briga.
Luís se oferece para ajudar Boanerges na briga, mas o coronel lembra que Tobias estará ao lado de Justino e só precisa de uma desculpa para atacá-lo.
Justino e Tobias vão até a casa de Boanerges procurar por Macário, e Boanerges tenta convencer a não resolverem a questão em briga, em vão. Macário não aguenta as provocações do coronel, sai para enfrentá-lo e leva um tiro.
Sábado, 14 de dezembro
Capítulo 93
Neco decide desistir da política para não ter que se envolver em confusão, deixando os caboclos tristes e Justino fica inconformado. Generosa diz a Tobias que Zuca já estava envolvida com Luís quando era sua noiva.
Boanerges diz a Luís que encontrou uma boa fazenda que ele comprar e o advogado fica radiante. Zuca pede para ir com Luís visitar a fazenda que querem comprar e Tobias, ao descobrir que o advogado pretende comprar uma fazenda para morar com a cabocla, fica furioso.
Macário conta a Boanerges que Xexéu está pensando em concorrer contra ele nas eleições. Neco se recusa a apoiar a candidatura de Xexéu.
A sinopse da novela Cabocla
A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.
Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.
Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.
Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.
Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela Cabocla foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luiz Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.
A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.