Pesquisar
Close this search box.
EDIÇÃO ESPECIAL

Resumo Cabocla: Capítulos de 9 a 14 de setembro

Baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto e escrita por Edmara e Edilene Barbosa, Cabocla é exibida de segunda a sábado, depois do Jornal Hoje, na TV Globo

Vanessa Giácomo como Zuca em cena da novela Cabocla
Zuca (Vanessa Giácomo) em cena de Cabocla; saiba o resumo da semana da novela da TV Globo - Foto: Reprodução/Globo
Vanessa Giácomo como Zuca em cena da novela Cabocla
Zuca (Vanessa Giácomo) em cena de Cabocla; saiba o resumo da semana da novela da TV Globo - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela Cabocla, em reprise no bloco Edição Especial, da TV Globo.

Segunda-feira, 9 de setembro
Capítulo 13
Justino avisa a Neco que ele vai ter que trabalhar pesado se quiser ficar na fazenda. Generosa diz a Tina que Tomé nunca vai ser dela. Bina estranha o comportamento de Zuca. Justino chama por Felício, avisa que é o dono da terra onde ele mora e lhe dá uma semana para sair dali. Felício revela a Boanerges a ameaça de Justino.

Tobias fica furioso ao saber das ameaças de Justino, e Boanerges o acalma. Luís afirma para Felício que é preciso ver no cartório se Justino tem mesmo a escritura das terras. Boanerges garante a Tobias que ele pode confiar em Luís. Neco e Mariquinha recriminam Justino por querer tirar as terras de Felício.

Terça-feira, 10 de setembro
Capítulo 14
Emerenciana pede que Boanerges tome cuidado para não se meter numa briga séria com Justino. Pequetita garante a Joaquim que pretende perdoar as escapadas de Luís até que ele se case com ela. Tobias decide tomar satisfações com Justino. Tomé consegue acalmar Tobias e garante que vai lutar ao lado dele, se Justino expulsar sua família.

Belinha conversa com Luís sobre os acontecimentos com Felício. Boanerges decide chamar Zuca para morar na fazenda uns tempos e ajudar Emerenciana. Belinha tem a ideia de alfabetizar os adultos da região, dando aulas à noite na escola. Boanerges promete pensar no assunto. Tobias e Tomé saem a mando de Boanerges, Tomé deixa a arma de Tobias com Felício.

Emerenciana pede que Nastácio siga Ritinha e Belinha. Luís confere o registro no cartório de Xexéu e confirma que as terras são mesmo de Justino, mas afirma para Boanerges que talvez haja uma maneira de resolver a situação. Felício, bêbado, ofende Mariquinha. Ritinha avisa para Neco que Belinha está esperando por ele.

Quarta-feira, 11 de setembro
Capítulo 15
Emerenciana se preocupa com Ritinha e Belinha, que demoram a voltar. Bina concorda em mandar Zuca para a casa de Boanerges. Belinha e Neco se encontram e Nastácio vê. Zuca fica envergonhada com Luís. Nastácio afirma para Ritinha que não conta o que viu se ela lhe der um beijo. Ritinha lhe dá um tapa. Zuca atira um cravo de longe para Luís.

Mariquinha revela ao pai que Felício a insultou. Justino fica furioso, mas Neco e Mariquinha o convencem a não fazer nada. A família de Felício fica preocupada com o que pode acontecer após ele ter insultado Mariquinha. Luís pergunta a Generosa há quanto tempo sua família está naquelas terras e afirma que eles têm direito a elas por usucapião.

Xexéu garante a Justino que Boanerges e Luís acreditaram no registro falso no cartório. Boanerges manda que Tobias não faça nada contra Justino, pois eles têm uma chance de resolver tudo de maneira legal. Luís fica sem graça ao descobrir que Zuca é noiva de Tobias.

Quinta-feira, 12 de setembro
Capítulo 16
Boanerges comenta que Tina e Tomé combinam, deixando-os sem graça. De olho em Zuca, Luís diz pra Boanerges que é melhor o casamento de Tobias ser adiado até acertarem as questões da terra.Tina leva um fora de Tomé.

Zuca comenta com Tobias que acha que eles estão se casando rápido demais, deixando-o decepcionado. Luís tenta não pensar em Zuca. Zé da Estação pede pra Tobias ter paciência com Zuca, que deve estar com medo de casar. Zuca vê o quanto Tobias ficou chateado e diz que não quer adiar o casamento. Belinha recebe um bilhete de Neco.

Sexta-feira, 13 de setembro
Capítulo 17
Belinha revela a Ritinha que Neco marcou um encontro com ela na escola. Luís pergunta a Tomé há quanto tempo Zuca e Tobias estão noivos. Tomé percebe o interesse de Luís e avisa que Tobias é muito apaixonado por Zuca. Belinha finge que quer conhecer a escola para poder se encontrar com Neco. Mariquinha e Belinha simpatizam uma com a outra.

Luis pensa em escrever para o pai que está apaixonado. Belinha e Mariquinha conversam sobre a ideia de Belinha dar aula na mesma escola. Elas se apoiam. Tina e Generosa brigam por causa de Rosa. Tomé ouve tudo e decide ir morar em outro lugar. Felício afirma para Tina que ela precisa esquecer Tomé.

Sábado, 14 de setembro
Capítulo 18
Boanerges permite que Belinha dê as aulas. Justino garante a Mariquinha que não vai deixar que Belinha lecione na escola. Belinha confessa a Emerenciana que se encontrou com Neco. Boanerges anuncia que os caboclos já podem se inscrever para as aulas de Belinha.

Joaquim recebe uma carta de Luís e se preocupa, pois vê que ele não escreveu nada para Pequetita. Luis aconselha Felício a pedir a Justino mais uns dias para sair das terras, para que ele tenha tempo de entrar com um processo. Justino fala mal de Belinha e Boanerges na venda de Zaqueu. Felício vai até a casa de Justino pedir mais tempo.

A sinopse da novela Cabocla

A novela Cabocla é uma adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto e a primeira versão foi exibida 1979. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, A história se passa no município rural de Vila da Mata, em 1918, e retrata a disputa territorial entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). O enredo centraliza o romance entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).

Zuca, descrita por sua mãe Bina (Jussara Freire) como uma criatura selvagem, está noiva do peão corajoso Tobias (Malvino Salvador) e simboliza uma sensualidade pura. Já Luís Jerônimo é um jovem irresponsável, filho do rico exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria), que vive de forma imprudente, desprezando seu diploma de advogado e entregando-se às noites boêmias do Rio de Janeiro.

Após ser diagnosticado com tuberculose pelo doutor Edmundo (Othon Bastos), Luís é aconselhado pelo médico e obrigado por seu pai a se tratar em Vila da Mata. Ao chegar à cidade de Pau d’Alho, ele se hospeda no hotel de Zé da Estação (Otávio Augusto) enquanto aguarda o primo, coronel Boanerges, que o levará para sua fazenda. Durante sua estadia, Luís se encanta por Zuca, filha de Zé, o que provoca uma transformação em seu comportamento.

Ao conhecer Luís, Zuca perde o interesse em seu casamento com Tobias, abandonando os preparativos e se sentindo confusa sobre seus sentimentos. Ela tenta se afastar de Luís, mas ele permanece em seus pensamentos. A situação se complica quando Zuca é enviada para a fazenda de Emerenciana (Patricia Pillar), onde acaba se apaixonando por Luís, decidindo romper o noivado e enfrentar as consequências.

Paralelamente, a novela Cabocla aborda a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino, que disputam o controle político de Vila da Mata. Essa disputa, que também explora a questão agrária, é ilustrada desde o início com uma corrida de cavalos organizada pelo vigário Gabriel (John Herbert), que, visando arrecadar fundos para sua igreja, coloca os peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) como representantes dos dois fazendeiros.

Criada por Benedito Ruy Barbosa baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa. A direção-geral foi de José Luís Villamarim e Rogério Gomes. Ricardo Waddington assina a direção de núcleo.

Os resumos dos capítulos da novela Cabocla foram fornecidos pela TV Globo e podem sofrer alterações.

A novela Cabocla é exibida de segunda a sábado, no Edição Especial, depois do Jornal Hoje, na TV Globo.

Picture of Redação
Redação
O Portal da TV é produzido por uma equipe de jornalistas profissionais apaixonados pelo universo televisivo. Nossa missão é simples, mas crucial: levar informação com responsabilidade e precisão aos nossos leitores. Acreditamos na importância de um jornalismo ético e imparcial.