REPRISE DA RECORD

Resumo novela A Escrava Isaura de 13 a 17 de outubro

Baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela é escrita por Tiago Santiago e tem direção de Herval Rossano

Logotipo da novela A Escrava Isaura em letras douradas sobre fundo de madeira escura
A Escrava Isaura vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record - Foto: Reprodução/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.

Segunda-feira, 13 de outubro
Capítulo 31
Malvina enfrenta Leôncio com firmeza e o acusa de enganá-la. Tomásia explica a Bernardo o motivo de tê-lo comprado, e o escravo aceita ajudá-la em sua vingança. Henrique alerta Malvina sobre o caráter duvidoso de Leôncio, enquanto Helena trata o dr. Paulo com frieza. Leôncio comemora a partida de Henrique e tenta enganar a esposa oferecendo-lhe água adulterada, mas ela desconfia e recusa.

Sebastião se espanta ao descobrir as atitudes do genro. Malvina insiste para que Isaura conte toda a verdade sobre o comportamento do senhor. Bernardo traça novo plano para destruir a plantação dos Almeida. No fim do dia, Malvina flagra Leôncio nos braços de Rosa e explode de raiva.

Terça-feira, 14 de outubro
Capítulo 32
Isaura se encontra com o pai no celeiro da fazenda. Desesperado, Leôncio tenta convencer Malvina de sua inocência. Almeida retorna da viagem muito debilitado, e Tomásia se anima com a possibilidade de derrotar Leôncio. O comendador confessa sentir-se fraco. Malvina exige explicações de Rosa, que revela a obsessão de Leôncio por Isaura.

Enfurecido, o fazendeiro manda castigar a escrava no tronco. Malvina volta a pressionar Isaura sobre a relação com o marido. O dr. Paulo informa que o estado de saúde de Almeida é grave. Enquanto isso, Bernardo e Gabriel espalham uma praga nas plantações da família Almeida, iniciando sua vingança.

Quarta-feira, 15 de outubro
Capítulo 33
Os capatazes avisam Leôncio sobre movimentos suspeitos na lavoura, e ele sai à caça dos invasores. O comendador faz revelações a Isaura. Bernardo e Gabriel quase são pegos em flagrante. Chico percebe que as plantações estão contaminadas e Leôncio passa a desconfiar de Tomásia.

Martinho aparece querendo comprar Rosa, mas Sebastião decide mantê-la, junto de João e Joaquina. Malvina se irrita com a decisão do pai e se choca com o que Helena conta sobre Leôncio. Diante das revelações, Sebastião confronta o genro, e os dois têm uma discussão violenta.

Quinta-feira, 16 de outubro
Capítulo 34
Sebastião assume para Malvina, Helena e Henrique que Rosa é sua filha. Isaura presenteia Rosa com um vestido, demonstrando carinho. Belchior aconselha Isaura a fugir com o pai antes que seja tarde. Sebastião promete cuidar de Rosa, mas Malvina reage indignada.

O coronel convence Almeida a conceder a liberdade de Isaura. Gabriel se interessa pelas histórias sobre o garimpo de diamantes contadas por Bernardo. O comendador, enfraquecido, pede que Leôncio assuma os negócios e ordena que Isaura seja alforriada. Abalada, Malvina desabafa com a escrava e lamenta o amor do marido pela jovem.

Sexta-feira, 17 de outubro
Capítulo 35
Gabriel é descoberto no cafezal e luta com o capataz. Para se vingar, Bernardo incendeia as sacas de café, provocando desespero em Almeida ao ver a colheita destruída. O capataz afirma ter visto o irmão da condessa, e Leôncio confirma suas suspeitas contra Tomásia. Malvina procura Isaura em seu quarto.

Leôncio ordena que Chico suborne o tabelião para impedir sua visita à fazenda. Ao flagrar o marido no quarto de Isaura, Malvina o enfrenta com fúria. Leôncio acusa Gabriel de incendiar o café e tenta se livrar da culpa. Malvina estranha a demora do tabelião e começa a desconfiar das manobras do marido.

Qual a trama da novela A Escrava Isaura?

A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.

Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.

A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.

Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.

Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).

A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Redação
Redação
O Portal da TV é produzido por uma equipe de jornalistas profissionais apaixonados pelo universo televisivo. Nossa missão é simples, mas crucial: levar informação com responsabilidade e precisão aos nossos leitores. Acreditamos na importância de um jornalismo ético e imparcial.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.