REPRISE DA RECORD

Resumo novela A Escrava Isaura de 15 a 19 de setembro

Baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela é escrita por Tiago Santiago e tem direção de Herval Rossano

Logotipo da novela A Escrava Isaura em letras douradas sobre fundo de madeira escura
A Escrava Isaura vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record - Foto: Reprodução/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.

Segunda-feira, 15 de setembro
Capítulo 11
Gertrudes piora e o médico avisa que seus dias estão contados. Joaquina e João revelam a André a verdade sobre a morte da mãe dele, e o rapaz se revolta. Helena insiste que o pai aceite seu namoro com Gabriel, mas Sebastião resiste, e a filha o confronta sobre Gioconda.

À beira da morte, Gertrudes pede que Almeida chame o tabelião para redigir a carta de alforria de Isaura. Leôncio discute com o pai e afirma que Isaura só terá liberdade passando por cima do seu cadáver.

Terça-feira, 16 de setembro
Capítulo 12
Conde Campos cobra explicações de Tomásia sobre o anel de noivado, e ela confessa a verdade, deixando-o furioso. Leôncio manda Chico prejudicar Miguel. No leito de morte, Gertrudes insiste que não partirá sem garantir a liberdade de Isaura.

Tomásia implora o perdão do conde. Henrique tenta se aproximar de Rosa, mas ela o lembra de que são irmãos. Antes de morrer, Gertrudes declara seu amor por Isaura e pede que Almeida a proteja de Leôncio. Miguel é atacado na estrada pelos capangas de Chico.

Quarta-feira, 17 de setembro
Capítulo 13
Malvina garante a Isaura que prometeu à sogra que ela seria libertada. Conde Campos anuncia a Tomásia que deseja se separar. Chico entrega a Leôncio o dinheiro roubado de Miguel, e o fazendeiro comemora. Pouco depois, Miguel chega arrasado e conta tudo a Isaura. João e Joaquina procuram o dinheiro no quarto de Leôncio, mas são surpreendidos pelo patrão.

Sebastião volta a humilhar Rosa. Revoltado, Miguel descobre por Joaquina que Leôncio ficou com o que era seu. Dr. Paulo se interessa por Helena. Almeida enfrenta Leôncio sobre o roubo. Belchior revela algo importante, e André acaba flagrado por Chico dentro da casa grande.

Quinta-feira, 18 de setembro
Capítulo 14
Chico encontra André na casa grande e o ameaça com uma arma. Diante do caixão da mulher, Almeida promete realizar seus últimos desejos, incluindo a liberdade de Isaura. Leôncio manda castigar André no tronco. Helena se encontra com Gabriel à beira do rio, e Rosa promete ajudar os dois.

Miguel exige de Leôncio a devolução do dinheiro roubado. Conde Campos muda de ideia e declara que não consegue viver sem Tomásia. Joaquina testemunha em favor de Miguel e confirma ter visto Chico entregar o saco de dinheiro para Leôncio, deixando o fazendeiro em maus lençóis.

Sexta-feira, 19 de setembro
Capítulo 15
Sebastião intervém e encerra a briga entre Leôncio e Miguel. Irritado, Leôncio manda colocar Joaquina no tronco, e Malvina reage indignada. Gabriel pede Helena em casamento e propõe fuga. Isaura implora pela libertação de Joaquina, mas Leôncio se mostra cruel. Almeida ordena que Chico retire Joaquina do tronco.

Henrique vasculha o quarto de Leôncio em busca do dinheiro de Miguel, mas o cunhado o surpreende. André pede algo especial a Isaura antes de ser castigado. Gabriel procura o conde em busca de apoio para Miguel e Isaura. Malvina e Henrique discutem por causa de Rosa. Isaura também entra no quarto de Leôncio para tentar recuperar o dinheiro do pai.

Qual a trama da novela A Escrava Isaura?

A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.

Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.

A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.

Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.

Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).

A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.