Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.
Resumo da semana de A Escrava Isaura: Capítulos 56 a 60
Segunda-feira (17/11): Resumo do capítulo 56
Chico tranca João e Joaquina no antigo quarto de Isaura. Sebastião presenteia Rosa com uma joia e a chama de filha, deixando a escrava emocionada. Tomásia envia Raimundo à fazenda. Ele deve entregar um remédio misterioso para Leôncio.
O capataz aproveita a visita e ajuda João e Joaquina. Sebastião visita Gabriel no hospital. O coronel se emociona ao encontrar o filho em coma. Após tomar a medicação da condessa, Leôncio começa a ter fortes alucinações.
O estado do fazendeiro assusta Belchior e Chico. O mordomo chama o doutor Paulo. Em São Paulo, Isaura e Miguel planejam o futuro. Leôncio fica cada vez mais perturbado. O médico, então, decide imobilizá-lo. Diogo não consegue esquecer Helena.
Terça-feira (18/11): Resumo do capítulo 57
Sebastião se embriaga e desabafa suas mágoas com uma funcionária da Casa de Serafina. Leôncio permanece em surto e precisa ser amarrado na cama. Branca fica radiante. Geraldo avisa que Álvaro pretende pedi-la em casamento.
Ao recuperar a consciência, Leôncio é informado pelo doutor Paulo que não recebeu nenhuma medicação dele. O fazendeiro imediatamente desconfia de Tomásia. Malvina e Helena repreendem Sebastião por passar a noite fora. No garimpo, Henrique procura diamantes no rio.
Rosa se prepara para visitar Leôncio. Gabriel finalmente desperta do coma, para a esperança de Gioconda. Helena e Diogo conversam sobre poesia. O encantamento mútuo cresce, e o médico se declara. Sebastião flagra os dois de mãos dadas e desaprova.
Longe dali, Isaura, Miguel e Pedrinho chegam à chácara que desejam alugar em São Paulo.
Quarta-feira (19/11): Resumo do capítulo 58
Isaura e Miguel ficam tensos. O proprietário da chácara afirma que os conhece de algum lugar. Helena se revolta contra Sebastião. Ela não aceita o comportamento dele com Diogo e a imposição de um casamento com doutor Paulo.
Belchior entrega uma carta de Malvina para Leôncio, que escreve uma resposta. Tomásia recebe um presente assustador. Malvina comemora a carta do marido. Isaura e Pedrinho passeiam pela chácara. A jovem se assusta ao encontrar Álvaro, e a atração entre os dois é imediata.
Malvina decide voltar para a fazenda. Sebastião lamenta a decisão da filha. A esposa chega no momento em que Leôncio está na cama com Rosa. O fazendeiro esconde a escrava no quarto de João e Joaquina. Os idosos imploram pela ajuda dela.
Quinta-feira (20/11): Resumo do capítulo 59
Álvaro e Isaura trocam novos olhares. No quarto dos escravos, Rosa consegue dar água e comida para João e Joaquina. Encantado, Álvaro comenta com a mãe sobre a jovem que conheceu. Durante o jantar, Branca fica decepcionada, pois o pedido de casamento não acontece.
Raimundo cumpre as ordens de Tomásia e coloca uma cobra venenosa na cama de Leôncio. Helena reafirma que não se casará com o doutor Paulo. Malvina leva um susto ao encontrar a cobra. Gioconda repreende a sede de vingança de Tomásia.
Branca se desespera com a indiferença de Álvaro. O rapaz visita a chácara. Isaura mente seu nome e se apresenta como Elvira. Raimundo avisa Tomásia que deixará o serviço e sugere Belchior como substituto.
Sexta-feira (21/11): Resumo do capítulo 60
Sebastião reprova o fato de Malvina ter passado a noite fora. No garimpo, Henrique sofre por estar longe de Isaura. Rosa desabafa com Flor-de-Lis. Malvina se revolta ao ver a crueldade de Leôncio contra João e Joaquina, e decide ir embora novamente.
Pedrinho nota o interesse de Isaura por Álvaro. O rapaz, apaixonado, fala sobre “Elvira” com Geraldo. Branca se desespera com a rejeição. Na fazenda, Leôncio agride os escravos idosos, mas Belchior os ajuda. A roda da carroça de Miguel quebra.
Álvaro passa pelo local e oferece ajuda ao grupo. André e Moleca chegam à casa de Tomásia. Belchior se une a André em um plano para libertar João e Joaquina. Álvaro deixa Isaura e Miguel em casa. Ele aceita um lanche e revela ser abolicionista, encantando Isaura.
Qual a trama da novela A Escrava Isaura?
A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.
Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.
A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.
Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.
Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).
A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.
Assista aos capítulos no RecordPlus. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.


