Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.
Segunda-feira, 20 de outubro
Capítulo 36
Sebastião comove Rosa ao chamá-la de filha e garantir que cuidará de seu futuro. Tomásia entrega a carta de alforria para Bernardo, e os dois se emocionam com o momento da liberdade. Leôncio consegue se apossar do testamento de Almeida.
Malvina manda Belchior buscar o tabelião na cidade. Leôncio fica exultante com os documentos que lhe dão poder total sobre os negócios. Almeida percebe o roubo do testamento, se desespera e conta tudo para Isaura. Malvina confronta o marido, mas ele a manda embora.
André surge na venda de Miguel. Leôncio tem uma discussão cruel com o pai. Bernardo corre para avisar que os homens do vilão invadiram a fazenda de Tomásia. Belchior retorna e revela para Isaura que Leôncio conseguiu subornar o tabelião para validar seus planos.
Terça-feira, 21 de outubro
Capítulo 37
Bernardo e Gabriel enfrentam os capangas de Leôncio em uma luta para defender a propriedade de Tomásia. O vilão confessa a Malvina que ama Isaura e que o casamento com ela foi motivado apenas por interesse. Isaura fica em choque ao ver Leôncio queimar o testamento.
Malvina surpreende Leôncio beijando Isaura e fica revoltada com a cena. Helena começa a ensinar Rosa a escrever. Leôncio afronta Almeida novamente e revela que conseguiu interditá-lo. Malvina desabafa com o pai, Sebastião, e conta sobre as humilhações que sofre no casamento.
Rosa fica radiante ao reencontrar André. João e Joaquina também se emocionam com a presença do escravo fugido. O sargento local intervém e ameaça prender Leôncio caso ele tente alguma nova ação violenta contra Tomásia ou sua propriedade.
Quarta-feira, 22 de outubro
Capítulo 38
Leôncio não se intimida e desafia o sargento. A autoridade, porém, o adverte de que ele será preso se cometer qualquer outro crime. Rosa demonstra incômodo quando André menciona Moleca. Gabriel finalmente consegue se encontrar com Helena, e os dois renovam suas juras de amor.
Isaura conclui que a única saída é fugir e avisa ao pai. Leôncio ameaça Miguel e o proíbe de retornar à fazenda. Gioconda fica apreensiva com a decisão de Gabriel de partir para o garimpo. Almeida, debilitado, pede perdão a Miguel por todo o mal que lhe causou.
Sebastião visita Almeida e afirma que nunca permitirá o casamento de seu filho com Isaura. Rosa aproveita o reencontro e se insinua para André. Malvina, ainda desconfiada, volta a questionar as intenções de Isaura e sua proximidade com Leôncio.
Quinta-feira, 23 de outubro
Capítulo 39
Almeida se despede de Sebastião em um encontro emocionante. O comendador faz um último pedido ao amigo: que cuide de Isaura após sua morte. Sebastião, por sua vez, ameaça executar as dívidas de Leôncio caso ele continue a maltratar Malvina. André reencontra Bernardo.
O comendador aconselha Isaura a fugir assim que ele morrer e lhe entrega a caixa de joias de Gertrudes. André se arrisca e invade a fazenda para conseguir ver Isaura. Leôncio, no entanto, flagra os dois juntos na cozinha e fica furioso.
André consegue fugir. Leôncio imediatamente supõe que o escravo esteja escondido na pensão, no quarto de Miguel. Malvina desconta sua raiva em Isaura, a esbofeteia e faz ameaças graves contra a escrava, demonstrando todo o seu ciúme e frustração.
Sexta-feira, 24 de outubro
Capítulo 40
Leôncio aciona a polícia e vai até o quarto de Miguel na pensão para caçar André. O escravo se refugia em um esconderijo secreto, e o sargento encerra a busca sem encontrá-lo. Malvina tenta voltar a maltratar Isaura, mas desta vez não consegue ser cruel.
Belchior e o capitão do mato se envolvem em uma confusão no bordel e acabam presos. Leôncio ameaça Miguel e exige que ele revele o esconderijo, mas o pai de Isaura se nega. Violeta ajuda André a fugir. Tomásia aceita abrigar o escravo em sua fazenda.
Em seu leito de morte, Almeida se desespera ao ouvir Leôncio afirmar que venderá a fazenda. Malvina e o marido iniciam uma nova discussão violenta, e os dois se agridem fisicamente. Rosa fica confusa sobre seus sentimentos após rever André.
O comendador pede para dar uma última volta pela propriedade. Em seu último esforço, ele suplica ao filho que, após sua morte, não faça nenhum mal para Isaura.
Qual a trama da novela A Escrava Isaura?
A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.
Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.
A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.
Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.
Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).
A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.
Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.