REPRISE DA RECORD

Resumo novela A Escrava Isaura de 22 a 26 de setembro

Baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela é escrita por Tiago Santiago e tem direção de Herval Rossano

Logotipo da novela A Escrava Isaura em letras douradas sobre fundo de madeira escura
A Escrava Isaura vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record - Foto: Reprodução/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.

Segunda-feira, 22 de setembro
Capítulo 16
Isaura encontra o dinheiro de seu pai escondido em uma gaveta de Leôncio. Enquanto isso, André sofre no tronco, deixando Malvina e Henrique horrorizados com tamanha crueldade. Almeida promete a Isaura que lhe dará a carta de alforria. Leôncio desconfia de que a jovem tenha mexido em seus pertences.

João cuida de Joaquina e afirma que André precisa fugir para o quilombo. Leôncio invade o quarto de Isaura, mas Malvina o repreende duramente. Rosa se declara para André. Henrique e Malvina questionam Leôncio sobre o dinheiro roubado de Miguel. André sonha com Isaura. Tomásia se assusta ao encontrar Leôncio na cidade.

Terça-feira, 23 de setembro
Capítulo 17
O Conde Campos desafia Leôncio para um duelo. Almeida se irrita quando Miguel chega com um policial para acusar o filho de roubo. Isaura aparece na sala com o dinheiro encontrado no quarto de Leôncio. Miguel percebe que parte da quantia desapareceu.

Almeida recusa vender Isaura por valor inferior ao combinado, deixando Miguel desesperado. João e Joaquina planejam a fuga de André. Almeida explica a Isaura o motivo de não aceitar a proposta de Miguel. O comendador se decepciona ainda mais ao ver as escravas compradas por Leôncio. Tomásia chora, aflita com a situação do marido.

Quarta-feira, 24 de setembro
Capítulo 18
Dr. Paulo pede permissão ao coronel Sebastião para cortejar Helena. André insiste em fugir para um quilombo. Tomásia sonha com a morte do marido e fica em pânico. Leôncio combina com Francisco uma emboscada contra o Conde Campos no duelo. Helena diz ao pai que não tem interesse em Dr. Paulo.

Isaura entrega dinheiro a João para ajudar na fuga de André. Joaquina pede a Isaura que coloque ervas na comida dos capangas, facilitando a saída de André. Henrique pensa em pedir dinheiro ao pai para ajudar Miguel a comprar a liberdade da jovem. Leôncio invade o quarto de Isaura e tenta violentá-la.

Quinta-feira, 25 de setembro
Capítulo 19
André tenta matar Leôncio antes de fugir. Tomásia implora ao marido que desista do duelo. Conde Campos pede a Gabriel que cuide de sua mulher caso ele não volte. No confronto, o conde é atingido por dois tiros. Dr. Paulo afirma que a situação dele é grave e denuncia tentativa de assassinato.

Henrique tenta conseguir dinheiro com o pai para ajudar Isaura. Apaixonado, ele revela ao comendador Almeida que pretende se casar com a escrava. Rosa ameaça Isaura, prometendo contar que os capangas foram envenenados para facilitar a fuga de André.

Sexta-feira, 26 de setembro
Capítulo 20
João, Joaquina e Isaura confessam ao comendador que ajudaram André a escapar. Almeida decide castigar os envolvidos. Miguel lamenta não ter conseguido comprar a liberdade da filha. Dr. Paulo confirma que Leôncio armou a emboscada contra o Conde Campos.

André conhece Bernardo, outro escravo fugitivo. Tomásia se despede do marido agonizante. Leôncio, ao descobrir que Isaura beijou André, tenta importuná-la e acaba mordido por ela. Henrique promete ajudar na compra da liberdade da jovem, mas Sebastião se recusa a dar o dinheiro ao filho.

Qual a trama da novela A Escrava Isaura?

A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.

Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.

A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.

Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.

Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).

A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.