REPRISE DA RECORD

Resumo novela A Escrava Isaura de 27 a 31 de outubro

Baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela é escrita por Tiago Santiago e tem direção de Herval Rossano

Logotipo da novela A Escrava Isaura em letras douradas sobre fundo de madeira escura
A Escrava Isaura vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record - Foto: Reprodução/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.

Resumo da semana de Celebridade: Capítulos 41 a 45

Segunda-feira (27/10): Resumo do capítulo 41

Muito debilitado, o Comendador passeia com Isaura pela fazenda e relembra momentos com Gertrudes. Ele lamenta os erros e maldades que cometeu. O Comendador pede perdão a Isaura e morre nos braços da escrava.

Isaura chora, arrasada. Leôncio surpreende Malvina ao abraçar o corpo do pai e chorar. Sebastião também se entristece com a morte do compadre. Malvina sofre ao ouvir Leôncio falar com Isaura e amaldiçoa o marido.

Malvina se desculpa com Isaura. A escrava implora para que ela não deixe a fazenda. Gabriel se dirige à fazenda do Coronel Sebastião para se despedir de Helena.

Terça-feira (28/10): Resumo do capítulo 42

Gabriel e Helena se despedem. Henrique flagra o casal e aponta uma arma para o rapaz. Logo depois, ele se comove com o amor dos dois e decide aceitar o romance da irmã. Gioconda faz uma confissão chocante para Tomásia a respeito de Gabriel.

Henrique e André conversam sobre os sentimentos que ambos nutrem por Isaura. Leôncio fica irado ao ver Miguel no velório do Comendador. Um sobrinho de Gioconda chega à fazenda. Tomásia insiste com a mãe que é preciso contar a verdade para Gabriel.

Álvaro e Geraldo discutem seus planos para o futuro. No caminho para o garimpo, Gabriel leva um tiro nas costas. Branca, Perpétua e Estela debatem a abolição da escravatura. Malvina anuncia sua partida da fazenda, e Leôncio reage com ironia.

Quarta-feira (29/10): Resumo do capítulo 43

Isaura afirma que nunca será de Leôncio. Malvina se despede do marido. Isaura desabafa suas lamentações com Henrique. Sozinha com Leôncio, a escrava é ameaçada, pois ele tenta forçá-la a ser sua. Rosa chora com medo de Malvina retornar para a casa do pai.

Isaura reage à investida de Leôncio e o ameaça com uma faca. Diogo consegue extrair a bala alojada na coluna de Gabriel. A pedido de Malvina, Sebastião envia Rosa para uma pensão. Henrique retorna à fazenda em busca de Isaura.

Leôncio, no entanto, agride o rapaz e o ameaça. Gabriel ferido é levado para casa, onde recebe os cuidados de Diogo. Leôncio castiga Isaura, prendendo-a na cela dos escravos, sem água e sem comida. Moleca demonstra ciúmes de André por causa de Isaura.

Álvaro conversa com a mãe sobre a Abolição da Escravatura. Branca revela seu desejo de entrar para a sociedade abolicionista.

Quinta-feira (30/10): Resumo do capítulo 44

Belchior visita Isaura na cela. Leôncio ordena que a escrava trabalhe na roda de fiar. Ela permanece sem direito a comida ou água e quase desfalece. Diogo informa a Gioconda que Gabriel perdeu os movimentos da perna.

Leôncio força Rosa a entrar em sua carruagem e tenta beijá-la. Miguel corre para avisar Sebastião que Leôncio levou Rosa à força para a fazenda. Rosa consegue visitar Isaura na cela. Coronel Sebastião revela a Helena que Gabriel foi ferido e está inválido.

A jovem chora e exige ver o amado. Isaura desmaia no chão, mas Raimundo a socorre. Leôncio impõe uma condição a Sebastião: Rosa só volta para casa se a dívida dele for perdoada.

Sexta-feira (31/10): Resumo do capítulo 45

Diogo acredita que Helena deve visitar Gabriel. Gioconda revela ao Coronel Sebastião que Gabriel é filho dele. Ela também informa que o rapaz não está nada bem. Com febre alta, Gabriel chama por Helena. Rosa se oferece para Leôncio, mas ele a despreza.

O vilão exige a presença de Isaura. Com remorso, Sebastião lamenta o fato de ter tentado matar Gabriel duas vezes. Branca conversa com a mãe sobre Álvaro. Leôncio ordena que Isaura seja enviada para trabalhar na lavoura.

Sebastião conta a Helena a verdade: ela e Gabriel são irmãos. André confessa a Moleca seu plano de ajudar Isaura a fugir da fazenda. Miguel decide se desfazer de sua venda. Tomásia manifesta o desejo de contar a Gabriel que Helena é sua irmã.

Álvaro revela à mãe que vendeu o relógio de ouro do pai. Ele usou o dinheiro para comprar um escravo, a quem pretende dar a liberdade.

Qual a trama da novela A Escrava Isaura?

A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.

Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.

A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.

Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.

Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).

A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.