Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.
Resumo da semana de A Escrava Isaura: Capítulos 46 a 50
Segunda-feira (3/11): Resumo do capítulo 46
Leôncio castiga Isaura e a obriga a trabalhar na lavoura. Tomásia e Gioconda ficam aflitas com o delicado estado de saúde de Gabriel. Helena não consegue aceitar a descoberta de que é irmã do rapaz. André retorna à cidade com o objetivo de ajudar Isaura.
Leôncio não esconde sua alegria ao saber que Gabriel foi baleado. Isaura jura que jamais se entregará ao seu senhor. Geraldo comenta sobre o interesse de Branca, sua irmã, em Álvaro. Perpétua afirma que apoiaria um casamento do filho com a moça.
Gabriel se desespera ao receber a notícia de que não poderá mais andar. Gioconda decide contar toda a verdade ao filho, que reage com revolta. Leôncio ordena que Isaura seja colocada nos ferros. Rosa, apesar da rivalidade, demonstra pena da escrava.
Terça-feira (4/11): Resumo do capítulo 47
Henrique afirma que ajudará Miguel no plano de fuga com Isaura. Belchior cuida da escrava, que permanece amordaçada. Leôncio se humilha aos pés de Isaura, implorando desesperadamente pelo amor dela. Álvaro se entusiasma com os planos para a libertação de escravos.
Helena insiste em fazer uma visita a Gabriel. Presa ao tronco, Isaura volta a rejeitar Leôncio. Acompanhada por Sebastião, Helena vai à casa de Tomásia para ver o rapaz. Diogo fica imediatamente impressionado com a beleza da jovem.
Flor-de-Lis trai Miguel e Isaura. Ela procura o capitão do mato e revela todos os detalhes sobre os planos de fuga.
Quarta-feira (5/11): Resumo do capítulo 48
Leôncio garante que castigará Isaura até a morte. Sebastião tenta intervir e evitar uma tragédia na fazenda dos Almeida. Tomásia se compromete a ajudar Miguel na fuga com a filha. O pai de Isaura chega à fazenda com Henrique, André e outros homens.
Violeta se enfurece ao descobrir a traição de Flor-de-Lis e a expulsa do bordel. Leôncio retira Isaura do tronco e a arrasta para seu quarto. Henrique invade a casa grande no momento exato e consegue salvar a escrava das mãos do vilão.
Belchior ajuda Miguel e Isaura a fugirem. O sargento aparece e prende Henrique em flagrante. Perpétua volta a insistir para que o filho se case com Branca. Leôncio, furioso, sai em perseguição a Isaura.
Quinta-feira (6/11): Resumo do capítulo 49
Isaura e Miguel conseguem escapar de Leôncio. Eles buscam refúgio e pedem abrigo na fazenda de Tomásia. O fazendeiro anuncia uma alta recompensa para quem capturar e devolver a escrava. Sebastião visita Henrique na cadeia e repreende o filho.
Diogo cuida dos ferimentos de Miguel. Sebastião se irrita profundamente com Malvina, que insiste em defender Leôncio. Violeta expulsa Flor-de-Lis da Casa de Serafina. Perturbado, Leôncio tem uma visão assustadora com seu pai.
Tomásia fica encantada com a beleza e a educação de Isaura. Álvaro volta a conversar com a mãe sobre a mulher misteriosa que aparece constantemente em seus sonhos.
Sexta-feira (7/11): Resumo do capítulo 50
Leôncio denuncia Tomásia ao sargento de milícia por abrigar Isaura e exige a prisão da condessa. Em outro núcleo, Bernardo comemora ao encontrar seu primeiro diamante. A condessa arma um plano para garantir a fuga de Miguel e Isaura.
O fazendeiro invade a propriedade de Tomásia. Ele exige que a polícia faça uma busca minuciosa por Isaura. Leôncio também organiza seus homens para cercar a fazenda e impedir qualquer tentativa de fuga.
Durante o cerco, André reencontra seus antigos companheiros de senzala. O grupo se une para salvar Isaura. Miguel e a filha se despedem emocionados da condessa, agradecendo por toda a ajuda. Malvina insiste em se reconciliar com Leôncio e irrita o pai.
Qual a trama da novela A Escrava Isaura?
A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.
Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.
A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.
Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.
Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).
A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.
Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.


