REPRISE DA RECORD

Resumo novela A Escrava Isaura de 9 a 13 de fevereiro

Baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães, a novela é escrita por Tiago Santiago e tem direção de Herval Rossano

Logotipo da novela A Escrava Isaura em letras douradas sobre fundo de madeira escura
A Escrava Isaura vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record - Foto: Reprodução/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura (2004), em edição remasterizada nas tardes da Record.

Resumo da semana de A Escrava Isaura: Capítulos 116 a 120

Segunda-feira (9/2): Resumo do capítulo 116

Leôncio discute com Isaura. Belchior celebra sua despedida de solteiro. Álvaro garante que vai sequestrar a escrava. Serafina rejeita as investidas do jardineiro. Diogo e Helena aproveitam momentos felizes na hospedaria.

Leôncio agride Isaura e faz ameaças contra a vida da moça. Malvina surpreende o marido no momento da agressão.

Terça-feira (10/2): Resumo do capítulo 117

Malvina avisa que deixará Leôncio sem dinheiro. Paulo discute com Belchior. O vilão admite que deu presentes para a escrava. Álvaro apresenta melhora da febre amarela e decide ir ao casamento.

Belchior se arruma para a cerimônia. Isaura coloca seu vestido de noiva. Álvaro pede auxílio a Tomásia para executar o plano de resgate da amada.

Quarta-feira (11/2): Resumo do capítulo 118

Tomásia concorda em ajudar Álvaro. André e o grupo de quilombolas partem em direção à fazenda de Leôncio. Miguel revela a Isaura que as cartas eram falsas. A moça fica em dúvida entre o casamento e a fuga. Serafina se prepara para o evento.

Sebastião proíbe a ida de Rosa à cerimônia. Isaura avisa aos patrões que descobriu a farsa e deseja desistir da união. Belchior recepciona os convidados. A escrava resolve ir à igreja. Sebastião vê Henrique ao lado de Flor-de-lis. Isaura chega ao local.

Quinta-feira (12/2): Resumo do capítulo 119

Leôncio trata Belchior com desprezo. Álvaro chega à igreja e leva Isaura consigo. Leôncio, Malvina e o noivo aguardam no altar. Rosa imagina como seria a festa. O vilão vai até a porta e nota a fuga da escrava. Belchior fica desolado. Geraldo corteja Malvina.

Leôncio reúne capatazes para caçar a fugitiva. Malvina chora no ombro de Sebastião. Miguel discute com Martinho e agride o genro. Diogo e Helena namoram. Malvina recusa os elogios de Geraldo. Belchior chora. Henrique lamenta o ocorrido. Estela leva Branca para pedir desculpas a Perpétua.

André chega à casa de Tomásia. Sebastião recebe a prima Aurora. Isaura e Álvaro se escondem na mata.

Sexta-feira (13/2): Resumo do capítulo 120

Isaura veste o traje enviado pela Condessa. Rosa conhece Aurora. Miguel demonstra preocupação com a filha. Álvaro improvisa um abrigo para os dois, mas segue febril. Sebastião conta a Rosa sobre o sequestro de Isaura antes do casamento.

Belchior oferece muito dinheiro por uma noite no bordel, mas nenhuma mulher aceita. Pedrinho derruba limonada em Branca e sofre ameaças. Rosa desconfia de Aurora. Leôncio exige o retorno da escrava a qualquer custo. Tomásia tenta acalmar Miguel.

Rosa é enviada à cozinha durante o jantar de Sebastião e Aurora. Malvina e Leôncio discutem por causa da escrava. Belchior vira alvo de deboche e ameaça os capangas com uma faca. Álvaro teme pela própria vida.

Leôncio interpretado por Leopoldo Pacheco encara Isaura vivida por Bianca Rinaldi segurando cesta de flores em cena da novela A Escrava Isaura
Leôncio (Leopoldo Pacheco) e Isaura (Bianca Rinaldi) em A Escrava Isaura – Foto: Divulgação/Record

Qual a trama da novela A Escrava Isaura?

A Escrava Isaura apresenta a história de Isaura (Bianca Rinaldi), filha da escrava Juliana (Valquíria Ribeiro) e do feitor Miguel (Jackson Antunes), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco). Educada pela mulher dele, Gertrudes (Norma Blum), a jovem recebe formação refinada, mas permanece na condição de escrava.

Em 1854, Isaura é cortejada por Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se casa com Malvina (Maria Ribeiro), mas mantém sua obsessão pela escrava. Rosa (Patrícia França), invejosa e ardilosa, torna-se cúmplice de Leôncio e inimiga de Isaura. Mesmo cercada por intrigas, ela resiste com dignidade e coragem.

A morte do Comendador e de Gertrudes agrava a situação da jovem. Leôncio queima o testamento que garantiria sua liberdade e passa a humilhá-la com trabalhos forçados e agressões. Isolada do pai, Isaura vê sua vida desmoronar sob o peso da violência do senhor e das armadilhas de Rosa.

Com a ajuda de Miguel, Isaura foge para São Paulo e conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que se apaixona por ela. O romance enfrenta a oposição de Branca (Renata Dominguez), moça rica prometida a Álvaro, e é ameaçado pela perseguição de Leôncio. Mesmo sob nova identidade, Isaura não escapa de seu destino.

Escrita por Tiago Santiago e com direção de Herval Rossano (1935-2007), A Escrava Isaura é baseada na obra homônima de Bernardo Guimarães (1825-1884).

A edição remasterizada do folhetim vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, depois do slot de programação local da Record.

Assista aos capítulos no RecordPlus. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela A Escrava Isaura.

Portal da TV © 2026 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: