TRAMA TURCA

Resumo novela Mãe de 12 a 16 de janeiro

Com direção de Merve Girgin Aytekin e roteiro de Berfu Ergenekon e Merve Gur, o folhetim vai ao ar de segunda a sábado, às 21h

Três personagens principais da novela Mãe em frente a paisagem azul com céu nublado e o título MÃE escrito em letras brancas à direita
Novela Mãe: saiba o que vem por aí nos próximos capítulos da trama turca - Foto: Divulgação/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos acontecimentos dos próximos capítulos da novela Mãe (2016), da Record.

Resumo da semana de Mãe: Capítulos 54 a 58

Segunda-feira (12/1): Resumo do capítulo 54

A família se reúne para celebrar o aniversário de Duru. Melek, apavorada, avisa Sule sobre a doença de Hasan, mas a mãe ignora o alerta. Sinan demonstra entusiasmo com a chance de Zeynep estar grávida. Duru declara seu amor a Ali e o pede em casamento.

A situação sai do controle e o jornalista rejeita a proposta. Melek recorre à vizinha para cuidar do irmão doente. Gönül sofre quando Zeynep menciona a saudade que sente de Turna e cogita contar toda a verdade à filha.

Gönül avista Melek com o irmão no ambulatório do orfanato e se desespera com o estado das crianças. Zeynep e Sinan iniciam o processo de aproximação com uma menina para adoção. Sule garante uma vaga de cantora em um restaurante.

Duru ingere álcool em excesso após o fim do romance com Ali. A proprietária da casa noturna alerta Sinan, que busca a cunhada com a ajuda de Zeynep. Já na casa da irmã, Duru fala demais e provoca ciúmes em Sinan ao mencionar Ali.

Terça-feira (13/1): Resumo do capítulo 55

Gönül desabafa com a sogra, que fica horrorizada com as atitudes de Cahide. O teste de gravidez de Zeynep dá negativo, o que causa decepção em Sinan. A senhora Zeynep orienta Gönül a revelar para Sinan que Turna continua viva.

Ali confessa ser apaixonado por Zeynep durante uma conversa franca. A fotógrafa reage com espanto e decide pedir demissão do jornal. Cengiz recebe uma oferta de emprego em outra cidade. Melek vê uma notícia sobre o livro de Ali e recupera as esperanças.

A menina decide procurar a mãe adotiva no jornal, mas sofre uma grande desilusão ao ver Zeynep acompanhada de outra criança. Gönül revela a Sinan a farsa sobre a morte de Turna. Sule leva o marido ao local de seu novo trabalho.

Sinan avisa Cahide que contará toda a verdade para a mulher. Melek chora sozinha, crente de que foi esquecida por Zeynep. Sinan repreende Cahide de forma severa, momento em que Zeynep chega e interrompe a discussão.

Quarta-feira (14/1): Resumo do capítulo 56

Zeynep pressiona o marido para saber o que ele esconde. Cahide, nervosa, inventa uma desculpa rápida. Sinan insiste com a sogra sobre a necessidade de ser honesto com a companheira. Sule demonstra carinho pelo filho, o que alegra Melek.

O diretor do orfanato autoriza o passeio de Zeynep com a garota que ela pretende adotar. Duru busca seus pertences na casa de Ali e sai do local abalada. Cahide e Gamze estranham o sumiço de Duru. Um cliente do escritório demonstra interesse por Gamze.

Zeynep nota que os sapatos da menina do orfanato estão apertados e recorda-se de Turna imediatamente. Cengiz obriga Melek a carregar lenha para fora da residência. Cahide se irrita quando Gönül afirma que Melek necessita de auxílio urgente.

O chefe de Zeynep recusa o pedido de demissão e chama a atenção de Ali. Gönül visita Ecel, vizinha de Sule. A mulher relata as condições precárias e desumanas em que Melek e o irmão vivem naquela casa.

Quinta-feira (15/1): Resumo do capítulo 57

Gamze aceita o convite de Selim para jantar. Zeynep visita Gönül, e a avó insinua que a mãe da fotógrafa enfrenta problemas. Cengiz proíbe Sule de deixar dinheiro para a alimentação de Melek. Gönül aproveita a saída do casal e bate na porta da casa.

Turna fica radiante ao reencontrar Gönül, que prepara uma refeição para a menina. Duru retorna para casa transtornada. Gamze entra em pânico ao perceber que Duru ingeriu um vidro de remédios. Sinan tenta revelar a verdade para Zeynep.

A conversa é interrompida pela notícia de que Duru tentou tirar a própria vida. Cengiz provoca tumulto na estreia de Sule no bar. A família se desespera no hospital com o estado de Duru. Sule exige a saída de Cengiz do estabelecimento.

Gönül e Turna se assustam com a volta repentina de Cengiz. Gönül foge pela janela para evitar conflitos. Cengiz se embriaga em casa e aterroriza Melek. Zeynep percebe que Gönül esconde algo grave e exige saber a verdade.

Sexta-feira (16/1): Resumo do capítulo 58

Cengiz se revolta com a falta de bebida e obriga Melek a sair com ele. Duru acorda, lê um bilhete de Ali e jura para a família que não tentou o suicídio. Cengiz leva Melek ao mercado e ordena que ela roube uma garrafa.

A menina não consegue furtar o item. O patrão de Sule conversa com ela e proíbe a entrada de Cengiz no local. O vilão desconfia da saída da mulher, tranca Melek do lado de fora na chuva e vai atrás de Sule.

Ecel encontra Melek ensopada na rua e a acolhe. Zeynep decide seguir Gönül. O dono do restaurante reforça o veto a Cengiz. Gönül chega à casa de Ecel e Turna celebra o encontro. Zeynep entra logo em seguida no local.

Gönül abre a porta e dá de cara com a filha. Zeynep fica em choque ao ver Turna viva. A trama apresenta um flashback dos eventos de um ano atrás. Na ocasião, Melek vendia lenços e Cengiz trabalhava como manobrista, ao passo que Zeynep estava em coma.

Mulher de expressão séria de roupa preta ao lado de mulher segurando menina sorridente com uniforme escolar e pena branca na mão diante de paisagem azul com céu nublado
Gonul Aslan (Vahide Percin), Zeynep Gunes (Cansu Dere) e Melek Akcay (Beren Gokyildiz) na novela Mãe – Foto: Arte/Portal da TV

Sobre a novela Mãe

A novela Mãe foca na história de Zeynep (Cansu Dere). Ela é uma professora solitária que carrega traumas de abandono. Zeynep conhece Melek (Beren Gokyildiz), sua aluna de sete anos. Ela rapidamente identifica na menina a mesma dor que sentiu em sua infância. Zeynep descobre que Melek é vítima constante de violência doméstica.

Os agressores de Melek são sua mãe, Sule (Gonca Vuslateri), e o padrasto, Cengiz (Berkay Ates). Sule é negligente e instável. Cengiz é um homem violento que agride mãe e filha. Ao presenciar uma cena brutal de abuso, Zeynep decide agir. Ela planeja uma fuga arriscada para salvar a vida da criança.

Zeynep simula a morte de Melek e foge com ela para outra cidade. Elas assumem novas identidades. A professora se torna a mãe da menina. Juntas, elas tentam construir uma nova vida. No entanto, a adaptação é difícil. Elas enfrentam desafios financeiros e a constante ameaça de serem descobertas pela polícia e pelos agressores.

A novela Mãe aprofunda os conflitos do passado de Zeynep. Ela reencontra Gonul (Vahide Percin), sua mãe biológica. O policial Sinan (Serhat Teoman) investiga o caso e se apaixona por Zeynep. Enquanto isso, o jornalista Ali (Can Nergis) descobre o segredo, mas opta por proteger a professora, gerando um triângulo amoroso.

A trama aborda a complexa relação entre maternidade biológica e afetiva. Zeynep luta contra todos para proteger Melek. Sule e Cengiz não desistem de encontrar a menina. A história questiona os limites do sacrifício. A novela Mãe é um drama intenso sobre amor, redenção e a formação de novos laços familiares.

Com roteiro de Berfu Ergenekon e Merve Gur, a novela Mãe tem direção de Merve Girgin Aytekin. Na Record, a trama vai ao ar de segunda a sábado, às 21h, depois do Jornal da Record.

Assista aos capítulos no RecordPlus. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Mãe.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Preencha os campos abaixo para apontar erro na reportagem: