TRAMA TURCA

Resumo novela Mãe de 27 a 31 de outubro

Com direção de Merve Girgin Aytekin e roteiro de Berfu Ergenekon e Merve Gur, o folhetim vai ao ar de segunda a sábado, às 21h

Três personagens principais da novela Mãe em frente a paisagem azul com céu nublado e o título MÃE escrito em letras brancas à direita
Novela Mãe: saiba o que vem por aí nos próximos capítulos da trama turca - Foto: Divulgação/Record
Compartilhe:

Fique por dentro dos acontecimentos dos próximos capítulos da novela Mãe, da Record.

Resumo da semana da novela Mãe: Capítulos 1 a 5

Segunda-feira (27/10): Resumo do capítulo 1

O capítulo inicia com buscas policiais por Melek, que caiu no mar. A mãe dela, Sule, reconhece a touca vermelha da filha. Uma semana antes, Melek acorda em casa e tenta conversar com Sule , que reclama do cansaço e a adverte para não acordar Cengiz. A menina fala sobre a morte de seu cachorro da escola, Pamuk, mas é ignorada pela mãe. Melek então alimenta seu coelho, Sakiz.

Zeynep é informada na escola que deverá substituir a professora Handan, que quebrou a perna. Ela assume a turma e pede que escrevam uma carta para Pamuk. Melek se recusa, dizendo que mortos não podem ler , o que irrita os colegas. Zeynep não a obriga a escrever. Outra professora comenta que Melek é uma menina estranha.

Gamze prova seu vestido de noiva e se irrita ao receber uma mensagem de Zeynep avisando que não irá ao casamento. Cahide, a mãe adotiva, discute com Gamze por ter tratado a irmã como uma estranha. Duru decide ligar para Zeynep, que ignora a chamada. Na casa de Melek, Cengiz ameaça a menina por fazer barulho e depois vai ao bar onde Sule trabalha exigir o dinheiro dela.

Mais tarde, Zeynep encontra Melek sozinha na rua. A professora diz que é tarde, mas a menina a segue até um restaurante. Melek pede sorvete derretido e pergunta a Zeynep por que ela não gosta dela. Zeynep responde que não gosta de crianças e é apenas uma substituta. Melek mostra seu caderno de “tesouros”, listando as coisas que a fazem feliz.

Zeynep leva Melek para casa, mas a menina insiste em ir sozinha. No dia seguinte, na escola, Melek não come o lanche e mente para Zeynep, dizendo que comeu em casa. Um colega revela que ela nunca traz comida. Pouco depois, Melek pede para ir ao banheiro e é encontrada desmaiada por uma colega.

Zeynep leva Melek para a enfermaria. Ela e a professora Sezgin notam que Melek está abaixo do peso e que seu corpo está coberto de hematomas. Sezgin decide ligar para a mãe. Melek acorda e pede para não ir para casa. Sule chega à escola e é questionada por Zeynep sobre levar a filha ao hospital, mas reage defensivamente.

Terça-feira (28/10): Resumo do capítulo 2

Zeynep se encontra com Ercan para discutir sua participação em um grupo de pesquisa sobre aves migratórias. Na universidade, ela é apresentada a Ali. Mais tarde, na escola, Zeynep nota a ausência de Melek. A professora Sezgin se reúne com o diretor e um assistente social, Sr. Faruk, para relatar suas suspeitas de maus-tratos, mencionando os hematomas no corpo da menina. O assistente social, porém, explica que precisa de provas concretas para intervir, como um relatório médico.

Sezgin convence Zeynep a irem juntas à casa de Melek. No local, uma vizinha comenta que Sule mora com Cengiz e que as brigas do casal são frequentes. Sule chega com Melek, que apresenta um olho roxo. A menina alega ter se machucado com uma bola no parque. Sule reage defensivamente às perguntas das professoras e as expulsa do local.

De volta à escola, o diretor repreende Sezgin e encerra o assunto. À noite, Zeynep encontra Melek sozinha na rua, perto de seu apartamento. Ela leva a menina para dentro, prepara um ovo para ela comer e telefona para Sezgin. Melek pergunta sobre a mãe de Zeynep, e a professora responde que não a vê há muito tempo e que sente ódio dela.

Zeynep mostra a Melek suas fotos e seu material de pesquisa sobre aves migratórias. Ela sugere que as duas possam ir observar os pássaros na manhã seguinte. Sezgin chega para buscar Melek e a leva para casa. Na porta, Sezgin confronta Sule novamente sobre negligência, mas Sule afirma que protege a filha e manda a professora embora.

No dia seguinte, Ercan informa a Zeynep que o projeto foi aprovado, e ela pede demissão da escola. Zeynep se despede de Melek, avisando que não poderão ver as aves. Em casa, Sule conta a Melek que Sakiz morreu e revela que Cengiz ficou bravo com a visita da professora na noite anterior.

Cengiz atormenta Melek, derramando comida no chão e obrigando-a a limpar. Ele também a força a passar o batom de Sule. Quando Sule chega, ela vê a filha maquiada e a chama de nojenta. O casal decide sair para um hotel, deixando Melek sozinha. Zeynep vai à casa de Melek antes de sua viagem e a encontra inconsciente dentro de um saco de lixo. Ao acordar, Melek pede a Zeynep que a leve ao jardim de uma mesquita.

Quarta-feira (29/10): Resumo do capítulo 3

Zeynep leva Melek para observar aves migratórias e propõe sequestrá-la. Ela sugere que assumirá o papel de mãe e que as duas começarão uma nova vida baseada em uma mentira. Melek aceita a proposta e começa a chamá-la de mãe. Zeynep instrui a menina a voltar para casa, agir normalmente e sair na manhã seguinte como se fosse para a escola.

Melek retorna para casa, onde encontra Sule e Cengiz. Na manhã seguinte, ela segue o plano de Zeynep e vai ao porto. Melek se aproxima da beira do píer durante uma tempestade, atraindo a atenção de um homem chamado Rasim. Conforme instruída, ela joga sua touca vermelha na água e corre para encontrar Zeynep. Rasim grita que a menina caiu no mar.

Zeynep e Melek se encontram na rodoviária. A televisão do local noticia o desaparecimento de Melek Akçay, suspeitando que ela tenha se afogado. Zeynep encontra o jornalista Ali, que também planejava viajar para Istambul. Ao saber do desaparecimento pela TV, Ali recebe uma ligação e decide ficar para investigar o caso, despedindo-se de Zeynep.

No ônibus, Zeynep penteia o cabelo de Melek e revela que é adotada, confessando odiar a mãe biológica por tê-la abandonado. Elas chegam a Istambul e, para evitar uma verificação policial na balsa, Melek finge precisar usar o banheiro. No sanitário, Zeynep se distrai e suas malas, contendo todo o dinheiro, são roubadas. Zeynep decide dar um novo nome à menina: Turna.

Enquanto isso, Sule retorna para casa e é confrontada por Cengiz, que a viu com um policial no porto. Ela informa a Cengiz que Melek está oficialmente desaparecida e que as autoridades acreditam que ela está morta. Em Istambul, sem dinheiro, Zeynep diz a Turna que pedirá ajuda financeira à sua mãe adotiva, Cahide.

Gonul Aslan, a mãe biológica de Zeynep, visita o escritório de Cahide após cumprir sua sentença. Ela agradece a Cahide por ter criado Zeynep. Cahide a lembra da promessa de nunca procurar a filha, pois as outras irmãs não sabem da adoção. Gonul pede uma foto recente de Zeynep, e Cahide atende ao pedido. Zeynep chega ao bairro e deixa Turna esperando em uma loja.

Quinta-feira (30/10): Resumo do capítulo 4

Zeynep deixa Turna esperando em uma loja e visita Cahide, sua mãe adotiva. Cahide expressa preocupação por Zeynep ter deixado o emprego e o apartamento. Zeynep pede dinheiro e Cahide a ajuda financeiramente. Antes da partida, Cahide pede que ela fique para o casamento de Gamze, lembrando-a que são uma família.

Na casa de Sule, Cengiz reclama dos repórteres do lado de fora. Ele afirma que Melek está morta e insiste para que a polícia encerre as buscas no mar. Enquanto isso, Zeynep retorna à loja onde deixou Turna, mas encontra o local em meio a um incêndio. Um lojista avisa que todos foram evacuados. Zeynep encontra um bilhete de Turna e despista um policial que oferece ajuda.

Zeynep localiza Turna em um parque próximo. A menina explica que se assustou com o fogo e foi ajudada por uma mulher, a quem apelidou de “Sra. Desastrada”. Zeynep agradece à mulher (Gonul) e leva Turna para um hotel. No quarto, elas leem nos jornais que as buscas por Melek continuam e que apenas a touca da menina foi localizada.

Na televisão, Sule é entrevistada por repórteres. Turna observa a cena e diz a Zeynep que sua mãe está mentindo sobre estar triste. Cengiz também vê a notícia e diz a Sule que ela deve aceitar a morte da filha. No hotel, Zeynep conta a Turna a história de uma pomba que ela cuidou na infância.

No dia seguinte, Zeynep procura emprego. Ela vai a uma universidade, mas descobre que a vaga que lhe foi oferecida não está mais disponível. Enquanto Zeynep está fora, Turna sai do hotel para comprar comida e reencontra Gonul no parque. Gonul nota que Turna escreveu o nome “Melek” em um desenho, mas a menina nega ser seu nome.

Zeynep agenda uma entrevista de emprego. Em um táxi, ela recebe uma ligação de Duru. Ao saberem que Zeynep está em Istambul, Duru e Gamze decidem visitá-la de surpresa no hotel. O táxi de Zeynep passa pelo parque e ela avista Turna. Zeynep repreende a menina por sair sozinha e agradece novamente a Gonul antes de irem embora.

Sexta-feira (31/10): Resumo do capítulo 5

Zeynep informa a Turna que não conseguiu o emprego na universidade, mas fará outra entrevista. A conversa é interrompida pela chegada surpresa de Gamze e Duru ao quarto do hotel. Elas encontram Turna e Zeynep a apresenta como sua filha. Gamze revela que está grávida e confronta Zeynep por não ir ao casamento, temendo a reação da família de Mert. Zeynep confirma que não irá.

Gamze explica que Mert pediu para ela não contar sobre a gravidez para a família dele. Ela então questiona Zeynep sobre o pai de Turna, insinuando que ele era casado. Gamze acusa Zeynep de ter fugido para Istambul após seu caso ser descoberto e de esconder a filha de Cahide. Zeynep pede que elas não contem nada à mãe por enquanto.

Cengiz e Sule estão em um bar, observados pelo repórter Ali. Cengiz teme que a polícia suspeite que a morte de Melek não foi um acidente, acreditando que a menina se suicidou. Ele ordena que Sule vá à delegacia no dia seguinte para encerrar as buscas e organizar o funeral. Cengiz ameaça contar à polícia que Sule maltratava Melek. Sule decide conversar com Ali.

Cengiz dá uma entrevista a Ali, alegando que ele e Sule estão devastados com a perda. Quando Ali tenta questionar Sule, Cengiz o expulsa. Em casa, Cengiz prepara sua mala para ir a Istambul, irritado por Sule não ter ido à polícia. Sule implora para ele não abandoná-la e promete que pedirá o encerramento do caso.

Zeynep vai à entrevista e descobre que a vaga de fotógrafa não existe, sendo substituída por uma de faxineira. Precisando do dinheiro, ela aceita o trabalho e avisa Turna que começará imediatamente. Turna fica sozinha no hotel e, sentindo-se mal, telefona para Gonul. Zeynep retorna do trabalho e encontra um bilhete informando que Turna estava com febre e foi levada por Gonul.

Zeynep vai à loja de Gonul e encontra Turna dormindo. Gonul explica que levou a menina ao hospital, mas não conseguiu remédios sem documentos. Gonul oferece abrigo e pergunta por que Zeynep não pede ajuda à sua mãe adotiva. Zeynep revela que é adotada e foi abandonada aos cinco anos. Ela conta a lembrança de seu último dia com a mãe biológica, que a distraiu com um dente-de-leão antes de desaparecer.

Sobre a novela Mãe

A novela Mãe foca na história de Zeynep (Cansu Dere). Ela é uma professora solitária que carrega traumas de abandono. Zeynep conhece Melek (Beren Gokyildiz), sua aluna de sete anos. Ela rapidamente identifica na menina a mesma dor que sentiu em sua infância. Zeynep descobre que Melek é vítima constante de violência doméstica.

Os agressores de Melek são sua mãe, Sule (Gonca Vuslateri), e o padrasto, Cengiz (Berkay Ates). Sule é negligente e instável. Cengiz é um homem violento que agride mãe e filha. Ao presenciar uma cena brutal de abuso, Zeynep decide agir. Ela planeja uma fuga arriscada para salvar a vida da criança.

Zeynep simula a morte de Melek e foge com ela para outra cidade. Elas assumem novas identidades. A professora se torna a mãe da menina. Juntas, elas tentam construir uma nova vida. No entanto, a adaptação é difícil. Elas enfrentam desafios financeiros e a constante ameaça de serem descobertas pela polícia e pelos agressores.

A novela Mãe aprofunda os conflitos do passado de Zeynep. Ela reencontra Gonul (Vahide Percin), sua mãe biológica. O policial Sinan (Serhat Teoman) investiga o caso e se apaixona por Zeynep. Enquanto isso, o jornalista Ali (Can Nergis) descobre o segredo, mas opta por proteger a professora, gerando um triângulo amoroso.

A trama aborda a complexa relação entre maternidade biológica e afetiva. Zeynep luta contra todos para proteger Melek. Sule e Cengiz não desistem de encontrar a menina. A história questiona os limites do sacrifício. A novela Mãe é um drama intenso sobre amor, redenção e a formação de novos laços familiares.

Com roteiro de Berfu Ergenekon e Merve Gur, a novela Mãe tem direção de Merve Girgin Aytekin. Na Record, a trama vai ao ar de segunda a sábado, às 21h, depois do Jornal da Record.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Mãe.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.