Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Maria do Bairro (1995), em reprise no SBT no bloco Novelas da Tarde.
Segunda-feira, 20 de outubro
Capítulo 65
Soraya questiona Abelardo se Esperança realmente está viva e se Alicia está internada em um manicômio. Luís Fernando e Maria perguntam a Nandinho se ele tem certeza de que ama Alicia e deseja se casar com ela. Soraya recebe a notícia oficial de que seu julgamento terá início no prazo de quinze dias. Abelardo informa Soraya que Alicia e Esperança estão sob a custódia dos De La Vega.
Luís Fernando avisa Maria que ele fará questão de destruir Soraya durante o julgamento no tribunal. Soraya ordena a Abelardo que ele deve tirar Alicia da posse dos De La Vega antes da audiência. Abelardo conta a Soraya que Esperança não tem condições mentais para depor. Ele revela também que Alicia se recusa a testemunhar. Esperança consegue, enfim, reconhecer Alicia.
Soraya fica perturbada com o fato de Alicia e Esperança estarem sob a custódia dos De La Vega e teme que isso a prejudique no julgamento. Luís Fernando e Maria narram a história que Soraya inventou para escapar da prisão. Eles pedem, insistentemente, para que Alicia deponha contra a vilã. Luís Fernando diz a Alicia que, se ela depuser, poderá voltar a morar com Soraya.
Terça-feira, 21 de outubro
Capítulo 66
Abelardo questiona Aldo sobre qual é o seu envolvimento com Soraya Montenegro. Alicia toma a decisão de concordar em depor no julgamento da vilã. Abelardo pede a Aldo que não prejudique Soraya na justiça, pois isso seria o mesmo que prejudicar seu pai. Tita conta a Nandinho que não acredita na recuperação emocional de Aldo.
Aldo garante a Nandinho que não prejudicará seu pai perante a justiça, apesar de tudo. Chega o dia do julgamento. Maria pergunta a Esperança se ela consegue se lembrar da noite em que foi brutalmente espancada por Soraya. Soraya questiona Abelardo se todos os De La Vega compareceram para assistir ao seu julgamento.
O julgamento é iniciado. Luís Fernando exibe Esperança como uma evidência viva da brutalidade de Soraya. Ele pede para que Esperança encare Soraya diretamente. O juiz solicita a Soraya que preste seu depoimento. Soraya faz um verdadeiro teatro no tribunal e diz que Esperança tinha interesse em administrar a herança de Alicia.
Soraya afirma que ama muito Alicia. Vitória se manifesta com fúria, chamando Soraya de mentirosa. O juiz pergunta a Soraya se Nandinho foi convidado para a festa que deu. Soraya, com cinismo, responde que Nandinho vivia correndo atrás dela.
Quarta-feira, 22 de outubro
Capítulo 67
Soraya diz diante de todos os presentes que Luís Fernando a denunciou apenas por despeito e rancor. O juiz pede para que a parte acusadora faça perguntas a Soraya. Luís Fernando tenta coagir Soraya, buscando extrair a verdade por trás de suas mentiras e manipulações. Luís Fernando revela a Soraya que Nandinho irá se casar com Alicia.
Soraya reage à notícia, e Luís Fernando aproveita para dizer que a reação dela é motivada por ciúmes. Luís Fernando pergunta a Soraya por que ela tentou fugir do país. Ele questiona também por que ela tentou se passar por morta, forjando a situação. Soraya responde dizendo que ele pediu que ela se passasse por morta para que pudesse casar-se livremente com Maria.
Soraya grita, afirmando ser inocente de todas as acusações. O pessoal da vila se reúne e vai ao julgamento para tentar ajudar Nandinho e Maria, demonstrando apoio. Soraya, em seu depoimento, diz que Nandinho a ameaçou de morte caso ela não aceitasse amá-lo. Vitória tenta fazer, com insistência, que Esperança se lembre de Soraya e daquela noite de agressão.
Quinta-feira, 23 de outubro
Capítulo 68
Nandinho é chamado para depor no tribunal. O promotor público pergunta se Soraya correspondia à sua paixão. Nandinho diz que Alicia revelou quem Soraya realmente era, que a vilã a maltratava e a chamava de louca. Aurélia e Cipriano sentem pena de Kalista e a deixam dormir no porão enquanto Soraya fica detida.
O pessoal da vila se manifesta com veemência durante o julgamento, acusando Soraya de seus crimes. Nandinho conta o que aconteceu exatamente na noite da festa de aniversário. Abelardo pergunta a Nandinho quem o ajudou naquela noite, buscando um cúmplice. Nandinho oculta o envolvimento de Aldo.
Abelardo se aproveita da omissão de Nandinho para contra-atacá-lo no depoimento. Maria, muito aflita, levanta-se e acusa Soraya perante o juiz de tentar viciar Nandinho em álcool e outras substâncias tóxicas, além de tentar destruí-lo. O pessoal da vila também se manifesta, mostrando-se a favor de Maria.
O agente do ministério público pergunta a Alicia se Nandinho estava na casa de Soraya no dia do incidente. Alicia conta todos os detalhes do que aconteceu naquela noite. Soraya reage com histeria no tribunal, dizendo que Alicia é louca. Ela afirma que o depoimento da jovem é mentiroso e que os De La Vega a instruíram a dizer aquilo.
Sexta-feira, 24 de outubro
Capítulo 69
Abelardo tenta provar para o juiz que Alicia é uma pessoa desequilibrada mentalmente e, por isso, seu depoimento não é válido. Luís Fernando reage à acusação de Abelardo, dizendo que o advogado não está habilitado para atestar se Alicia é desequilibrada. Luís Fernando chama o médico de Alicia para depor no tribunal.
O médico garante ao juiz que Alicia não é louca e que sofreu um transtorno mental causado pelos maus-tratos. Tita pergunta a Aldo se ele irá depor a favor de Soraya, buscando uma resposta. Luís Fernando pergunta ao médico que atendeu Esperança naquela noite se os ferimentos e o estado grave dela foram causados por uma queda.
O médico é questionado se Esperança foi agredida brutalmente pela acusada, Soraya. Luís Fernando diz ao juiz que o médico foi tão enganado pela acusada quanto ela tenta enganá-lo. Aurélia é chamada para depor, e Luís Fernando pergunta se ela presenciou o ocorrido.
O ministério público pergunta a um dos convidados da festa se Soraya tem uma moral duvidosa ou honrada. Luís Fernando diz ao juiz que não há concordância, pois todos ali são cúmplices de Soraya e cometeram delitos naquela noite. Soraya reage com fúria à grave acusação de Luís Fernando. Luís Fernando diz ao júri que todos os envolvidos com Soraya testemunharam em falso, buscando desorientar a justiça.
Qual a história da novela Maria do Bairro?
Em Maria do Bairro, Maria (Thalía) vive em um bairro carente com a madrinha. Após a morte de Cacilda, busca apoio na igreja. O padre Honório (Tito Guízar) pede ajuda a Fernando De la Vega (Ricardo Blume), que decide acolhê-la. Maria passa a viver em uma mansão, onde enfrenta desconfiança e hostilidade.
Vitória (Irán Eory) não gosta da presença de Maria. Luís Fernando (Fernando Colunga), seu filho, tenta dominá-la. Ao falhar, decide conquistá-la. Soraya (Itatí Cantoral), sobrinha do casal, sente ódio da jovem e tenta afastá-la de Luís Fernando a qualquer custo, gerando conflitos na família.
Maria começa aulas de etiqueta e conquista a confiança dos De la Vega. Casa-se com Luís Fernando, mas um mal-entendido durante a lua-de-mel separa os dois. Maria descobre que está grávida, mas o marido não quer saber dela. Oito meses depois, ele pede o divórcio.
Desesperada, Maria foge e dá à luz com a ajuda de uma desconhecida. Entrega o bebê a Agripina (Carmen Salinas), que passa a criá-lo. Maria é internada em um sanatório e todos acreditam que seu filho morreu. Luís Fernando adota Tita (Ludwika Paleta), mas Maria continua a buscar o menino por anos.
Quinze anos depois, Maria conhece Nandinho (Osvaldo Benavides), garoto que trabalha nas ruas. Ao ver Agripina, reconhece a mulher que criou seu filho. Passa a cuidar de Nandinho sem que ele saiba a verdade. Assim se desenrola a trama de Maria do Bairro, marcada por reviravoltas e reencontros.
Maria do Bairro foi produzida originalmente pela Televisa e tem autoria de Inés Rodena e produção de Beatriz Sheridan.
A trama vai ao ar de segunda a sexta, às 13h45, no bloco Novelas da Tarde.
Leia os resumos dos capítulos da novela Maria do Bairro.