REPRISE DO VIVA

Resumo Roque Santeiro: Capítulos de 9 a 14 de dezembro

Criada por Dias Gomes e escrita com Aguinaldo Silva, a novela é exibida de segunda a sábado, às 12h15, com reprise às 2h15 da manhã

Regina Duarte como Porcina em cena da novela Roque Santeiro
Porcina (Regina Duarte) em Roque Santeiro; saiba o resumo da semana da novela do Viva - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

Fique por dentro do resumo dos próximos capítulos da novela Roque Santeiro, em reprise no Viva.

Segunda-feira, 9 de dezembro
Capítulo 31
Padre Hipólito desmaia e Roque pede perdão. Padre Hipólito descobre a verdade do que aconteceu dezessete anos antes, quando navalhada invadiu a cidade, e conta para Florindo.

Terça-feira, 10 de dezembro
Capítulo 32
Roque e Porcina se encontram, mas Roque não faz menção de conhecê-la. A sós com Roque, Porcina conta a ele que Sinhozinho Malta inventou toda a história de seu casamento com Roque.

Quarta-feira, 11 de dezembro
Capítulo 33
Roque dorme na casa de Porcina. Sinhozinho Malta, preocupado, vai para casa mas volta no dia seguinte à procura de Roque e Mina avisa-o que ele foi embora.

Quinta-feira, 12 de dezembro
Capítulo 34
Roque fica sabendo que o pai virou beato. Florindo, padre Hipólito e Sinhozinho Malta vão a Roque dizer o que decidiram sobre seu destino, mas não chegam a um acordo.

Sexta-feira, 13 de dezembro
Capítulo 35
Terêncio flagra Roberto e Tânia namorando e conta para Sinhozinho Malta, que fica aborrecido. Sinhozinho oferece a Roque um dinheiro para ele sumir de Asa Branca.

Sábado, 14 de dezembro
Capítulo 36
Luizão pede que Lulu deixe sua filha gravar a cena em que, aos oito anos, teve a visão de Roque. Quando Lulu vai explicar como tudo aconteceu, olha para a frente e vê Roque.

Sinopse da novela Roque Santeiro

A novela Roque Santeiro é uma sátira sobre a exploração política e comercial da fé popular no Brasil, centrada na fictícia Asa Branca. A cidade vive em função dos supostos milagres de Roque Santeiro (José Wilker), um jovem artesão de santos que teria morrido como mártir ao defender a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). Após sua morte, a população passa a atribuir a ele milagres, e o mito de Roque traz fama e romeiros para a cidade, enriquecendo os líderes locais.

No entanto, Roque reaparece inesperadamente 17 anos depois, vivo e em carne e osso, o que ameaça o poder e a influência de figuras importantes da cidade. Entre os incomodados com seu retorno estão o padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus), que lucra explorando a imagem do santo, e o temido fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte), amante de Porcina (Regina Duarte), que finge ser a viúva de Roque.

Incentivada por Sinhozinho, Porcina ajudou a consolidar o mito de Roque ao espalhar a mentira de que teria se casado com ele, embora nunca o tivesse conhecido. Com a volta do santeiro, ela se apaixona por ele, formando com Sinhozinho e Roque o triângulo amoroso central da trama, marcado por interesses e tensões.

A novela Roque Santeiro ainda conta com o mistério do lobisomem que aterroriza a cidade. O professor Astromar Junqueira (Rui Resende), com seu jeito enigmático, é apontado como o suspeito, e, no capítulo final, o público descobre que ele é, realmente, o lobisomem, encerrando o suspense sobre sua verdadeira identidade.

Criada por Dias Gomes (1922-1999), a novela Roque Santeiro foi escrita pelo autor em parceria com Aguinaldo Silva. A direção é assinada por Paulo Ubiratan (1947-1998).

O folhetim vai ao ar de segunda a sábado, às 12h15, com reprise às 2h15 da manhã (horário de Brasília), no canal Viva.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Redação
Redação
O Portal da TV é produzido por uma equipe de jornalistas profissionais apaixonados pelo universo televisivo. Nossa missão é simples, mas crucial: levar informação com responsabilidade e precisão aos nossos leitores. Acreditamos na importância de um jornalismo ético e imparcial.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.