Confira o resumo dos próximos capítulos da novela Tieta, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, na TV Globo.
Segunda-feira, 14 de abril
Capítulo 96
Carmosina duvida da história contada por Perpétua. Mirko afasta Helena, mandando-a para a casa da praia. Imaculada entrega a Gladstone seu caderno de histórias. Araci confirma a Carmosina o que ouviu de Perpétua. Vendo a união da família de Marcolino, Modesto sente-se solitário.
Carmosina dorme na casa de Laura. Ascânio declara ao coronel que considera a desapropriação de Mangue Seco uma patifaria. Carmosina agradece, com amargura, a Tieta por pagar Gladstone para se deitar com ela. Tieta tenta se explicar, mas não convence a amiga de que suas intenções eram boas.
Ascânio avisa ao coronel que não apoiará a medida. Gladstone tenta pedir desculpas, mas Carmosina o manda embora. Após conversar com Gladstone, Osnar convence Carmosina a escutar o que ele tem a dizer. Arturzinho se irrita com Ascânio e pede ao pai que o demita. Carmosina e Gladstone se reencontram na casa de Elisa.
Terça-feira, 15 de abril
Capítulo 97
Ascânio tenta falar com Arturzinho, mas o rapaz pede ao pai que o impeça de entrar. O coronel mente e diz que o filho viajou. Gladstone tenta explicar a Carmosina que gostou dos momentos com ela, mas ela não acredita e pede que ele deixe a cidade.
Arturzinho convence o pai a deixá-lo sozinho na fazenda para se encontrar com Tonha. Cora revela a Tieta que comentou com Araci sobre Gladstone e Carmosina, e que Perpétua escutou. Para se vingar, Tieta invade a casa da irmã e pega a caixa branca.
Lembrando da promessa de não revelar o conteúdo da caixa, Tieta a devolve a Perpétua e a manda manter distância de Carmosina. Gladstone parte. Imaculada se entristece, pois ele levou seu caderno de histórias. Carmosina admite a Osnar que ainda ama Tieta, mas precisa de um tempo.
Dário convida Silvana para jantar em sua casa. Manon convoca os homens da cidade para a festa de recepção de Zuleika. O coronel demite Ascânio. Mais tarde, Ascânio e Leonora se cruzam por acaso no correio.
Quarta-feira, 16 de abril
Capítulo 98
Leonora vai embora após o encontro. Ascânio conta a Carmosina que foi demitido e que cobrará explicações de Arturzinho. Leonora lembra que Tonha irá jantar com ele. O coronel efetiva a desapropriação de Mangue Seco.
Bebê informa Aída que o irmão quer comprar toda a produção dela, exigindo uma cota mensal de 500 vestidos. Tonha vai ao jantar com Arturzinho. Silvana chega para jantar com Dário e Laura. Leonora revela a Ascânio que Arturzinho não viajou.
Zuleika chega à cidade, acompanhada de Ricardo. Leonora pede a Ascânio que não atrapalhe o jantar de Tonha. Aída procura Modesto para ajudá-la nos negócios. Dário exagera na bebida durante o jantar. Arturzinho passa a noite com Tonha e declara seu amor.
Dário desmaia. Ricardo avisa Osnar que não voltará à casa da mãe. Cinira ouve Amintas falar com Jairo sobre Ricardo estar no bordel e conta tudo a Perpétua. A vilã pergunta a Marcolino como controlar os bens do filho, e ele sugere conseguir uma procuração.
Quinta-feira, 17 de abril
Capítulo 99
Perpétua comenta com Marcolino que Ricardo herdará uma fortuna e pede que ele providencie a procuração para que o filho assine. Aída informa a Carol que ambas trabalharão no curtume.
Perpétua revela a Tieta que Ricardo voltou e exige que ela confirme que o testamento não foi alterado. A vilã pede a Cinira que se vista como noiva em sua casa. Cinira leva o vestido para lá. Ascânio pressiona Arturzinho a explicar o motivo da desapropriação.
Ricardo visita a mãe. Ascânio ameaça revelar a verdade sobre Arturzinho, que responde mostrando um jornal com uma acusação contra Leonora, ameaçando divulgar o conteúdo. Ricardo decide ficar na pensão. Perpétua mente, dizendo que vai vender a casa e pede a ele uma procuração.
Cosme e Ricardo discutem. Aída, Carol e Amorzinho limpam o novo galpão de trabalho. Perpétua lava o vestido de Cinira. Quando Cinira tenta vesti-lo, percebe que a roupa encolheu. Tieta acorda com Ricardo a observando.
Sexta-feira, 18 de abril
Capítulo 100
Amorzinho sugere que Cinira se case com um vestido comum, mas Perpétua a convence de que isso traria azar. Ricardo e Tieta conversam sobre o quanto mudaram. Amorzinho avisa que Carol fará um novo vestido e que o casamento será adiado por algumas horas.
Várias mulheres ajudam na confecção do vestido. Perpétua pergunta a Marcolino se tem direito à herança de Tonha. Ele diz que sim. A vilã avisa a Tieta, Elisa e Tonha que abrirá um inventário.
O vestido novo fica pronto e o casamento começa. Cinira lança o buquê, que cai nas mãos de Imaculada. Carmosina confessa à mãe um desejo estranho de comer todas as flores da festa. Ascânio pega com Leôncio o documento da desapropriação.
Timóteo é atacado pela Mulher de Branco. Amorzinho, Carmosina e Perpétua chegam em casa tarde da noite. Leôncio diz a Filó que, ao voltar de viagem, vai se casar com ela. Carmosina sente desejo de comer macarrão. Milu suspeita que a filha esteja grávida. Carmosina desmaia. Ascânio procura Leonora. Mirko vai até a casa de Perpétua.
A trama de Tieta
Adaptação do clássico Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela retrata os conflitos e transformações na fictícia Santana do Agreste, uma cidade nordestina. A história começa quando Tieta, interpretada por Claudia Ohana, é expulsa de casa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), que se irrita com o comportamento da filha. A decisão é influenciada pela outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava).
Humilhada, Tieta deixa a cidade e parte para São Paulo. Passados 25 anos, ela retorna, agora interpretada por Betty Faria, rica, confiante e disposta a ajustar contas com aqueles que a trataram mal. Sua chegada causa alvoroço, especialmente porque acontece durante uma missa em sua memória, onde ela interrompe a cerimônia e desfaz o mal-entendido de sua suposta morte.
A volta de Tieta muda a dinâmica da cidade. Quem antes a condenou, agora tenta se aproximar, seja por interesse em sua fortuna ou atração por sua exuberância. Para provocar a família, Tieta se envolve com Ricardo (Cássio Gabus Mendes), seu sobrinho e seminarista, filho de sua irmã rancorosa, Perpétua, vivida nesta fase por Joana Fomm.
Santana do Agreste, descrita como uma cidade isolada, começa a vivenciar mudanças. Próxima de Aracaju e Salvador, a localidade ganha novos ares com a volta de Ascânio Trindade, personagem de Reginaldo Faria, que retorna após anos e assume o cargo de secretário da Prefeitura. Com a ajuda de Tieta, ele lidera um projeto de modernização da cidade.
A novela é escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares e tem direção de Paulo Ubiratan, Reynaldo Boury, Luiz Fernando Carvalho e Ricardo Waddington.
Os resumos dos capítulos de Tieta foram fornecidos pela emissora e podem sofrer alterações.
O folhetim é exibido de segunda a sexta, às 17h05 (horário de Brasília), depois da Sessão da Tarde, na TV Globo.
Leia os resumos dos capítulos da novela Tieta.