A TV Globo vai encerrar em 2024 uma tradição de cinco décadas: o especial de fim de ano de Roberto Carlos. O cantor apresentará pela última vez o programa em dezembro, com um show que será gravado no Allianz Parque, em São Paulo, um mês antes. A partir de 2025, a emissora carioca exibirá apresentações de diferentes artistas.
Apesar do fim do especial natalino, Roberto Carlos continuará vinculado à Globo. Ele participará de programas da casa de forma eventual, mas poderá se apresentar em atrações de emissoras concorrentes, o que era proibido nas últimas cinco décadas. Em 2001, por exemplo, a MTV não pôde exibir um Acústico com o artista devido ao contrato com a Globo. No entanto, Roberto Carlos não poderá ter um programa próprio fora da emissora.
O especial de Roberto Carlos estreou em 25 de dezembro de 1974, mas deixou de ser exibido em 1999, quando a mulher do cantor, Maria Rita, morreu. Em 2020, devido à crise sanitária, a Globo reprisou o programa de 2011, gravado em Jerusalém. Nas décadas de 1970 e 1980, o especial de Roberto Carlos era um grande acontecimento e parte integrante das celebrações natalinas.
O show de despedida, que será gravado em novembro no estádio do Palmeiras, marcará o retorno do especial a São Paulo após 15 anos, desde a última gravação no Ginásio do Ibirapuera em 2009. Inicialmente, a Globo preferia realizar a gravação do especial no Maracanã por questões logísticas, mas a falta de agenda do estádio impediu a escolha do local.
Sem Roberto Carlos, TV Globo terá especiais com diferentes artistas
Após definir a despedida de Roberto Carlos, Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo e da TV Globo, tem se dedicado à ampliação da presença da música na programação da emissora. Além dos grandes festivais e do programa Som Brasil, a Globo planeja para 2025 a exibição de shows gravados em estádios e estúdios, incluindo o Circuito Sertanejo e festivais regionais.
As novidades começarão a surgir no final de 2024. Há negociações avançadas para um especial de Gusttavo Lima. No entanto, não haverá um substituto fixo para o especial Roberto Carlos; a cada temporada de festas de fim de ano, artistas diferentes vão se apresentar em programas na TV Globo. As informações são do site Notícias da TV.
O que diz a equipe do artista
A equipe do cantor Roberto Carlos negou que ele irá deixar de se apresentar em especiais de fim de ano na TV Globo. Segundo a colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, os representantes do “rei” garantiram que ele segue contratado da emissora para se apresentar em suas tradicionais atrações especiais.