A TV Globo anunciou nesta segunda-feira (1º) a promoção de Roberto Kovalick para a apresentação do Jornal Hoje. O jornalista, que desde 2019 estava no comando do Hora Um, assume a vaga deixada por César Tralli, que será o novo âncora do Jornal Nacional ao lado de Renata Vasconcellos. As mudanças entram em vigor a partir de 3 de novembro, data da despedida de William Bonner do jornalismo diário.
Com a ida de Kovalick para o Jornal Hoje, o Hora Um ganhará um novo apresentador. Tiago Scheuer, que já atua como repórter e apresentador eventual da TV Globo em São Paulo, foi escolhido para comandar o telejornal que abre a grade jornalística diária da emissora. Ele passará a dar bom dia aos brasileiros com as primeiras notícias do dia, previsão do tempo e informações de esporte.
Em comunicado, Kovalick destacou sua relação histórica com o Jornal Hoje. “Vou ter a oportunidade de colaborar com o jornal usando tudo que aprendi ao longo da minha carreira de repórter, como correspondente durante 10 anos, e também como apresentador e editor-chefe do H1. Tenho uma longa relação com o JH e muito carinho pelo jornal”, disse. O jornalista lembrou ainda reportagens marcantes exibidas no telejornal, como a cobertura do tsunami no Japão em 2011.

Tiago Scheuer é o novo apresentador do Hora Um
Tiago Scheuer também se manifestou sobre a nova função. “Estou muito feliz em assumir mais este desafio, podendo dar bom dia aos brasileiros e noticiar como todas as regiões estão amanhecendo. O Hora 1 sempre foi um jornal vivo, dinâmico e que ajuda milhões de brasileiros a acordarem sabendo as principais notícias do Brasil e do mundo”, afirmou. Ele disse considerar uma grande responsabilidade abrir o dia com informações para o público.
O diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ricardo Villela, ressaltou a importância da renovação. Segundo ele, mudanças como a saída de William Bonner e a chegada de novos nomes nas bancadas foram planejadas com responsabilidade ao longo dos últimos anos, sempre priorizando a confiança do público. “É reconfortante olhar para o time da Globo e encontrar os profissionais com o talento, a experiência, o compromisso com os valores do jornalismo profissional”, afirmou.
As alterações fazem parte de uma ampla reorganização do jornalismo da Globo. Além da chegada de Kovalick ao Jornal Hoje e de Scheuer ao Hora Um, Cristiana Sousa Cruz assumirá como editora-chefe do Jornal Nacional. Já William Bonner passará a comandar o Globo Repórter em 2026, ao lado de Sandra Annenberg. Até o início de novembro, cada jornalista segue à frente de seus telejornais atuais.


