DESCUMPRIU NORMAS

Por que Rodrigo Bocardi foi demitido da Globo? Saiba o motivo

Jornalista estava na emissora desde 1999 e comandava o telejornal matinal Bom Dia São Paulo desde 2013

Rodrigo Bocardi durante a apresentação do Bom Dia São Paulo
Rodrigo Bocardi durante a apresentação do Bom Dia São Paulo; jornalista foi desligado da Globo - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

A TV Globo demitiu Rodrigo Bocardi, que apresentava o Bom Dia São Paulo desde 2013. O jornalista foi desligado da emissora por descumprimento de normas éticas. A empresa, seguindo sua política, não comentou detalhes sobre a decisão. A partir de sexta (31), Sabina Simonato assumirá interinamente a apresentação do telejornal matinal. Ela também estará à frente do Bom Dia Sábado, que estreia neste sábado (1º), ao lado de Marcelo Pereira.

“A partir de amanhã, dia 31, a jornalista Sabina Simonato apresentará o Bom Dia São Paulo. Sabina, que estreará à frente do novo telejornal Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira, neste sábado, dia 01 de fevereiro, vai ancorar o Bom Dia São Paulo interinamente. Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance”, diz o comunicado da Globo.

Rodrigo Bocardi é natural de Ipaussu, no interior de São Paulo, e começou a carreira no Grupo Bandeirantes em 1997. Na emissora da família Saad, o profissional foi produtor e editor do Jornal da Noite e cobriu a Copa de 1998, na França. Em 1999, entrou na TV Globo como editor de texto do SPTV – 2ª edição –atualmente chamado SP2. Pouco depois, migrou para o Jornal da Globo, onde trabalhou como editor de economia.

Dois anos depois, Rodrigo Bocardi estreou como repórter no Antena Paulista e, em 2003, deixou a emissora para trabalhar na TV pública de Angola. Durante um ano e dois meses, viajou por quase toda a África e chegou a fazer reportagens para a Globo, incluindo a última entrevista do diplomata Sérgio Vieira de Mello antes de sua morte em um atentado no Iraque.

Retornou à emissora em 2004 e se destacou na cobertura do escândalo do Mensalão. Foi o responsável por revelar a origem duvidosa do Land Rover dado ao então tesoureiro do PT, Sílvio Pereira. Em 2007, foi um dos repórteres que cobriram o acidente com um avião da TAM em Congonhas.

Em 2009, Rodrigo Bocardi foi promovido a correspondente em Nova York, onde cobriu a posse de Barack Obama, furacões e o caso Michael Jackson. Em 2013, assumiu a bancada do Bom Dia São Paulo, implementando um estilo dinâmico, com interações ao vivo e quadros como Tudo Anormal e Reforma e Puxadinho.

Nos últimos anos, também apresentou o SP1, o Jornal da Globo e o Jornal Nacional nos fins de semana, além de comandar o programa Ponto Final na rádio CBN. A Globo ainda não informou quem será o substituto definitivo de Bocardi na apresentação do Bom Dia São Paulo. O jornalista comandou o noticioso normalmente nesta quinta (30).

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.