O estilista e apresentador Ronaldo Ésper foi o convidado de Daniela Albuquerque no programa Sensacional que a RedeTV! exibiu na última sexta-feira (15). Durante a entrevista na atração, Ésper, que acumula mais de seis décadas de carreira na moda, abriu o coração ao compartilhar sua batalha contra a depressão.
“Não tomo mais remédios. Não sei se a depressão acabou, mas eles davam um bem-estar tão pequenininho que falei: ‘Para que vou ficar tomando essas pílulas?’”, disse ele. “Fui a psiquiatras, mas antes [da depressão] já tinha feito duas terapias. Sofria, mas suportava bem”, completou o profissional que atualmente tem 79 anos.
Ao rever um trecho de sua entrevista ao Sensacional, em 2017, na qual relatou já ter pensado em tirar a própria vida, o artista ponderou se ainda mantém as opiniões e sentimentos. “Eu não descarto essa possibilidade”, disse ele. “Estou com 80 anos e já avisei que, se por acaso, eu tiver uma deficiência, não quero que me cortem, não quero que façam nada, e vou ‘dar um jeito’”, disparou.
Conhecido por analisar os looks das celebridades, Ronaldo Ésper relembrou algumas críticas feitas ao longo da carreira, mencionando comentários a respeito do estilo de Fátima Bernardes. “Fui meio cruel, porque ela sempre foi muito clássica. Acho que hoje ela está começando a sentir a maturidade, mas de vez em quando comete erros e parece uma coisa carnavalesca”, afirmou.
O começo da carreira de Ronaldo Ésper
Natural do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e filhos de imigrantes libaneses e italianos, Ronaldo Ésper montou seu primeiro em março de 1964. Após se decepcionar com a alta costura no Brasil, passou a se dedicar a criar vestidos de noiva, atividade que lhe deu maior notoriedade. Ele passou a atuar como cronista social no começo dos anos 1970.