A cidade de São Paulo, conhecida por sua vida agitada e como centro financeiro do país, também guarda encantos turísticos pouco explorados. A série Rotas de SP, exibida pelo Bom Dia São Paulo a partir desta quarta-feira (10), na TV Globo, destaca esses destinos. Com dez episódios, a produção revela roteiros cheios de história, cultura e lazer.
Formando a Rota Turística do Litoral Norte, as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba ficam a pouco mais de 100 quilômetros da capital. Essa região é uma das mais belas do estado, conhecida por suas belezas naturais e rica gastronomia. O repórter João Mota explora esse circuito, mostrando a riqueza do litoral.
“O estado todo é cheio de cultura, natureza e passeios que contam a história daquele determinado canto e a gente vai mostrar um pouco disso. A série tem a cara do Bom Dia SP. Foi uma delícia gravar essa série mostrando o litoral norte de São Paulo, que é para onde muita gente vai para descansar. A natureza que mistura mar e serra enche os olhos. Mostraremos praia, trilha, história, comida e como o caiçara toca a vida nesse canto de SP que beira o mar”, conta o jornalista da TV Globo.
Entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, o Caminho da Fé é uma rota de peregrinação inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Em solo brasileiro, ela leva até Aparecida do Norte, no Santuário Nacional de Aparecida, no interior do estado. Na série Rotas de SP, o repórter Thiago Vasconcelos mostra como é o trajeto feito pelos romeiros e toda a emoção que toma conta do caminho.
“São quase 900 quilômetros de caminhada. É impressionante a força de vontade, a fé que os romeiros têm. A gente se emocionou, teve momentos que a gente chorou junto com eles, se abraçou. É uma troca muito legal e ver a fé que eles têm, a determinação, seja para agradecer por uma graça alcançada ou para pedir por uma graça, é lindo de ver. Foi muito legal poder contar essa história”, diz o repórter.
Antigo caminho que ligava a cidade de Salesópolis ao litoral no início do século passado, a Rota Doria também está retratada na série Rotas de SP. O repórter João Berlarmino mostra o que ainda é preservado e conta que apesar de carregar momentos tristes, como o período em que foi usada para o tráfico de escravizados, ela também traz curiosidades.
“Com a construção das estradas e rodovias, esse caminho, que era muito utilizado antes do surgimento dos veículos, foi praticamente esquecido. Hoje, em meio a Mata Atlântica, resta um pequeno trecho do caminho. É uma passagem de paralelepípedo. As pedras resistiram aos tempos como herança de um período quase apagado na memória dos paulistas”, diz o jornalista.
No extremo sul do estado, a série Rotas de SP mostra roteiros de aventura, como a Rota das Cavernas. A repórter Dione Aguiar explora a exuberante natureza paulista que se esconde na escuridão das rochas. “Fazer a reportagem na Caverna Santana em Iporanga foi incrível. Um lugar que vale a pena conhecer pessoalmente”, diz a jornalista.
“Andando pelas galerias dela a gente se encanta com muitas estalactites, mas o que me fez abrir um sorriso e ficar entusiasmada com passeio foi a cortina de piano. Poder bater nelas e ouvi-las produzir um som, foi demais. Ouvir as vibrações, sons que parecem notas musicais, embaixo da terra, é uma experiência que todo mundo deveria ter”, afirma Dione.
A série Rotas de SP será exibida no Bom Dia São Paulo, da TV Globo, a partir desta quarta-feira (10). O telejornal local começa a partir das 6h da manhã.