Pesquisar
Close this search box.
DOCUMENTÁRIO

Salomão: do Auge à Queda: Record exibe especial com revelações da trajetória do rei

Produção detalhará a história do monarca, cujo reinado foi sinônimo de sabedoria e prosperidade

Denise Odorissi durante gravação do documentário Salomão: do Auge à Queda na Terra Santa
Denise Odorissi, correspondente da Record; emissora exibe especial sobre a trajetória do rei Salomão - Foto: Divulgação/Record
Compartilhe:

A Record exibe no domingo (21), às 23h, depois do Domingo Espetacular, o especial Salomão: do Auge à Queda. A produção detalhará a história do monarca, cujo reinado foi sinônimo de sabedoria e prosperidade. Segundo a historiadora Deborah Adler, o ápice do poder de Salomão representou o auge do reino de Israel, tanto em termos comerciais quanto territoriais.

No entanto, como pontuado no documentário, sua vida também foi marcada por uma série de erros que o conduziram à sua própria decadência. Em uma expedição pela Terra Santa, a correspondente internacional Denise Odorissi desvendou evidências arqueológicas fascinantes sobre o reinado de Salomão.

Uma pequena peça de cerâmica encontrada em um sítio arqueológico em Jerusalém, datada do período do rei Salomão, se revelou crucial. Conforme o arqueólogo Christopher Eames, as inscrições nesses fragmentos, decifradas após uma década, estão no idioma do reino de Sabá, corroborando a conexão entre Israel e o povo governado pela rainha de Sabá, conforme mencionado nos registros bíblicos.

O especial Salomão: do Auge à Queda não apenas revelará o conteúdo das inscrições na peça, mas também investigará as causas por trás da queda desse líder poderoso. Especialistas apontam que a influência das mulheres estrangeiras desempenhou um papel significativo nesse declínio.

Salomão: do Auge à Queda detalha motivos que levaram monarca à decadência

Segundo o historiador Luiz Gustavo Assis, os casamentos diplomáticos e acordos comerciais selados por Salomão foram um dos fatores determinantes para a decadência de Salomão. Cristiane Cardoso, autora da série Reis, afirma que foram as mulheres que corromperam Salomão, introduzindo crenças e rituais estrangeiros que minaram a fé no reino.

As descobertas arqueológicas também sugerem a presença de cultos pagãos nas proximidades de Jerusalém durante o reinado de Salomão. Estátuas e ruínas de templos da época indicam a adoração a divindades não hebraicas. O arqueólogo Oded Lipschits relata a descoberta de prateleiras próximas a altares com estatuetas masculinas, possíveis símbolos de deidades estrangeiras.

A série Reis promete retratar a queda de Salomão, mostrando uma visão mais ampla sobre os desafios enfrentados pelo monarca. Para Cristiane Cardoso, há lições a serem aprendidas com os erros de Salomão. A décima temporada da superprodução estreia na Record na segunda-feira (22), às 21h. O documentário Salomão: do Auge à Queda também estará disponível na plataforma PlayPlus.

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.