A Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung Electronics voltado para TVs conectadas, identificou um aumento expressivo no consumo de conteúdos musicais durante os principais festivais de música realizados no Brasil em 2024. A análise, divulgada nesta semana, revela que o público tem aproveitado as smart TVs como uma extensão dos palcos dos grandes eventos, como o Lollapalooza e o Rock in Rio.
O que aconteceu?
- Samsung Ads divulgou dados sobre consumo musical em Smart TVs
- Durante o Lollapalooza 2024, TVs conectadas cresceram 22%
- Rock in Rio 2024 teve 390 milhões de horas de tela acumuladas
- Mais de 7,8 milhões de TVs acessam música mensalmente na plataforma
- Aplicativos de música somaram 7,4 milhões de horas de uso em um mês
- Canais musicais do Samsung TV Plus cresceram 54% em tempo de consumo
- 33% dos usuários de TVs conectadas assistem a conteúdo musical
Durante os dias do Lollapalooza 2024, o número de dispositivos Samsung conectados cresceu 22%, com mais de 90 milhões de impressões de anúncios exibidas nas plataformas da marca. Já o Rock in Rio 2024 levou mais de 13 milhões de TVs conectadas a registrar um total de 390 milhões de horas de tela ao longo do festival.
Esses números reforçam uma tendência consolidada: o Brasil é referência mundial em consumo musical, com média de 24,9 horas semanais dedicadas à audição de músicas. A audiência se reflete também nas TVs conectadas. Segundo a Samsung Ads, 33% dos usuários de TVs conectadas consomem conteúdos musicais em seus dispositivos, e 63% das pessoas entre 16 e 64 anos assistem a vídeos musicais.
Na plataforma da Samsung, mais de 7,8 milhões de Smart TVs acessam conteúdos musicais mensalmente por meio de aplicativos, canais lineares e o Samsung TV Plus –serviço gratuito de streaming para aparelhos da marca. Esse público gera mais de 33 milhões de horas de consumo por mês. Os aplicativos de streaming musical são acessados por mais de 1,2 milhão de dispositivos mensalmente, acumulando 7,4 milhões de horas de reprodução por mês.
Os canais musicais do Samsung TV Plus também apresentaram desempenho expressivo. K-POP by CJ, MTV Biggest Pop, QwestTV, Trace Brazil, Stingray Clássica, Clubbing TV e Qello Concerts já atraem mais de 25% da base ativa de usuários. O tempo de consumo dessa categoria cresceu 54%, reforçando o interesse por conteúdos segmentados e de nicho.
“Nosso objetivo é entregar para as marcas a possibilidade de estarem onde o público realmente vibra, além de oferecer uma experiência completa e imersiva aos fãs e consumidores de conteúdos em smart TVs. Buscamos estar presente nos momentos de maior engajamento da audiência, por meio de grandes eventos, como festivais, aplicativos ou canais dedicados ao universo musical”, afirma Essio Floridi, diretor Sênior de Vendas da Samsung Ads para o Brasil.