O SBT decidiu antecipar o encerramento do contrato com Cleber Machado e excluiu o narrador da final da Copa Sul-Americana, entre Cruzeiro e Racing, que acontece neste sábado (23), às 17h. Cleber estava escalado para comandar a transmissão, mas será substituído por Luiz Alano, acompanhado de Mauro Beting e da ex-árbitra Nadine Basttos nos comentários.
A decisão da emissora ocorreu após Cleber Machado participar de um evento na Record, onde foi apresentado como parte da equipe de narradores do Brasileirão de 2025. Durante a ocasião, ele vestiu o uniforme do canal, posou para fotos e falou como contratado. A atitude gerou insatisfação na direção do SBT, que interpretou o gesto como desrespeito, uma vez que o narrador ainda mantinha vínculo com a emissora.
Cleber Machado também foi retirado do Arena SBT, programa que apresentava semanalmente. Até o momento, a emissora de Silvio Santos não anunciou um substituto para o comando da atração esportiva. Segundo informações do Estadão, o canal disse em nota que a empresa e o narrador “resolveram antecipar o fim da parceria para que ele pudesse ter mais dias de descanso e cumprir outros compromissos profissionais”.
A Record, que adquiriu os direitos de transmissão de jogos da Liga Forte Futebol (LFU), transmitirá partidas de times como Corinthians, Internacional, Cruzeiro e Fluminense quando forem mandantes. A emissora também detém os direitos do Campeonato Paulista. Para integrar a equipe esportiva, foram contratados nomes como Paloma Tocci, Maurício Noriega e o ex-jogador Dodô, que acompanharão Cleber nas transmissões.
Aos 62 anos, Cleber Machado acumula uma trajetória de mais de três décadas na TV Globo, onde marcou época. No SBT, foi contratado em 2022 como principal narrador esportivo, liderando transmissões da Champions League e da Sul-Americana. A audiência da transmissão entre Fortaleza x Corinthians, pelo torneio continental, chegou a superar os números da TV Globo no ranking das emissoras.
Esta será a segunda passagem de Cleber Machado pela Record. Em 2023, ele narrou as finais do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Água Santa. A partir de 2025, o narrador integrará a equipe esportiva do canal, que aposta no futebol como trunfo para atrair audiência. O profissional foi dispensado pela Globo em março do ano passado, durante um processo de reestruturação que demitiu centenas de funcionários.