O SBT Brasil completa 20 anos nesta sexta-feira (15) e celebra a data com uma programação especial ao longo da semana. O telejornal vai exibir coberturas históricas que marcaram a história da TV brasileira e depoimentos de jornalistas que fizeram parte da equipe desde a estreia, em 15 de agosto de 2005, levando notícias para o público em todo o país e no exterior.
Entre as reportagens relembradas estão o incêndio da Boate Kiss, a tragédia com o avião da Chapecoense, o rompimento da barragem em Brumadinho, o terremoto no Haiti, a guerra na Ucrânia e conflitos no Oriente Médio. O correspondente Sérgio Utsch contará como foi ser o primeiro repórter brasileiro a entrar no Afeganistão após a retomada do país pelo Talibã.
O SBT Brasil estreou em 2005 sob comando de Ana Paula Padrão, inspirado no TJ Brasil, exibido pela emissora a partir de 1988. A primeira edição registrou 10 pontos de média e 12 de pico no PNT, conquistando a vice-liderança. Desde então, passaram pela bancada nomes como Carlos Nascimento, Karyn Bravo, Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade, Marcelo Torres e Márcia Dantas.
Ao longo dos anos, o telejornal passou por mudanças de formato, cenários e identidade visual. Em 2014, recebeu o Troféu Imprensa na categoria Melhor Jornal de TV. Durante a crise sanitária, afastamentos e substituições marcaram a escala de apresentadores, com Marcelo Torres assumindo a titularidade em 2020 após a saída de Carlos Nascimento.
Em março de 2024, o SBT Brasil adotou uma identidade mais informal, abandonando a bancada fixa e aproximando o formato de uma conversa direta com o telespectador. César Filho assumiu a apresentação,. Na ocasião, Marcelo Torres passou a ser correspondente internacional na Argentina e Márcia Dantas assumiu a previsão do tempo –a dupla já não trabalha mais no canal.