O SBT vai reprisar a novela A Usurpadora (1998) pela oitava vez na TV aberta. A novidade foi confirmada pela atriz venezuelana Gabriela Spanic durante participação ao vivo no programa Domingo Legal deste domingo (15). A intérprete das gêmeas Paola e Paulina revelou que o folhetim retornará às telas do canal a partir de março de 2025. O dia da estreia e horário, no entanto, ainda não foram divulgados.
“Em março vai começar novamente, pela oitava vez, A Usurpadora novamente na televisão aberta. Muito obrigada, gente, amo muito vocês”, avisou a famosa em conversa com Celso Portiolli. A última exibição no SBT ocorreu em 2018. Atualmente, os direitos de transmissão de A Usurpadora pertencem ao Grupo Globo. O folhetim foi transmitido pelo canal Viva, na TV por assinatura, e está disponível no catálogo do Globoplay, a plataforma de streaming da emissora líder.
A Usurpadora conta a história de duas mulheres idênticas fisicamente, mas com vidas e personalidades completamente diferentes. Paulina e Paola, ambas interpretadas por Gabriela Spanic, vivem em extremos opostos da sociedade: Paulina é uma jovem honesta e pobre que trabalha como camareira em um clube elegante e vive com sua mãe doente, Dona Paula (Nuria Bages), em uma modesta choupana à beira-mar.
Paola é uma mulher da alta sociedade, fria, calculista e adepta de uma vida de aventuras e amantes, mesmo casada com Carlos Daniel (Fernando Colunga). Ele é um homem rico, pai de dois filhos e vive na mansão dos Bracho, ao lado de sua avó Dona Piedade (Libertad Lamarque), da irmã de criação Estephanie (Chantal Andere) e do cunhado Willy (Juan Pablo Gamboa), que também é amante de Paola. Apesar do comportamento de Paola, Carlos Daniel se mantém cego, completamente apaixonado pela mulher.
O destino une as duas mulheres quando Paola percebe a incrível semelhança com Paulina e propõe que ela assuma sua identidade para poder se afastar da família. Paulina, enfrentando o agravamento da doença da mãe e sem recursos para os remédios necessários, recusa inicialmente a proposta, mas acaba cedendo após ser injustamente acusada de roubo por Paola, que a obriga a aceitar a troca sob ameaça de prisão.
Enquanto Paola aproveita sua liberdade, Paulina assume o lugar na mansão Bracho. Com uma personalidade mais doce e dedicada, ela se esforça para cuidar da família e salvar a fábrica de cerâmicas da família da falência, conquista o carinho dos filhos de Carlos Daniel e ajuda Dona Piedade a superar o vício em álcool. Aos poucos, Carlos Daniel se sente mais apaixonado pela “nova” Paola, sem desconfiar da troca.
Paulina também se apaixona por Carlos Daniel, mas considera o sentimento impossível, já que não é a verdadeira esposa. Um ano depois, Paola decide retornar e reassumir seu lugar, desmascarando Paulina e revelando o segredo que havia transformado a vida de todos da família Bracho. A Usurpadora é uma trama de Inés Rodena e foi adaptada por Carlos Romero para o canal Las Estrellas, da Televisa. No Brasil, foi exibida pela primeira vez de 22 de junho a 9 de novembro de 1999.